24.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Revestimento aquarelado Highlands enriquece o visual desta cozinha com as nuances de cinza(Projeto: Portobello)

Revestimento aquarelado: o charme do artesanal na decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.07.2023
Saiba o que é a técnica de aquarela, como usá-la na decoração e trazer os seus aspectos para dentro de casa por meio do revestimento aquarelado
minutos de leitura

O revestimento aquarelado é uma ótima opção para quem deseja trazer uma estética artesanal para dentro de casa.

Os materiais e produtos feitos à mão são grandes tendências no mundo da decoração. Afinal, permitem criar ambientes mais charmosos, aconchegantes e personalizados.

Banheiro com piso de mármore e parede terracota
Revestimento aquarelado, Highlands Flower, traz um toque de cor para este espaço predominantemente neutro (Projeto: Portobello)

Continue a leitura deste artigo para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber: o que é a aquarela e como usá-la no décor!

O que é a técnica de aquarela?

“Aquarela” é o nome dado a uma técnica de pintura na qual os pigmentos são dissolvidos em água. Dessa forma, as pinceladas se tornam suaves, delicadas e fluídas.

Para conseguir esse efeito, o ideal é usar pincéis bem macios. Isso porque os mais duros não permitem espalhar a tinta da mesma maneira e podem deixar a pintura granulada.

E qualquer tinta serve? Não. A aquarela costuma ser feita com pigmentos específicos, disponíveis em pastilhas ou bisnagas.

Existem também os lápis de cor aquareláveis — que, com um pouquinho d’água e a ajuda de um pincel, produzem belos efeitos aquarelados.

Por conta da água, o papel usado nas pinturas de aquarela precisa ter uma gramatura maior, ou seja, ser mais grosso. Do contrário, a folha acaba se deformando pela absorção.

Embora não se trate de uma técnica de pintura fácil devido ao manuseio da água sobre a folha, a aquarela conquista muitos adeptos. Afinal, oferece inúmeras possibilidades cromáticas.

Para conseguir cores intensas e, ao mesmo tempo, manter a transparência, é preciso sensibilidade na hora de passar as tintas para o suporte e delicadeza ao criar os desenhos.

tintas aquarelas em pastilhas
Para pintar, as tintas aquarelas em pastilhas são dissolvidas com água (Foto: Saundarya Srinivasan)

Qual é a origem da aquarela?

Apesar das controvérsias em relação à sua origem, acredita-se que a aquarela tenha surgido na China, há mais de 2 mil anos, junto da invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho.

No entanto, existem diversos indícios do domínio da técnica de pintar com água tanto na China quanto no Japão.

No mundo ocidental, artistas de vários países pintam com aquarela desde a Idade Média.

Mas foi com Albrecht Dürer, artista alemão, que a aquarela se popularizou no Ocidente, com destaque para as suas pinturas da natureza.

“Young Hare”, pintura em aquarela de 1502 feita por Albrecht Dürer
“Young Hare”, pintura em aquarela de 1502 feita por Albrecht Dürer (Imagem: Google Arts & Culture)

Outro que se consagrou como aquarelista foi o inglês William Turner. Além de ter explorado a fundo as possibilidades da técnica, ele produziu mais de 2 mil obras ao longo de sua carreira.

Como a técnica chegou à decoração?

A estética da aquarela ganha cada vez mais espaço em outros campos, como a moda, o design e, claro, a decoração.

Maquiagens, roupas e estampas aquareladas são apenas algumas das possibilidades que estão em alta.

No universo do design e da decoração, é possível encontrar uma infinidade de objetos que ajudam a dar uma cara nova aos ambientes, como cortinas, papel de parede, jogos de cama, almofadas e utensílios de cerâmica, entre outros.

A presença da aquarela cria espaços que saem do óbvio. Afinal, tira a palidez sem deixá-los pesados, já que as cores são suaves e delicadas. 

Com a ajuda de uma boa iluminação natural, os cantinhos da casa onde a técnica se faz presente se tornam ainda mais agradáveis.

Além disso, a aquarela acompanha a tendência artesanal na decoração, que valoriza os materiais naturais e os processos manuais.

Leia também:

Como usar aquarela na decoração?

A suavidade e a fluidez da aquarela combinam com diversos estilos de decoração e tipos de ambiente.

Sobretudo em espaços de descanso e relaxamento, como os quartos e as salas de estar, as aquarelas contribuem para uma atmosfera mais aconchegante.

E graças à mistura harmoniosa entre as cores, é fácil aplicar a técnica em diferentes cantos sem deixar o visual conflitante.

A seguir, veja algumas dicas para explorar a aquarela na decoração de casa.

Pendure quadros de pintura aquarela nas paredes

Quadro com técnica aquarela
Quadro com técnica aquarela decora parede junto a outros materiais, como madeira e porcelanato (Projeto: Daniel Carneiro)

Uma das formas mais simples de trazer a aquarela para dentro de casa é por meio dos quadros. Peça indicações ou busque na internet artistas que trabalham com a técnica.

Se você deseja que a obra fique bem visível e chamativa, escolha um local estratégico para pendurá-la, como a parede de frente para a entrada do ambiente.

Outra opção é colocar os quadros nas superfícies onde não há muitos móveis tapando a visão, como a parede atrás do sofá ou da cabeceira da cama. 

Caso decida pendurar as peças próximas de móveis, tente deixá-las a uma distância de, pelo menos, 20 cm.

