29.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala de reunião moderna
Esta sala de reunião é um exemplo de como esse tipo de ambiente não precisa seguir um único padrão (Projeto: Leandra de Couto)

Sala de reunião: 6 projetos que personalizam o espaço de trabalho

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.08.2022
Saiba mais sobre a importância do visual de uma sala de reunião e como o ambiente impacta momentos tão importantes para as empresas
minutos de leitura

Cada vez mais, as organizações têm se dado conta do quanto o visual da sala de reunião pode influenciar o bem-estar das pessoas. Afinal, o ambiente bem pensando colabora para os momentos de trocas, de compartilhamento de ideias e de tomada de decisões importantes.

Dessa forma, os projetos de sala de reunião estão abandonando o modelo tradicional corporativo e padronizado. E partindo para a transformação, criando ambientes inovadores, criativos e cheios de personalidade.

Continue lendo o artigo para entender a importância da arquitetura e decoração desse espaço de trabalho, além de conferir projetos inspiradores!

Por que é importante investir no visual da sala de reunião?

A busca por espaços que cooperem com as atividades desenvolvidas neles e deixem as pessoas mais satisfeitas tem se tornado cada vez mais frequente.

No caso da sala de reunião, o visual do ambiente pode contribuir para o andamento das conversas, aumentar a produtividade e fazer as pessoas se sentirem mais confortáveis. Mais do que isso, tem o poder de propiciar momentos mais prazerosos.

Assim, as empresas estão vendo sentido em investir nesse tipo de espaço.

mesa de madeira em sala de reunião
Espaço aconchegante pensado para receber reuniões em um colégio (Projeto: Rosemary Ribeiro)

Acima de tudo, a disposição e a decoração do ambiente podem refletir os valores de uma organização. Dessa forma, ajudam a reforçar sua imagem diante de parceiros, de clientes e dos próprios colaboradores.

Algumas empresas precisam de salas mais reservadas para tratar de assuntos confidenciais ou ter conversas mais sérias. No entanto, outras podem precisar de uma sala de reunião que estimule a criatividade.

Sendo assim, o visual depende diretamente do objetivo e das necessidades de cada organização.

Embora a personalidade mude, a ideia é que as salas sejam sempre confortáveis, acolhedoras e funcionais. Afinal, tudo isso impacta a qualidade das reuniões.

É por isso que os ambientes tradicionais estão perdendo lugar para projetos inovadores, personalizados para cada perfil de empresa.

Quais são as principais medidas práticas adotadas nos projetos contemporâneos?

mesa de mármore em sala de reunião
Decoração personalizada para uma sala de reunião de um escritório de arquitetura (Projeto: Calheiros Beltrão Arquitetura)

Diante dessa nova proposta, algumas medidas podem ser adotadas para atender aos objetivos de uma sala de reunião:

Ergonomia

Sobretudo nas conversas mais longas, o mobiliário adequado faz toda a diferença. Isso explica por que a ergonomia é uma das prioridades.

Além de mesas de tamanho adequado para as atividades que devem ser realizadas, as cadeiras precisam ser confortáveis e alinhadas ao estilo do ambiente.

Iluminação

A iluminação é outro ponto importante. Um bom projeto deve se atentar à distribuição uniforme da luz difusa pelo ambiente.

Dependendo do espaço, é possível aproveitar a luz natural. Mas, de qualquer forma, colocar pontos de luz artificial nos lugares certos também é necessário – até para criar um clima mais acolhedor.

Climatização

Manter o ambiente confortável é uma das funções da ventilação natural e artificial na sala de reunião.

Sobretudo em espaços com poucas janelas, investir num sistema de ar condicionado é importante. A recomendação é que os ambientes corporativos tenham uma temperatura entre 20 e 24 °C para garantir o conforto térmico.

Design biofílico

O design biofílico é uma tendência que vem influenciando diversos projetos, não apenas de sala de reunião.

A ideia é trazer a natureza para dentro dos ambientes modernos, algo que influencia positivamente a produtividade e o bem-estar das pessoas.

Estilo de decoração

Escolher um estilo que tenha a ver com a empresa é mais uma medida fundamental para criar uma sala de reunião agradável.

A partir da escolha dos materiais, cores e formas, os projetos ganham uma personalidade própria. Assim, transmitem sensações e criam uma atmosfera alinhada ao perfil de cada organização.

