21.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Essenciais na arquitetura, os projetos 3D trazem mais realismo e precisão na execução da obra (Projeto: Kenia Azevedo)

Projetos 3D: entenda como eles vêm revolucionando a arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.11.2023
Essenciais na arquitetura, os projetos 3D ganham mais força com o aprimoramento tecnológico. Entenda a influência deles no planejamento de uma construção
minutos de leitura

'Representações gráficas, ilustrações e esboços sempre foram a melhor forma de apresentar uma ideia. No caso da arquitetura e decoração, os projetos 3D são atualmente essenciais para a organização de um projeto.

Eles conseguem aliar a representação física — que antes era feita em maquetes — aos desenhos e às plantas em duas dimensões, fazendo toda a diferença na hora de expor um conceito e guiar a criação de um espaço.

Com o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), os projetos 3D ganharam mais possibilidades. Gráficos mais realistas e texturas quase palpáveis fazem com que as imagens mais se assemelhem a fotos do resultado.

A seguir, você confere tudo o que é preciso saber sobre o 3D e por que você deve utilizá-lo em seus projetos. Confira a seguir.

projeto 3d de área externa
Apesar de a tecnologia ser mais recente, a necessidade de projetos 3D na arquitetura existe há séculos (Projeto: Gustavo Castro)

O que é e quando surgiu o 3D?

Você provavelmente já escutou falar ou viu algum projeto 3D, mas já se perguntou como tudo isso foi desenvolvido?

Voltando um pouco na história, vamos até o século XVII, que foi decisivo para a arquitetura como a conhecemos hoje.

A partir dali, foi proposta uma nova leitura para os projetos, se afastando da estética renascentista vigente e se aproximando dos ideais clássicos (neoclassicismo).

Além disso, a Idade Moderna foi essencial para a escolha dos desenhos como a melhor forma de representar um projeto de arquitetura.

Anos depois, com a Revolução Industrial e com toda a mudança de paradigma, a tecnologia chegou aos desenhos arquitetônicos, mudando a forma de interação e produção.

Mais próxima do que temos hoje, a técnica em três dimensões — que já era aplicada na computação gráfica para a criação de filmes e produtos midiáticos — passou a ser utilizada também na arquitetura, substituindo plantas e croquis em papel.

Os recursos tridimensionais conseguem representar fielmente o resultado do projeto, com aspectos detalhados e ferramentas que manipulam a cor, a textura, a iluminação do ambiente, as áreas e as proporções.

A escala menor facilita o entendimento e a observação completa do interior e do exterior. Além disso, podem ser feitos cortes para segmentar ainda mais o esboço e garantir mudanças de perspectiva.

projetos 3d de arquitetura
Desenvolvimento de programas e softwares permitiu projetos cada vez mais realistas (Projeto: Portobello Shop Americana)

Tudo isso só foi possível com a evolução dos programas e softwares. Por meio de processos automatizados e mais simples, podemos ter uma simulação dos espaços com objetos, móveis e detalhes (quase) idênticos aos que encontramos no “plano físico”.

A alta qualidade das imagens geradas por essas ferramentas é outro aspecto que faz a diferença.

E esse é um ponto essencial, principalmente se forem destinadas a apresentações, divulgações nas redes sociais, outdoors e impressões gráficas.

Alguns programas permitem também a criação de vídeos a partir do projeto virtual, passando a sensação de estarmos dentro do ambiente.

Leia também:

projetos 3d
O modelo 3D permite visualizar desde o comportamento do objeto no ambiente até a distribuição dos móveis internos (Projeto: Luiz Fernando Marinho)

Quais são as diferenças para os modelos 2D?

Nos dois casos, o projeto pode ser feito no meio virtual. Os trabalhos em duas dimensões facilitam a compreensão das medidas e das proporções dos ambientes, além de ajudar na visualização dos elementos técnicos durante a construção.

Por sua vez, os projetos 3D reproduzem o resultado final já com os itens de decoração e materiais de acabamento escolhidos.

Assim, a visualização do layout na planta é fundamental para entender qual será a melhor disposição do mobiliário e quais são as possíveis movimentações no ambiente, ao passo que o projeto em três dimensões consegue trazer o esboço para a realidade.

Em termos práticos, os trabalhos em 2D são construídos a partir de gráficos e sistemas cartesianos, enquanto os 3D surgem da combinação de informações de bancos de dados.

Quais são as suas vantagens?

Investir nesses programas traz diversos benefícios, que vão além de só aprimorar a apresentação do projeto.

A primeira vantagem é em relação aos custos. Por mais que muitos programas sejam pagos (também existem opções gratuitas), o retorno vindo por meio do aumento da demanda e pelo valor agregado a cada trabalho acaba compensando o investimento na ferramenta.

O segundo ponto é a facilidade na hora de desenvolver o modelo. Com os recursos dos softwares, fica bem mais rápido e prático realizar testes, mudar acabamentos, cores, materiais e a disposição dos elementos.

Em projetos com traços arrojados e mais complexos, por exemplo, a tecnologia tridimensional é indispensável.

E o motivo é simples: a visualização da construção por meio de esboços não apresenta todos os aspectos da obra. Já o 3D consegue viabilizar o desenho e trazê-lo à realidade.

Por fim, esse tipo de recurso é um fator de atração e destaque para o profissional. Isso porque, quando pensamos na criação do projeto online, o 3D confere qualidade e confiança, influenciando diretamente no relacionamento com os clientes e na conquista de outros.

projetos 3d de arquitetura
O projeto 3D não tira a necessidade de um modelo 2D (Projeto: Oficina 802 Arquitetura)

Em quais fases o 3D pode ser utilizado?

Depois que estiver pronto o planejamento em 2D de como será a planta baixa (ou quais adequações serão feitas na estrutura existente), os programas de projeção de espaços em três dimensões já podem ser utilizados.

A partir daí, o projeto é transferido para o software. Depois, passa por uma série de adequações até chegar ao produto final.

Inteligência artificial nos projetos 3D

Quando falamos de arquitetura, uma das principais tecnologias voltadas atualmente a projetos 3D é o BIM (Building Information Modeling ou Modelo da Informação da Construção).

A tecnologia agrega todo o desenvolvimento da construção de um edifício — do seu projeto até a execução.

Mas o BIM não é apenas um modelo. É uma simulação virtual que agrega diversos detalhes da estrutura, como janelas, portas e revestimentos. Isso permite uma visualização bastante precisa do que se deseja antes mesmo que a obra se inicie.

Quando unido à inteligência artificial, o BIM pode proporcionar avanços ainda maiores no setor de arquitetura e construção.

Conceitualmente, a inteligência artificial é a área da ciência da computação que estuda como a tecnologia pode utilizar uma base de dados para executar ações que, de início, só poderiam ser feitas com a inteligência e sob supervisão humana.

Resumindo: é o campo que estuda como máquinas se desenvolvem para pensar como humanos. Hoje, mais do que isso, ela é também uma tecnologia capaz de processar imensas quantidades de dados e tomar decisões inteligentes com base neles.

Unir BIM e IA traz uma série de vantagens aos projetos. Desde a otimização de recursos financeiros até uma visualização mais precisa do projeto em diferentes cenários. Veja alguns benefícios:

  • Com os modelos BIM, a IA pode gerar simulações avançadas do resultado do projeto em diferentes cenários, possibilitando uma compreensão de seu impacto antes mesmo das obras começarem;
  • A IA também pode avaliar o banco de dados para otimizar o planejamento e a execução do projeto, além de prever possíveis problemas e ajudar a identificar gargalos;
  • A IA pode ajudar na detecção de potenciais incompatibilidades entre elementos do BIM.
projetos 3d de ambientes
Atualmente, há diversos programas de projetos 3D, que podem ser combinados para uma modelagem mais realista (Projeto: Victor Romansini — Studio Roma)

Quais são os programas mais usados para projetos 3D?

Edificius

O Edificius é um programa que possibilita a criação de diversos recursos essenciais no planejamento de uma construção. É o caso de projetos 3D, plantas, cortes, elevações, detalhes, orçamentos e renders.

Adequado para projetos de grande porte, o software permite a integração de arquitetura, design de interiores, design de exteriores, instalações e outros detalhes essenciais na execução do seu projeto.

Conheça algumas características do Edificius:

  • Milhares de itens na biblioteca on-line do software;
  • Modelagem BIM a partir de nuvens de pontos;
  • Renderização integrada com design 3D/BIM;
  • Elaboração de projetos 3D ou 2D.

As nuvens de pontos, mesmo as de grande porte, podem ser importadas e gerenciadas pelo programa.

AutoCAD

O AutoCAD é um dos principais programas utilizados na arquitetura, principalmente na construção de projetos 3D.

Criado em 1982, a ferramenta do tipo CAD (Computer Aided Design) permite a construção de objetos geométricos com duas ou três dimensões. Aqui, o usuário não apenas desenha o edifício, como também pode movimentá-lo em diferentes posições.

Outra vantagem do AutoCAD é permitir que o usuário detalhe tanto o interior quanto o exterior do objeto. Com isso, terá detalhes da estrutura e da decoração do projeto.

O AutoCAD é um SaaS (Software as a Service ou software como serviço). Em vez de comprar um programa e adquirir uma licença cara, o arquiteto paga uma mensalidade para utilizá-lo.

Além disso, todos os projetos ficam salvos em nuvem. Isso possibilita o acesso em qualquer computador.

Archicad

Lançado em 1987, o Archicad é um software CAD considerado o primeiro a utilizar a arquitetura BIM.

Assim como os anteriores, ele permite a criação de projetos 3D (para modelagem de diferentes objetos da arquitetura) e 2D (para desenhos técnicos precisos de detalhados).

A renderização de alto desempenho do Archicad permite produzir imagens fotorrealistas ou vídeos. Além disso, as ferramentas profissionais de visualização arquitetônica transformam um modelo conceitual em imagens atraentes dos futuros edifícios.

SketchUp

O SketchUp é um programa para a construção projetos 3D no computador. Ele traz uma série de recursos que possibilitam que o modelo fique cada vez mais realista, como luzes, sombras, texturas, cores e medidas.

Além dessas vantagens, o programa conta com um plugin para o ArchiCAD. Ele permite ao usuário importar modelos SketchUp e, assim, fazer desenhos mais detalhados em CAD.

Como visto, o uso de projetos 3D auxilia a visualizar melhor o resultado do projeto antes mesmo da construção começar.

E você deve ter percebido que há uma semelhança com videogames, já que ambos usam gráficos. Mas sabia que a ideia inicial do The Sims era de ser um simulador de arquitetura? Conheça a história!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projetos 3D: entenda como eles vêm revolucio...

Projetos 3D: entenda como eles vêm revolucionando a arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies