Quarto home office: saiba como montar e inspire-se com alguns projetos
Com o trabalho remoto e o sistema híbrido despontando como tendências, é natural buscar a melhor forma possível para adaptação a esses novos modelos. Uma dessas soluções é a criação de um quarto home office.
Pensar nessa tarefa pode parecer simples, mas é imprescindível estruturar e organizar essa área híbrida com muita atenção a todas as medidas e detalhes, para não limitar ou prejudicar a rotina e circulação. Com essas questões em mente, fica mais fácil pensar em algo que proporcione um trabalho fluido e dinâmico.
E se deseja conferir como fazer um bom planejamento do seu quarto home office, continue a leitura.
Dicas para mesclar o home office com o quarto
É natural se sentir um pouco confuso ou em dúvida, principalmente se for um espaço compartilhado, se há pouca metragem disponível ou se surgem dúvidas sobre o mobiliário.
E mesmo que hoje muitas casas e apartamentos sejam entregues com plantas pensadas para esse uso, é você quem irá dar o seu toque de personalidade e conforto àquele espaço.
Confira as principais dicas abaixo:
Cuidado com a iluminação
Imaginamos que você já saiba o quanto a iluminação ocupa um papel central de transformação em qualquer área de um lar. As luzes conseguem provocar alterações de humor, percepção de espaço e até mesmo afetar a nossa capacidade de relaxamento ou concentração.
Isso então se torna um desafio em um quarto home office, já que esse precisa ser um ambiente adequado para proporcionar descanso e, simultaneamente, estimular a produtividade. A resposta para essa questão está em saber fazer uma boa distribuição entre as luzes mais quentes e as luzes diretas.
Saiba criar spots e pontos focais de acordo com essa necessidade, alocando a luz indireta próxima à sua cama, por meio de luminárias ou pendentes. Já o ponto de iluminação da mesa de trabalho deve ser direta.
Não podemos também esquecer da importância da luz natural.
Para isso, coloque a mesa de trabalho próxima a janela. Mas lembre-se de dispor persianas ou cortinas, de modo que essa claridade não interfira na visualização da tela do computador.
Leia mais:
- Lighting design: o que é e como aplicar em projetos
- Decoração do home office: 4 dicas para um espaço de trabalho perfeito
- Sala de reunião: 6 projetos que personalizam o espaço de trabalho
Dê atenção ao conforto e ergonomia
Você não deve comprometer nenhum dos usos do ambiente. Para isso, conforto e ergonomia precisam estar projetados em cada detalhe dessa área.
Confira as medidas da mesa, altura da cadeira, apoio disponível para costas e braços. E caso o seu espaço de trabalho seja reduzido, é importante lembrar que esses são pontos que não podem ser comprometidos.
Que tal, por exemplo, buscar aproveitar a área disponível entre a parede e seu armário ao posicionar uma bancada? Ou ainda aproveitar a cabeceira e aplicar uma elevação para que se transforme em uma mesa de estação de trabalho? O importante é sempre pensar no uso completo do ambiente, sem comprometer a iluminação e circulação.
Móveis planejados são uma possibilidade
Ainda pensando na comodidade a ser proporcionada por um home office no quarto, é necessário que você estruture os móveis conforme suas necessidades e tarefas.
Busque listar as atividades a serem desenvolvidas: precisa de uma mesa com maior espaço de apoio? Qual a localização da escrivaninha? É possível alocar nichos e prateleiras de apoio?
Essas questões irão auxiliar a direcionar o uso dos móveis, sendo uma boa saída ainda a utilização de gaveteiros individuais, para melhor organização.
A mobília planejada possibilita ainda esconder a fiação de eletrônicos garantindo harmonia visual do seu quarto.
Veja depois: Dicas para montar um home office pequeno na sua casa
Crie uma decoração coesa para os dois ambientes
Sim, é possível criar uma sensação de separação em ambientes integrados. Para isso, é preciso pensá-los de forma a estruturar uma unidade visual, com uma decoração que harmonize e dialogue com todas as funções desses locais. Os móveis, detalhes e pontos de destaque devem conversar entre si.
O mesmo vale para a escolha da paleta de cores, que não precisa ser igual para o quarto e home office, mas apenas apresentar um equilíbrio. Você pode também optar por criar uma divisão com revestimentos, móveis e objetos, como pufes, tapetes e luminárias.
Na prática, esse recurso visual te auxilia a compreender as particularidades e recomendações de cada área e sua funcionalidade.
Outra ideia criativa é utilizar de divisórias para conseguir criar uma sensação de mais aconchego e intimidade, já que espaços integrados não significam necessariamente ter locais completamente abertos.
Não se esqueça das tomadas
As tomadas podem passar despercebidas nas etapas de planejamento. Ao pensar na disposição da cama, escrivaninha e demais móveis, busque dispor pontos de eletricidade para cada uma dessas estações.
Isso também evita que você acabe tendo que deixar fios espalhados pelo quarto, comprometendo a organização do ambiente.
Mantenha sempre a organização
Uma das principais dicas é buscar manter sempre uma organização de todos os seus pertences, tanto pessoais quanto de trabalho. Afinal, a qualidade do seu sono é diretamente impactada pelas condições do espaço. Dessa forma, você mantém o equilíbrio no ambiente e otimiza o seu tempo.
E para o trabalho, é sempre bom lembrar o quanto desorganização, bagunça, excesso de aparelhos e materiais à vista são grandes inimigos da concentração.
Ideias para o projeto de quarto home office
É possível explorar e aplicar variadas estéticas e estilos de decoração para seu quarto com home office. Selecionamos algumas inspirações de decoração para necessidades e espaços diferentes, confira:
Veja depois: Cloffice e mais 5 ideias para um home office criativo
1. Home office no quarto de casal
Enquanto espaço compartilhado, o quarto de casal envolve planejamentos em que a harmonia e o respeito devem reinar. É precisa definir se os dois usarão a área de trabalho, para que cada um, se necessário, tenha seu próprio espaço e cadeira.
2. Home office no quarto de solteiro
O quarto de solteiro é uma permite fácil aplicação de personalidade na decoração. A busca por otimização de espaço também vale nesse caso, com inserção de bancadas ao lado da cama, como mesa lateral, ou por meio de armários planejados.
O bom aproveitamento dos cantos é válido, assim como uso de nichos e prateleiras para livros e arquivos.
Prontos para colocar essas ideias em prática ao compor o seu quarto home office? Seja qual for sua necessidade, o mais importante é manter o aconchego e funcionalidade dessa área.
No Archtrends você conta ainda com uma rica galeria de inspirações para todos os seus projetos de interiores.