6 projetos de sala de reunião cheia de personalidade

Precisando de inspiração? Confira a seguir alguns projetos de sala reunião que saem do comum:

1. Conforto e sofisticação em um único ambiente

sala de reunião com mesa de mármore e madeira
Sala de reunião com porcelanato Nero Venato da Portobello e madeira natural (Projeto: Thayane | Foto: Fabio Jr. Severo)

Este projeto comercial investiu no estilo contemporâneo para oferecer uma proposta diferente para uma imobiliária.

Em vez de um ambiente padronizado, essa sala de reunião explorou a mistura entre materiais diversos, como o porcelanato que reproduz mármore e a madeira, e o lighting design aplicado aos painéis geométricos.

Além disso, conta com um espaço suficiente para circulação de pessoas, outros pontos de luz e uma persiana discreta, usada tanto para quebrar o sol quanto para dar mais privacidade para as reuniões.

2. Sala de reunião com direito à vista da cidade

sala de reunião moderna
Um canto bem aproveitado para os momentos de reflexão (Projeto: Portobello S.A.)

Nem sempre a mesa usada para reuniões está dentro de um ambiente delimitado, totalmente separado dos outros ambientes do escritório.

Esse exemplo acima é uma ótima inspiração, que funciona em diversos espaços comerciais, sobretudo aqueles que possuem uma vista bacana do entorno.

3. Onde o moderno encontra seu lugar

piso de madeira em sala de reunião
Modernidade com toque natural dos materiais que reproduzem madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Projetar uma sala de reunião diferenciada envolve avaliar as necessidades de quem vai usá-la com mais frequência. Nesse caso, o ambiente parece ser propício a conversas em que a criatividade precisa encontrar vazão.

Ao mesmo tempo que estão presentes diferentes materiais, com aspecto moderno, o projeto parece ter buscado uma atmosfera suave.

Isso porque a sala conta com elementos visuais marcantes que juntos não criam um visual carregado, pelo contrário. Parecem oferecer estímulos sem deixar o aconchego de lado.

4. Porcelanato como protagonista do ambiente

lastras revestem sala de reunião
O piso, parede e no tampo da mesa foram revestidos com as gigantes Lastras (Projeto: Portobello S.A.)

A sofisticação dessa sala de reunião ficou por conta do uso das Lastras de porcelanato não apenas no piso como também para revestir parede e a mesa de reunião.

Com a versatilidade das Lastras, há inúmeras possibilidades para decorar um projeto de sala de reunião. Afinal, elas podem revestir mobiliários, painéis de tv, pisos, paredes e onde a imaginação permitir! 

5. Tranquilidade para os momentos decisivos

divisória de sala de reunião
Piso revestido com o porcelanato Mineral Black faz o contraste com o restante do visual mais claro
(Projeto: VIVA Arquitetura)

Nesse escritório de arquitetura, a sala de reunião ganhou um ar diferente, mais leve e calmo. Assim, consegue trazer mais tranquilidade para tomadas de decisão desafiadoras.

Isso foi possível graças à claridade, favorecida pela iluminação natural, a predominância do branco e outros tons claros, além do verdinho das plantas.

6. Espaço de convivência e integração

sinuca em sala de reunião
Mais do que uma sala de reunião, um ambiente para ser desfrutado pelos membros de uma associação
(Projeto: Leandra de Conto)

Nesse ambiente, as pessoas contam com tudo o que precisam para as reuniões - e muito mais. Isso porque, além das mesas e equipamentos necessários, o espaço tem uma mesa de sinuca para os momentos de descontração.

Assim, a tradicional sala de reunião perde aquele estigma de extrema seriedade, abrindo caminho para outras trocas entre as pessoas.

Apesar de ainda ser uma novidade para muitas empresas, os projetos de sala de reunião que conferem personalidade ao espaço de trabalho chegaram para ficar. Esses exemplos apresentados aqui nada mais são do que fontes de inspiração para a criação de outros projetos inovadores.

Gostaria de conferir outras ideias de sala de reunião e diversos ambientes? Navegue pelo Archtrends para conhecer projetos de profissionais de todo o país!

Imagem de destaque: Esta sala de reunião é um exemplo de como esse tipo de ambiente não precisa seguir um único padrão (Projeto: Leandra de Couto)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sala de reunião: 6 projetos que personalizam...

Sala de reunião: 6 projetos que personalizam o espaço de trabalho

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies