04.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Roupas, notebook e a agenda da semana podem conversar sem interferências no mesmo ambiente (Foto: Pexels)

Cloffice e mais 5 ideias para um home office criativo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.08.2021
Descubra o cloffice, um conceito novo de escritório em casa, e inspire-se com 5 ideias para montar o seu home office criativo!
minutos de leitura

A tendência dos espaços multifuncionais chegou ao mundo do trabalho em casa com o cloffice. Esse estilo de escritório criativo se provou uma das maiores tendências do momento, de acordo com o último Pinterest Predicts.  

O resultado é fruto de dados coletados pelo mundo todo, a partir das maiores buscas na plataforma de inspirações. Então, fique de olho para trazer as vantagens e o estilo desse home office criativo para o seu ambiente. 

Em um período marcado pela migração do trabalho dos escritórios para a casa, milhões de pessoas tiveram que se virar nos 30. Nesse sentido, quartos, salas de estar e edículas foram repaginados para receber mesas e computadores. Por causa disso, muita gente descobriu no closet um novo canto de trabalho. 

Neste post trazemos tudo o que você precisa saber sobre o cloffice, a nova tendência que veio para ficar no mundo dos escritórios em casa. Além de 5 ideias inspiradoras de home offices criativos para montar o seu com a sua cara! 

O cloffice, o novo home office criativo   

Cloffice criativo com TV, em apartamento
Móveis planejados e uma TV dão o charme desse cloffice que se funde ao apartamento (Projeto: Go Up Arquitetura)  

Na palavra e na prática, o cloffice é a união do closet com o office. Ou seja, o seu escritório de trabalho otimizado dentro de um armário embutido ou não. 

E se você pensa que essa combinação é compacta demais e que talvez não atenda ao seu dia a dia de trabalho, não se engane. Os escritórios criativos nesse formato, pelo mundo, são a prova cabal de que dá para ir além nesse modelo. 

As vantagens do cloffice   

Disfarçado de armário, o cloffice traz muitos diferenciais para os mais diversos perfis de profissionais. 

Alinhado aos novos modelos de trabalho   

O novo normal já definiu que boa parte dos trabalhos será feita de maneira 100% remota ou híbrida — dias alternados em casa e no escritório da empresa. 

Esses dois motivos fazem do cloffice o novo espaço de trabalho totalmente dentro dos padrões de trabalho que diversos mercados seguirão daqui em diante. Assim, algo que esse home office criativo faz de melhor é atender a sua carreira no longo prazo. 

Permite alta personalização   

Assim como outros ambientes de casa, o cloffice pode ganhar o seu jeito de ser expressado em decorações, cores e designs. 

Nesse quesito, o seu escritório criativo em casa pode ser, dentro de suas possibilidades, modelado para imprimir a sua personalidade. Mas sempre leve em conta a funcionalidade, o conforto e a praticidade juntos. 

Aumenta a funcionalidade   

Os cloffices são bastante funcionais quando planejados do jeito que o armário ou closet está formatado. Mas isso não quer dizer que escritórios improvisados não possam ser tão bons quanto. 

Com prateleiras, espaço suficiente entre a cadeira e o notebook, e uma iluminação artificial ou natural, esse cômodo fica muito funcional.   

Cloffice apartamento em Campinas
A não ser que o seu trabalho exija amplo espaço para vários monitores e periféricos, qualquer canto vai resolver o seu dia a dia de trabalho (Projeto: Thais Schiavo

Garante praticidade   

Acordar, tomar café, abrir o closet e começar a trabalhar. Isso até parece um sonho, mas é a realidade que um cloffice traz para quem arrisca montar um espaço de trabalho assim. 

Uma das melhores partes desse home office criativo é a praticidade que o ambiente proporciona. Pois dividir o mesmo espaço de trabalho com as suas roupas encurta ainda mais o tempo de se ajeitar e abrir o seu e-mail e dashboard. 

Tem design limpo   

Com portas ou à mostra, o escritório compacto dentro do closet promove um design muito limpo. 

No primeiro estilo, com as portas tradicionais do closet transformado em escritório, ele fica totalmente camuflado. Isso garante o disfarce perfeito e o seu desligamento dos jobs quando entrega seus últimos trabalhos. É só fechar a porta e pronto. 

Já no estilo aberto, por conta de todas as evoluções tecnológicas de hoje em dia, aliadas a um bom projeto de móveis planejados, a estética se mantém limpa. Notebook, mouse, planner, canetas e outros artigos podem ser guardados em uma gaveta quando você fecha o timesheet. 

Otimiza o espaço   

Hoje em dia, não atrapalhar outros cômodos e pessoas é essencial para trabalhar em casa com conforto e produtividade. Nesse quesito, o cloffice rende boas vantagens, pois como ele é 100% dentro de um closet, aproveita uma área existente. 

O que o faz seguir na prática a premissa do menos é mais. Assim, você não vai ter que quebrar paredes ou fazer grandes mudanças para criar um cloffice. 

As 5 melhores inspirações para criar um home office criativo   

Para te ajudar a se inspirar com o que já fizeram de mais criativo nos cloffices do mundo todo, pinçamos alguns estilos que podem ser adotados em seu projeto. 

1. Contemporâneo   

Cores neutras, uso de cadeira e bancada de madeira lixada, tapete artesanal e artigos modernos como luminária, quadros.  

