19.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bas-Relief Patchwork Bianco em detalhes
Foto de destaque: Bas-Relief por Patricia Urquiola para Mutina, distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Revestimento baixo-relevo: conheça Bas-Relief, design de Patricia Urquiola

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.12.2023
O revestimento baixo-relevo é fruto de uma técnica tradicional, presente nas artes e na arquitetura. Saiba como explorá-la na decoração e conheça Bas-Relief, por Patricia Urquiola para Mutina, distribuído pela Portobello Shop
minutos de leitura

O revestimento baixo-relevo oferece aos projetos de arquitetura e decoração a possibilidade de levar uma técnica milenar aos ambientes internos.

Feitos para ver e sentir, os revestimentos com relevo têm o poder de transformar por completo o visual dos espaços. E hoje você pode contar com opções inovadoras e charmosas.

Esse é o caso da linha Bas-Relief, inspirada na arte em baixo-relevo e desenhada pela arquiteta e designer espanhola Patricia Urquiola para a Mutina, marca italiana distribuída no Brasil com exclusividade pela Portobello Shop.

Continue a leitura e fique por dentro!

O que é baixo-relevo?

Bas-Relief Patchwork Nero aplicando em uma parede. À frente há uma cadeira branca
Bas-Relief por Patricia Urquiola para Mutina, distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Baixo-relevo é o nome dado a uma técnica muito antiga de produção de esculturas. 

Em vez de retirar as formas de um bloco de material, a obra permanece fixada a uma base sólida da mesma matéria-prima. Assim, dá a impressão de que ela “salta” do fundo plano.

Costuma-se chamar de “baixo-relevo” as figuras que excedem em altura menos da metade do que seria o seu volume real.

Por outro lado, quando elas sobressaem mais da metade do seu volume, são chamadas de “alto-relevo”.

Leia também:

Como o baixo-relevo é usado nas artes e na arquitetura?

Monumento a Henri Legrand, por Félix Desruelles, de 1928
Obra de Félix Desruelles do século XX em baixo-relevo (Foto: Sebastien Dusart)

Desde a Idade Antiga, vários povos ocidentais e orientais o utilizaram em suas composições. Mas foi na época do Renascimento que ele foi revivido e passou a ser associado ao estilo clássico. 

Então, diversos ornamentos em baixo-relevo começaram a integrar a composição de ambientes internos e externos.

Até o século XX, o baixo-relevo era mais usado para trabalhos pequenos, combinado o com alto-relevo, que juntos criam uma sensação de distância e profundidade, similar aos efeitos das cores nas pinturas.

Para isso, podem ser empregadas diversas técnicas, mas as mais comuns são a escultura em pedra e a fundição de metais.

Os projetos de arquitetura retomaram o baixo-relevo no século 20, que se tornou popular nas construções em Art Déco e outros estilos relacionados, inspirados na Antiguidade.

Além das obras artísticas e arquitetônicas, hoje é possível trazer a técnica para diversos ambientes por meio dos revestimentos baixo-relevo.

Ou seja, de forma simples, prática e funcional, você consegue agregar características das esculturas à decoração dos espaços.

Bas-Relief: conheça o revestimento baixo-relevo projetado por Patricia Urquiola

Bas-Relief Patchwork Bianco aplicado em uma parede, atrás de prateleiras com livros e outros objetos
Bas-Relief por Patricia Urquiola para Mutina, distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Se você deseja levar a arte do baixo-relevo para os seus projetos, conheça Bas-Relief, uma novidade no Brasil. A linha oferece um revestimento baixo-relevo em tons naturais e neutros, aplicados de forma inovadora sobre as texturas.

As diferentes profundidades das peças produzem um efeito de chiaroscuro, cuja intensidade varia conforme a incidência de luz. Essa característica confere aos ambientes um visual elegante e refinado.

Bas-Relief foi desenhada por Patricia Urquiola, arquiteta e designer espanhola — mas italiana de coração — que se juntou em 2008 à equipe da Mutina, parceira da Portobello.

Juntas, Portobello e Mutina conectam profissionais brasileiros da arquitetura e do design ao espírito criativo da marca italiana. Com um portfólio exclusivo para a rede Portobello Shop, essa parceria enriquece as possibilidades de especificações para projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Desta vez, com a vasta experiência de Patricia Urquiola, surge Bas-Relief.

Produtos da linha Bas-Relief

Bas-Relief Patchwork Bianco, Bas-Relief Patchwork Cipria e Bas-Relief Patchwork Nero
Bas-Relief Patchwork Bianco, Bas-Relief Patchwork Cipria e Bas-Relief Patchwork Nero, por Patricia Urquiola para Mutina, distribuído pela Portobello Shop (Imagem: Portobello)

Essa linha de revestimento baixo-relevo foi feita à mão, trazendo quatro diferentes padrões decorativos. Três deles foram desenvolvidos especialmente para paredes, no formato 18x54 cm, e um para pisos, nas dimensões 26,5x18 cm.

Code, como sugere o nome, revela um movimento que se repete na superfície como um código. Isso se dá por meio de uma textura austera e refinada que caracteriza o revestimento baixo-relevo.

Já em Garland, o elemento da flor é revisitado com uma atitude contemporânea e digital para os ambientes modernos.

Com leveza, Claud cria um design abstrato e constante, como nuvens que preenchem as superfícies.

Há ainda o revestimento baixo-relevo Patchwork, cujo visual diferenciado se mostra por meio da mistura e combinação de padrões, criando um design em constante evolução. A textura reproduz a união de retalhos da técnica conhecida como "patchwork". É um clássico do artesanato, que une recortes de tecidos diferentes de forma harmônica para criar peças decorativas.

“Estávamos ansiosos para explorar o tema do relevo e da rachadura escavada com um sinal mais austero e menos romântico. Finalmente, a partir dessa pesquisa, nasceu Bas-Relief, graças ao maravilhoso trabalho em equipe entre a Mutina e toda a minha equipe", conta Patricia Urquiola.

Você encontra na Portobello Shop as peças Bas-Relief Patchwork Bianco, Bas-Relief Patchwork Cipria e Bas-Relief Patchwork Nero, no formato 18x54 cm e com acabamento mate.

quarto escuro com revestimento
Tom neutro de Bas-Relief faz contraponto na decoração de quarto em tons escuros (Projeto: Frederico Coelho / 3DFARQUITETURA)

Moodboards com Bas-Relief

A combinação entre o design em relevo e as cores de Bas-Relief abre um mundo de possibilidades de aplicação do revestimento na decoração.

Por ser versátil, ele pode ser usado em projetos de diversos estilos. A seguir, confira algumas inspirações, com base em Moodboards criados pela Portobello.

Moodboard com Bas-Relief Patchwork Bianco
Moodboard com Bas-Relief Patchwork Bianco, por Patricia Urquiola para Mutina, distribuído pela Portobello Shop (Imagem: Portobello) 

A neutralidade de Bas-Relief Patchwork Bianco facilita a missão de combiná-lo a revestimentos com outras cores e texturas. 

Com criatividade, é possível criar composições harmônicas com produtos que reproduzem outros materiais, como a madeira e o mármore.

Moodboard com Bas-Relief Patchwork Cipria
Moodboard com Bas-Relief Patchwork Cipria, por Patricia Urquiola para Mutina, distribuído pela Portobello Shop (Imagem: Portobello) 

Bas-Relief Patchwork Cipria confere um toque moderno e elegante aos ambientes. E, junto de outras superfícies e tonalidades, o visual dele fica ainda mais interessante.

Por exemplo, em contraste com cores neutras e claras, o revestimento se torna um ponto de destaque para os projetos de arquitetura e decoração.

Moodboard com Bas-Relief Patchwork Nero
Moodboard com Bas-Relief Patchwork Nero, por Patricia Urquiola para Mutina, distribuído pela Portobello Shop (Imagem: Portobello)

Neste último Moodboard, é possível perceber as possibilidades de combinação oferecidas por Bas-Relief Patchwork Nero.

Apesar de ser escuro, ele casa com outros materiais, cores e texturas fortes para criar ambientes marcantes, com pegada moderna.

Explore o revestimento baixo-relevo em seus projetos, deixando os espaços com um toque extra de charme e personalidade.

Aliás, sabia que textura de parede é uma tendência? Descubra como explorá-la com revestimentos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento baixo-relevo: conheça Bas-Relie...

Revestimento baixo-relevo: conheça Bas-Relief, design de Patricia Urquiola

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies