Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Revestimento de muros e paredes externas: dicas para escolher o melhor

Investir no revestimento do que será o cartão de visita de seu projeto é essencial (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves)

De forma elementar, o muro tem como finalidade proteger a sua casa e garantir privacidade aos moradores. No entanto, com a noção estética certa e materiais de qualidade, o revestimento de paredes externas da sua residência pode ajudar a compor a decoração.

Com tanta variedade de revestimentos, decidir qual deles utilizar pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, com diversas opções de cores, texturas e estilos, é preciso ter alguns critérios na hora de escolher uma alternativa que seja esteticamente compatível com seus gostos, mas que também agregue funcionalidade e qualidade.

Separamos uma série de dicas para você escolher o revestimento ideal para as áreas externas da sua residência. Confira a seguir:

Pontos importantes para o revestimento de áreas externas

Um dos fatores de importância na hora de escolher os revestimentos de seus muros e paredes externas é conhecer a procedência dos materiais e os tipos. Além da origem, a maneira de aplicá-los também deve ser considerada.

Revestimentos naturais

Existem revestimentos feitos de materiais encontrados na natureza, que contam com pouca (ou nenhuma) modificação por mãos humanas, como os feitos em pedras ou plantas. Os muros verdes são um bom exemplo de revestimento natural para as áreas externas.

Patio de uma casa com piscina e revestimento natural de plantas.
Plantas podem revestir muros (Projeto: Karen Mazzo)

Revestimentos fabricados

Os revestimentos fabricados, como o nome sugere, envolvem o trabalho industrial sobre matérias-primas. Atualmente, são os mais usados nos projetos de decoração. Podemos ver exemplos desse tipo em projetos feitos com concreto, ardósia ou peças de cerâmica.

Revestimentos reciclados

Por fim, temos a alternativa dos revestimentos reciclados. A ideia por trás da criação desse material é a reutilização de outro previamente fabricado. Com isso, é possível entrar na tendência dos projetos de decoração sustentáveis.

Outros pontos a considerar acerca do revestimento de muros e paredes externas são as características técnicas e o tipo de acabamento desejado.

O estilo urbano se faz presente por meio do revestimento reciclado. Na foto, cobogó Mundaú, da Pointer, feito com conchas descartadas (Projeto: Marlon)

Características

Ao escolher o material, é preciso considerar se este é muito abrasivo ou se é resistente ao trânsito de pessoas. Esses critérios são importantes para que o revestimento, além de bonito, seja durável e tenha a versatilidade que o projeto de decoração requer.

Um exemplo de boa escolha — em contraste com uma escolha equivocada —, é a preferência pela cerâmica que simula texturas, ao invés da madeira. A cerâmica é resistente a umidade, ao passo que a madeira pode estragar com facilidade diante de um clima mais úmido.

Leia também: Top 5 revestimentos amadeirados para áreas externas

Piscina com borda infinita e revestimento de cerâmica. Decoração de plantas e escada.
O revestimento com cerâmica oferece textura ao ambiente (Projeto: Daniele Mais)

Acabamento desejado

O acabamento tem a ver com a área de aplicação do revestimento. Uma área de piscina, por exemplo, tem finalidades diferentes de uma varanda ou uma garagem, portanto o revestimento deve ser pensado de acordo com esses fatores particulares.

Por exemplo, os revestimentos com resistência ao escorregamento são ideais para os projetos nas áreas externas, como varandas, piscinas e churrasqueiras. Mas no caso dos muros, o acabamento deve ser pensado de acordo com o revestimento do piso e de outras áreas.

Assim, a mistura de revestimentos pode ser uma ótima aposta para quem deseja agregar um acabamento inovador ao espaço, deixando-o mais elegante, prático e inovador. A preocupação em relação ao muro está mais relacionada à durabilidade do material em si, do que a falta de aderência da superfície do revestimento.

Área de piscina com mistura de revestimentos nada parede.
O visual com a mistura de revestimento fica mais criativo (Projeto: Portobello Shop Niterói)

Lista: 8 possibilidades para revestir muros e paredes externas

Após ver tudo sobre os diferentes materiais para o revestimento de muros e paredes externas, vale a pena conferir o que o mercado oferece em termos de estilos e texturas para você se inspirar em seu projeto de decoração.

1. Revestimento cerâmico

Já no começo da lista, vale a pena falar de um dos melhores tipos de revestimento de muros e paredes externas: a cerâmica. Esse material é excelente, pois alia uma superfície favorável a diferentes tipos de estética na decoração.

E a baixa absorção de água torna a cerâmica um material muito resistente, ideal para as áreas externas. Outra vantagem é a sua versatilidade estética, pois a cerâmica é encontrada em diversas cores, modelos e cortes. Assim, ela pode ser adaptada a decorações com traços rústicos e sofisticados, simultaneamente.

O revestimento cerâmico é altamente resistente (Projeto: Bruno Brandini Arquitetos)

2. Revestimento de azulejos

Já os revestimentos de muros e paredes externas feitos em azulejo podem vir nos modelos de porcelana, ardósia, cerâmica e outros.

Entre as vantagens, a manutenção do azulejo é muito simples. Com um pano molhado e o uso de produtos de limpeza, o muro ou parede externa fica como no primeiro dia de uso. Ainda assim, vale enfatizar que a duração do revestimento é proporcional à sua qualidade. Azulejos de baixa qualidade podem causar rachaduras ou até mesmo quebras na superfície do muro.

Revestimento azulejo em área de piscina
O revestimento de azulejos aparece como opção para muros (Projeto: Bruno Brandini Arquitetos)

3. Muros de porcelanato

Há motivos para que o porcelanato seja cada vez mais escolhido para o revestimento de muros e paredes externas. Esse material alia qualidade a um preço relativamente acessível.

Além disso, também há o fator da reprodução de cores, estampas e impressões de textura. Um muro pode ter aparência de madeira, mas, de fato, é feito inteiramente em porcelanato. Há também porcelanatos com acabamentos polidos (brilhantes) e acetinados (foscos ou naturais).

O porcelanato também é muito resistente por conta de sua baixa absorção de água.

Muro com revestimento inspirado em madeira
O muro de porcelanato é o revestimento ideal para o ambiente externo (Projeto: MF Arquitetos)

4. Revestimento de tijolinhos

O revestimento de tijolinhos é ideal para quem busca um muro ou parede externa cheio de personalidade. É possível fazer o muro com os tijolinhos dispostos de maneira uniforme, dando um charme rústico e vintage ao projeto de decoração.

Uma alternativa ao tijolo maciço é o de demolição, que produz um muro ou parede externa com um estilo bem moderno, de inspiração industrial. Alternativamente, o tijolo reaproveitado (ou reciclado) é ideal para deixar a parede irregular de forma proposital.

O revestimento da parede externa em tijolos cria um forte visual com diferentes opções de decoração (Projeto: Portobello Shop Aracaju)

5. Revestimento de canjiquinha

A “canjiquinha”, que até hoje é chamada de “pedra de São Tomé”, é uma alternativa aos tijolinhos. Sua cor, geralmente clara em diferentes tons, dá um ar elegante para o revestimento de muros e paredes externas.

Além disso, a sua forma irregular produz uma espécie de efeito 3D na parede ou muro. Por isso, a canjiquinha, que já foi muito tradicional, voltou a ser tendência de decoração.

O revestimento canjiquinha combina com diversas decorações (Projeto: Amanda Andrade)

6. Revestimento em ladrilho hidráulico

Esse é considerado como um dos revestimentos de muros e paredes externas mais complicados de se aplicar. No entanto, seus desenhos, que podem ser florais, arabescos ou de qualquer outro estilo, transformam o muro em uma enorme obra de arte, cheia de cores e estampas.

Mas é preciso ter cuidados na aplicação, para que a água não pingue entre os ladrilhos. Também é preciso colocar de forma estratégica, para não perder a estética dos desenhos escolhidos. O ideal é contratar alguém que tenha experiência na aplicação.

7. Cimento queimado

O cimento queimado é um tipo de revestimento mais focado na técnica de aplicação do que no material, mas certamente confere um efeito bem rústico e moderno ao muro. É importante saber aplicar ou contratar um profissional, pois um dos problemas desse revestimento é o surgimento de trincos ou rachaduras, que ocorrem devido a falhas na aplicação.

O revestimento de cimento queimado cria um visual sofisticado e chique (Projeto: Lilian)

8. Plantas

Revestir o muro ou uma parede externa com plantas é um jeito simples de conseguir uma beleza natural e diferenciada por meio de uma parede verde para a decoração desse ambiente. Mas para que as plantas fiquem bem posicionadas e proporcionem riqueza de verde ao muro, é necessário colocar treliças e trepadeiras.

Isso porque elas irão se desenvolver e dar um toque natural e acolhedor ao ambiente. No entanto, é preciso prezar por sua manutenção pois as plantas precisam de cuidados como água e adubação para se desenvolverem, além de podas.

Jardim vertical cobre muro em área externa
Plantas naturais são aposta para muros em áreas externas (Projeto: Mirella Gerbasi)

Tantas opções de revestimento de muros e paredes externas servem para inspirar você a criar e executar os mais belos, sofisticados e ousados projetos de decoração. Assim, o simples muro que protege a casa jamais será como antes.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a se inspirar. A propósito, que tal complementar sua leitura com nosso post sobre 10 inspirações para área externa com produtos Portobello e escolher as opções ideais para seu lar ou projeto?

Sair da versão mobile