Cloffice contemporâneo
Um combo de cores e materiais leves garante pitadas de um ambiente contemporâneo (Projeto: Daniela Giffoni

2. Minimalista   

Tons claros, poucos itens, a facilidade do wireless e o pé sempre no “menos é mais” são partes da essência de um home office minimalista. Não hesite em colocar itens para suavizar o ambiente também, como plantas e uma boa luminária. 

3. Moderno   

Uma parede em cor viva e outra em tom neutro, cadeira amarela, artigos de decoração modernistas, espelho e alguns outros itens conferem a beleza e o avanço do moderno.  

Cloffice pequeno e moderno
Esse estilo é muito interessante para um home office criativo, pois envolve a pessoa em um ambiente similar ao design de novos escritórios (Projeto: ANDREA CARMINATE)  

4. Futurista   

Cadeira com acabamento em aço inox, neon, artigos tecnológicos, vidro e outros detalhes que transportam você ao futuro dão a levada de um cloffice futurista. 

5. Rústico   

Madeira crua ou envernizada, tons terrosos, uso de portas de correr com trilho em aço aparente, vasos de cerâmica e plantas demonstram a rusticidade desse perfil de home office. 

Como montar um escritório criativo ao estilo cloffice   

Para garantir o melhor que o cloffice oferece para diversos perfis de profissionais, preparamos diversas sugestões criativas. Una-as aos seus gostos e personalidade e o resultado será perfeito. 

Decore com a sua personalidade   

O que seria de um escritório sem que ele tivesse o seu estilo? Uma obra sem alma. Pois para colocar um toque de personalidade no home office, aposte em tudo o que expressa os seus gostos. 

Desde tons, design dos itens de decoração, tecidos, disposição dos equipamentos e outros artigos devem ser escolhidos para simbolizar o seu jeito de ser. 

Cloffice e quarto, projeto de desigtn de interiores
Integração com quarto, cozinha e escritório funcionam e esse ambiente prova isso (Projeto: Portobello S.A.)

Invista na iluminação localizada   

Um dos pontos fracos do cloffice é a iluminação. Por esse formato de escritório ser dentro de um armário, a luz natural ou artificial muitas vezes não alcança a amplitude que deve para iluminar bem a mesa de trabalho. 

Portanto, para garantir uma boa luminosidade em seu escritório criativo, use luminárias retráteis, que podem ser movimentadas de acordo com o seu gosto. Spots de lâmpadas estratégicos e fitas de LED funcionam bem, pois entregam a luz no foco e intensidade ideais para trabalhar por horas. 

Decida por uma porta ou não   

Fica ao seu critério de gosto pessoal ou de comodidade ao ambiente ter ou não uma porta para “fechar o seu escritório em casa”. 

A razão para isso é que se o seu closet já está montado e tem portas de correr ou pivotantes, ele está praticamente pronto para receber o seu cloffice. Esses modelos otimizam espaço e deixam o visual bem limpo, garantindo o disfarce perfeito para o local.

Cloffice planejado com TV
Se o seu closet não tem portas, dependendo da sua proposta e do ambiente, a nova área de trabalho não precisará necessariamente ter portas (Imagem: Pexels)

No caso de portas de abrir convencionais, vale pensar em trocá-las por modelos de correr ou pivotantes. Pois uma porta em ângulo aberto pode atrapalhar ou impedir a iluminação de alcançar a mesa.

Planeje para ter ergonomia   

A altura da bancada de trabalho, a profundidade para acomodar as suas pernas abaixo dela e a área livre atrás da cadeira devem ser planejados. 

O motivo é para que tudo o que faça parte do seu cotidiano em home office fique ao alcance e seja ergonômico. A mesma regra vale para o local da impressora, teclado, cadernos, caixas de som, lixeira e outros itens que farão parte de sua bancada. 

Calcule os equipamentos   

Veja bem quais serão todos os equipamentos usados para trabalhar para calcular a área que você precisará para acomodar cada peça. 

Se você está pensando em montar um cloffice agora e ainda não tem a maioria dos equipamentos ou ainda vai renová-los, deve pensar no estilo, peso e volume deles.  

Home office ao estilo cloffice, em loft
Planejar os móveis e a decoração de acordo com o que você vai adquirir é preciso, para que tudo literalmente se encaixe (Projeto: GEBARA & FILÁRTIGA ARQUITETOS

Pense em prateleiras   

Usar prateleiras no cloffice é uma boa pedida tanto para colocar equipamentos quanto decorações, livros e outros adereços. Elas devem ser na medida que o ambiente comporta, tanto se forem internas quanto externas ao closet adaptado como home office criativo. 

Fazer peças de madeira, aço, pintá-las, usar mão francesa ou outro tipo de apoio dará o toque que elas precisam para ficarem expressivas na área. 

Agora você tem diversas ideias para criar um cloffice, que vão fazer desse home office criativo uma verdadeira usina de produção e bons insights. Afinal, sentir-se bem no local de trabalho é meio caminho andado para trabalhar com mais bem-estar. E isso começa pelo ambiente. 

Aproveite a onda de criar um ambiente de trabalho criativo e veja como fazer o seu estúdio para produção de vídeos! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cloffice e mais 5 ideias para um home office ...

Cloffice e mais 5 ideias para um home office criativo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies