18.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
pontes suspensas conectam edifícios
As pontes suspensas conectam os edifícios (Foto: Barbara Cassou)

Como a arquitetura contemporânea pode coexistir com o patrimônio histórico 

calendar-blank-line
18.05.2023
A arquitetura da Biblioteca Nacional Dinamarquesa, em Copenhague, é um exemplo bem-sucedido de como o estilo contemporâneo pode agregar e preservar o patrimônio histórico
minutos de leitura

A Det Kgl Bibliotek, assim chamada na Dinamarca, é a Biblioteca Real Dinamarquesa, localizada em Copenhague. Foi fundada em 1648 pelo rei Frederik II e é uma das mais antigas e importantes da Escandinávia, considerada um tesouro cultural do país. 

A biblioteca tem uma extensa coleção de materiais impressos, manuscritos, mapas, fotografias e obras raras, que datam do século 11 até os dias atuais. A coleção inclui mais de 35 milhões de itens, e continua a expandir por meio de aquisições, doações e depósitos legais de publicações dinamarquesas. 

A Det Kgl Bibliotek também é responsável pela preservação do patrimônio literário e cultural da Dinamarca. Ela abriga muitos manuscritos e documentos históricos importantes, incluindo a Carta Magna Dinamarquesa de 1241, que é uma das cópias mais antigas conhecidas. Também é a sede oficial de todas as publicações dinamarquesas e desempenha um papel fundamental na preservação e disseminação do conhecimento produzido no país. Promove ainda exposições, palestras e eventos culturais, bem como oferece programas de treinamento e orientação para ajudar os usuários a explorar e utilizar seus recursos. 

A Biblioteca Real Dinamarquesa é composta por dois edifícios principais, cada um com sua própria arquitetura distintiva: o edifício antigo (Det Gamle Bibliotek) e o edifício novo (Det Ny Bibliotek), que estão integrados arquitetonicamente de forma harmoniosa.

Leia também:

A arquitetura envolvente da Biblioteca Real Dinamarquesa (Foto: Barbara Cassou)

O edifício antigo é uma obra-prima arquitetônica, construída entre 1906 e 1920, projetada pelo arquiteto dinamarquês Hans Jørgen Holm, em estilo neoclássico. É conhecido por sua fachada imponente e rica em detalhes, com colunas, frontões esculpidos e uma escada monumental. O interior do edifício antigo é igualmente impressionante, com salões de leitura luxuosos, tetos altos, lustres e elementos decorativos elegantes, que transmitem uma sensação de grandiosidade e tradição.

Copenhague, Biblioteca Nacional Dinamarquesa
O entorno de Copenhague onde a Biblioteca Nacional Dinamarquesa está inserida (Foto: Barbara Cassou)

O edifício novo, por outro lado, é um exemplo de arquitetura moderna e minimalista, projetado por Schmidt Hammer Lassen, inaugurado em 1999. É uma estrutura de aço com linhas retas e uma abordagem contemporânea. O edifício novo é conhecido por sua fachada de vidro, que permite entrada de luz natural em abundância e oferece vistas panorâmicas para Copenhague. O interior é composto por espaços abertos e funcionais, com áreas de leitura, espaço de exposição e instalações. 

A integração entre o edifício antigo e o novo é feita de forma cuidadosa e respeitosa à arquitetura histórica. Os dois edifícios são conectados por uma passagem subterrânea e uma ponte suspensa, que permite a circulação dos visitantes entre as duas partes. A ponte suspensa é uma obra de engenharia impressionante, com um design contemporâneo e minimalista, contrastando, mas ao mesmo tempo somando ao antigo edifício histórico. 

patrimônio histórico Biblioteca Real Dinamarquesa
Interior do edifício antigo é preservado como patrimônio histórico e possui estilo neoclássico (Foto: Barbara Cassou)

Essa integração do novo com o antigo é vista como um exemplo bem-sucedido de como a arquitetura contemporânea pode coexistir harmoniosamente com edifícios históricos, preservando seu valor patrimonial e ao mesmo tempo fornecendo instalações modernas, funcionais e adaptadas para os tempos de hoje. 

A combinação do estilo neoclássico do edifício antigo com o design contemporâneo do edifício novo cria uma atmosfera única e inspiradora, tanto para os amantes da literatura, quanto para os amantes da arquitetura em Copenhague. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como a arquitetura contemporânea pode coexis...

Como a arquitetura contemporânea pode coexistir com o patrimônio histórico 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies