4 opções de revestimento para ducha externa para o seu projeto
Ao projetar um ambiente de lazer do lado de fora, é importante escolher bem os materiais. Afinal, eles têm não só função estética, como também contribuem para a segurança. Sobretudo quando falamos em revestimento para ducha externa.
Nesse espaço molhado, o produto precisa ter coeficiente de atrito suficiente para evitar escorregões. Dessa maneira, ele ajuda a proporcionar momentos de diversão e relaxamento, sem tantas preocupações.
Entre as opções de revestimento para chuveiro externo, a cerâmica se destaca. Isso porque é muito durável, está disponível em diferentes estilos e conta com acabamentos que oferecem resistência ao escorregamento.
Quer conferir algumas alternativas para revestir a ducha externa? Acompanhe a leitura!
Por que a escolha do revestimento para ducha externa é importante?
Antes de mergulharmos nos detalhes e nas opções de revestimento para ducha externa, é fundamental compreender a relevância de escolher o material certo.
Além de contribuir para a estética do ambiente, o revestimento desempenha um papel vital na resistência contra as condições climáticas adversas, como sol, chuva e umidade.
Portanto, optar por materiais de alta qualidade não apenas eleva o visual; também assegura a durabilidade da estrutura, prevenindo problemas como desgastes e danos.
Nesse sentido, o revestimento cerâmico apresenta todas as qualidades necessárias para ser a escolha certa para revestir chuveiro externo.
Vale ressaltar ainda que esse tipo de produto é mais sustentável do que matérias-primas como pedra, mármore e madeira.
Apesar do seu processo de produção causar menos impacto ao meio ambiente, os revestimentos cerâmicos podem ter aparência e textura semelhantes aos naturais. E isso por valores mais acessíveis.
Outra característica importante é o coeficiente de atrito, encontrado em produtos indicados para uso externo e áreas molhadas.
Basicamente, essa propriedade adimensional expressa o comportamento entre dois corpos em contato, um seco e outro molhado.
Assim, é possível indicar o local de uso adequado para os revestimentos, evitando escorregamentos em áreas molhadas como a ducha externa.
Leia também:
- 20 tendências de arquitetura e decoração para 2024
- Guia de compras de revestimentos: produtos Portobello para vários estilos
Como escolher a cerâmica para revestir chuveiro externo?
Na hora de pesquisar sobre revestimento para ducha externa, você precisa observar não só a estética.
Um dos pontos importantes é o acabamento da superfície do material. Quando falamos em porcelanato, por exemplo, é comum vir à mente aquele piso com brilho.
No entanto, há diferentes tipos de acabamento, incluindo aqueles que apresentam resistência ao escorregamento e, portanto, são perfeitos para áreas externas.
Assim, o ideal é buscar por produtos que sejam indicados para a aplicação em ambientes externos. Na Portobello, por exemplo, porcelanatos EXT e TACT podem ser usados nesses espaços.
Agora, quando falamos sobre as paredes da ducha externa, é possível usar praticamente qualquer tipo de revestimento.
Outro detalhe é a borda. As retificadas são as mais indicadas, pois possibilitam juntas menores, o que evita o acúmulo de sujeira e limo, facilitando a limpeza.
Quais são as principais opções de revestimento para ducha externa?
Agora que você já sabe a importância de escolher bem os materiais e entende as vantagens dos revestimentos cerâmicos, vamos apresentar algumas opções interessantes para usar na ducha externa. Confira na sequência.
1. Porcelanato é revestimento para chuveiro externo elegante
Sem dúvidas, o porcelanato se destaca como uma alternativa sofisticada e durável para revestir a ducha externa.
Disponível em uma ampla variedade de cores e estampas, ele oferece flexibilidade de design, permitindo que você crie um espaço personalizado.
Além disso, a resistência à umidade e a facilidade de limpeza o tornam ideal para áreas externas. Vale ressaltar que, por ter baixa absorção de água, o porcelanato também é muito resistente a manchas.
A capacidade dele de manter a sua aparência original ao longo do tempo o torna uma escolha duradoura.
Ao optar pelo porcelanato, você garante que o revestimento para ducha externa permaneça elegante por muitos anos.
2. Fulget é revestimento perfeito para área externa
Para aqueles que buscam uma alternativa durável, o piso fulget é uma opção excelente.
Composto por uma mistura de pedras naturais e resina, ele cria uma superfície que ajuda a evitar escorregões e, portanto, é ótima para áreas molhadas.
No portfólio da Portobello, a linha Sidewalk traz opções que são ideais para a ducha externa, além de calçadas, pátios, bordas de piscina e até rampas.
Prática e bonita, a coleção tem cartela de cores exclusiva e textura suave, levando ainda mais autenticidade e conforto para as áreas externas.
3. Madeira tem reprodução fiel em revestimento para ducha externa
Quando se trata de escolher um revestimento para chuveiro externo com um toque orgânico, uma alternativa interessante é o porcelanato que reproduz madeira.
Ele confere uma estética calorosa e acolhedora à sua ducha. Com uma variedade de tons e padrões que evocam a beleza da matéria-prima natural, essa opção proporciona uma sensação de rusticidade.
A reprodução fiel dos detalhes da madeira torna esse revestimento uma escolha popular para aqueles que desejam combinar o charme do material com a resistência necessária para áreas externas.
Aliás, com ele você desfruta de uma durabilidade que a matéria-prima original, muitas vezes, não é capaz de oferecer.
Isso porque são revestimentos projetados para resistir a variações de temperatura, raios UV e umidade. Portanto, garantem que a sua ducha externa mantenha a boa aparência ao longo do tempo.
Já a madeira natural, quando exposta às intempéries, tende a absorver umidade, levando a inchaços e deformações.
A exposição ao sol ainda pode causar secagem, encolhimento e rachaduras. A radiação UV, por sua vez, é capaz de descolorir e degradar a superfície.
Isso sem falar que a umidade propicia o crescimento de fungos e bactérias, enquanto insetos como cupins podem provocar danos.
4. Pedra também pode ser reproduzida em porcelanato
A escolha de um revestimento que reproduz pedra para a sua ducha externa traz uma combinação de autenticidade e resistência.
Ele é projetado para capturar a beleza do material natural. Com uma variedade de cores, padrões e texturas, esse tipo de produto cria uma atmosfera elegante e atemporal.
Seja recriando a rusticidade do granito ou a textura única de outras pedras, a reprodução detalhada o torna uma opção excepcional para quem busca uma estética orgânica e sofisticada.
Esse também é um revestimento para ducha externa conhecido por sua resistência às intempéries, como variações de temperatura, raios UV e umidade.
Afinal, nessas circunstâncias, a pedra natural tende a sofrer erosão e descoloração. Podem surgir ainda fissuras devido a mudanças de temperatura, crescimento de vegetação e deposição de minerais.
Além dos revestimentos, temos outras inspirações para você. Confira mais dicas para a sua ducha externa!