Certifique-se de que estejam alinhados e em uma altura correta para as pessoas poderem observá-los de forma confortável.

Por fim, evite colocar os quadros em paredes com muita incidência de raios solares, pois o sol pode danificá-los, fazendo com que percam a cor com o tempo.

Faça pinturas direto na parede

Os desenhos na parede ganham espaço na decoração dos ambientes. Trata-se de uma opção para conferir um charme extra por meio das aquarelas.

Ao contratar alguém para fazer uma pintura personalizada, você tem a possibilidade de escolher o tema e as cores com a sua cara, mas que combinem com o restante do décor.

Insira objetos decorativos em aquarela

Fique sabendo que a decoração com aquarela não fica limitada à pintura propriamente dita.

Por ter caído no gosto das pessoas, não faltam objetos com estampas aquareladas, como tecidos, papéis de parede, louças e almofadas, entre outros.

São opções mais discretas, mas que permitem trazer aquele toque de cor para dentro de casa.

Use revestimento aquarelado

Cozinha integrada e colorida com detalhes artesanais
Revestimento aquarelado Gouache Flamant complementa as demais cores da decoração desta cozinha (Projeto: Renata Munhoz da Rocha)

Outra opção para quem deseja trazer as cores suaves das aquarelas para os ambientes é o revestimento aquarelado. Ele recebe esse nome justamente por ser inspirado na técnica.

Pode ser usado para revestir paredes inteiras, meia parede, colunas e bancadas, oferecendo uma infinidade de experimentações criativas.

Além das cores, o revestimento aquarelado agrega ao visual da casa por meio de texturas, relevos e novas perspectivas, devido às diferentes incidências de luz.

Em comparação com as pinturas feitas nas superfícies, esses produtos ainda são mais resistentes, oferecem maior durabilidade e podem ser aplicados mesmo em áreas expostas à luz e umidade.

Equilibre os tons coloridos e neutros

Uma das principais características da aquarela na decoração é a capacidade de deixar a casa mais aconchegante e criar uma atmosfera tranquila.

Se é isso o que você busca, planeje com cuidado a paleta de cores dos ambientes para garantir que fiquem harmônicos.

Nesse sentido, tente equilibrar os tons coloridos e neutros.

Por exemplo, caso a ideia seja explorar as cores por meio de revestimento aquarelado, pintura ou quadro, dê preferência a móveis com tonalidades neutras.

Dessa forma, é possível criar ambientes verdadeiramente acolhedores.

Linhas de revestimento aquarelado para decorar em grande estilo

Conheça as linhas de revestimento aquarelado da Portobello que trazem lindas peças em diferentes tonalidades.

Gouache

Cozinha integrada com marcenaria branca e backsplash verde
Revestimento aquarelado Gouache Ciel foi escolhido para acalmar e harmonizar o ambiente
(Projeto: Lana Piazera | Soar Design e Arquitetura / Foto: Mariana Koentopp)

Gouache é uma linha de revestimento aquarelado de parede idealizada para valorizar os ambientes por meio de tonalidades e texturas inovadoras.

Pode ser usada para criar propostas únicas e ousadas, desde projetos monocromáticos a outros que possibilitam misturas de cores diversas.

A profundidade e as modulações não uniformes dos revestimentos aquarelados Gouache traduzem o movimento do pincel.

Dependendo de onde forem aplicados, eles oferecem novas perspectivas devido às diferentes incidências de luz e aos complementos de cada ambiente.

Banheiro pequeno em branco, azul e madeira
Gouache Mer deu um toque delicado de cor aquarelada ao banheiro deste apartamento (Projeto: Sabrina Tironi)

Fique sabendo que essa linha pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos.

O revestimento aquarelado Gouache pode ser aplicado em salas, quartos, cozinhas, banheiros e outros espaços.

Nas áreas externas, ele tem o poder de transformar por completo o visual, fugindo de opções monótonas.

Áreas gourmet, varandas, jardins de inverno e outros locais abertos ganham uma aparência moderna por meio desses produtos que suportam bem as variações climáticas.

Highlands

Revestimento aquarelado da nova linha Highlands
Revestimento aquarelado da nova linha Highlands torna decoração de parede mais personalizada e cheia de estilo (Projeto: Portobello)

Highlands é o novo revestimento aquarelado da Portobello que reproduz na cerâmica artesanal com relevos fluídos nuances destonalizadas inspiradas nos Grandes Lagos do Sul, na região do Tennessee.

As cores interpretam as quatro estações do ano na paisagem norte-americana, apresentando de tons frios a quentes, como o movimento do inverno ao verão.

Para quem deseja personalizar as paredes de toda a casa, Highlands oferece revestimentos aquarelados cheios de charme.

Eles agregam estilo a ambientes internos, como espaços gourmet, livings, lavabos e salas de banho, entre outros.

Revestimento aquarelado em tons de cinza
Revestimento aquarelado em tons de cinza une arte e contemporaneidade à decoração da sala (Projeto: Portobello)

Se você gosta da sutileza da aquarela e quer incorporar o artesanal na decoração da sua casa, o revestimento aquarelado é uma excelente aposta!

Aliás, já ouviu falar na tendência handmade? Saiba mais e descubra como decorar valorizando a singularidade!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento aquarelado: o charme do artesana...

Revestimento aquarelado: o charme do artesanal na decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies