A casa Portobello na Revestir 2024
A Revestir 2024 começou! Após meses de expectativa e preparação, estamos na maior feira de revestimentos da América Latina, que acontece em São Paulo, de 19 a 22 de março. O Archtrends faz a cobertura completa e produz conteúdo direto do Lounge Comunidade Portobello+Arquitetura, no estande da Portobello. Ou seria melhor dizer, a casa da Portobello? Pois, esse ano, o estande surge imponente e com uma proposta diferente, de ser uma mostra de decoração, com os ambientes de uma casa.
A arquitetura da casa Portobello na Revestir é modular, sustentável e acolhedora, tem estrutura de madeira laminada e colada, que será reutilizada em 2025 na mesma feira e, em seguida, no novo centro cultural do Jardim Progresso, comunidade vizinha à fábrica, na cidade de Tijucas, em Santa Catarina. Mas isso só é possível de perceber depois de passada a emoção causada pela imersão no jeito de ser Portobello que o espaço proporciona - é imperdível! Projeto do escritório Marchetti Bonetti, com a equipe de arquitetura da marca.
“Este ano atingimos algo que perseguíamos há muito tempo. Em alinhamento à cultura da Portobello, chegamos mais próximos aos nossos objetivos: construir mil metros quadrados de estande com mais velocidade, menos resíduo, mais qualidade no ambiente da obra e um volume maior de reuso do estande pós-feira. São 25 anos aprendendo e experimentando”, diz o arquiteto Giovani Bonetti, autor do estande da Portobello há décadas.
É tudo despretensioso, mas tem o luxo de uma obra do Vik Muniz na varanda da entrada. Por coincidência ou intenção, a obra é totalmente em branco. A próxima colaboração criativa da Portobello é com o artista.
Autêntica, como sempre
Apresentada pela primeira vez na feira, a Coleção Portobello 2024 surpreende. As texturas se destacam, potencializadas pela nova tecnologia touch, e pelo design. O novo conceito de paredes infinitas, com relevos sharp e mate, com os quais fica quase impossível notar o rejunte entre as peças cerâmicas, traz superfícies sensoriais para interiores que ressignificam os revestimentos em paredes de todos os ambientes.
Como todo o portfólio da marca, os produtos podem transitar e se misturar com outras superfícies, pois são equilibrados pelo PBTone, o “pantone” Portobello. E que outras superfícies!
Qatari é o deserto do Qatar pelos olhos e imaginação dos profissionais de arquitetura e design do Coletivo Criativo Portobello em Doha, que co-criaram dois tons da paisagem local, um solar e um urbano, em técnicas cerâmicas do mosaico aos grandes formatos.
Aeterna reproduz o travertino, um material eterno da arquitetura, em uma edição que supera qualquer expectativa. Descrever não faz sentido, é preciso ver com olhos, mãos e coração.
A Coleção Authentic 2024 tem o jeito Portobello de sempre, mas nesse processo aceleramos a inovação e já não somos os mesmos. Isso é quase contraditório, porque evoluímos muito, mas com a mesma alma.
Mais do que negócios, Revestir é feira de design
Nascida com vocação industrial e de negócios, a Revestir evoluiu para uma grande celebração do design, que profissionais de arquitetura visitam para conferir tendências, fazer networking e produzir e consumir conteúdo.
“Esse momento é a nossa oportunidade de compartilhar com a nossa comunidade, tanto de profissionais da arquitetura e design, quanto com os clientes e parceiros de todo o mundo, o melhor que temos a oferecer: uma coleção com o nosso design, expressando toda a inovação que alcançamos. Vamos fazer grandes negócios, mas serão consequências da nossa paixão por produtos”, resume John Suzuki, CEO do Portobello Grupo.