Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Porcelanato para sala: qual é a melhor opção para você?

O porcelanato para sala é extremamente versátil, conferindo elegância a pisos, paredes e muito mais (Projeto: Portobello S.A.)

O porcelanato para sala é extremamente versátil, conferindo elegância a pisos, paredes e muito mais (Projeto: Portobello S.A.)

Se você planeja construir ou reformar, já deve saber que a definição dos materiais empregados interfere diretamente nos resultados obtidos ao final da obra. Um exemplo disso é a aplicação do porcelanato para sala, que pode fazer toda diferença se o objetivo for obter um ambiente mais bonito e funcional.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Para isso, é preciso definir o papel que o porcelanato exercerá na decoração do cômodo. Será a peça em destaque ou fará apenas parte da composição? Há uma infinidade de tamanhos, cores e texturas para você escolher. Pode ser amadeirado, marmorizado, cimentício, polido ou natural.

Tudo depende do resultado que você deseja conquistar. Siga com a gente e veja as dicas que separamos!

Quais são os melhores tipos, acabamentos e bordas do porcelanato para sala?

Belo, prático e versátil. Todas essas são características importantes do porcelanato que o tornam o revestimento ideal para diferentes ambientes da casa, inclusive a sala de estar.

Esse é o espaço de destaque da nossa casa, onde reunimos a família e recebemos os amigos. Por isso, merece um cuidado especial.

Abaixo, reunimos algumas informações técnicas fundamentais que você deve considerar na hora de escolher o porcelanato para sala.

Tipos de porcelanato para sala

Existem dois tipos de porcelanato: técnicos e esmaltados.

O técnico (também conhecido como toda massa) é aquele que não recebe nenhuma camada de esmalte na sua superfície. Algumas características desse porcelanato são alta resistência mecânica (ideal para áreas com grande tráfego de pessoas) e baixa absorção de água.

Já o esmaltado é aquele que, no seu processo de finalização, recebe uma camada por cima da massa com a estampa desejada. A sua superfície pode ser lisa ou áspera; assim, ele pode ser usado em diferentes ambientes de casa, incluindo a sala de estar, de jantar e de TV.

porcelanato para sala
O porcelanato polido tem alto brilho, o que traz uma sensação de amplitude e deixa os ambientes iluminados (Projeto: Portobello S.A.)

Acabamentos de porcelanato

Outro ponto importante é sempre conferir o acabamento do porcelanato que você pretende comprar. Para as salas, são duas as opções: polido e natural.

O polido é aquele que tem a superfície mais lisa, porque, após a finalização da massa, as peças recebem um polimento e uma camada impermeabilizante.

Uma característica desse porcelanato é ser mais liso que os demais. Por isso, ele não deve ser usado em áreas molhadas, mas pode aparecer tranquilamente na sua sala. O alto brilho, inclusive, ajuda a fazer com que o espaço pareça mais amplo e iluminado.

O porcelanato natural, também conhecido como acetinado, é aquele que não recebe nenhum acabamento ao final da sua produção.

Uma característica marcante é a sua superfície fosca, sem brilho, que proporciona mais aconchego e conforto. Ele também é um porcelanato bastante resistente e pouco escorregadio.

Na hora de escolher entre um ou outro, considere as suas preferências pessoais e as características dos moradores da sua casa. Se há idosos, crianças ou pets, por exemplo, o porcelanato polido pode ser escorregadio para eles. Nesses casos, o natural é mais indicado, pois aumenta a segurança.

Bordas de porcelanato

Por fim, os porcelanatos podem variar entre bold e retificado.

O bold é aquele com um acabamento mais arredondado — e que, portanto, costuma necessitar de mais rejunte.

Já o retificado é o que tem as bordas retas, o que permite que seja assentado mais próximo, com uma quantidade de rejunte menor.

Isso traz uma sensação de amplitude para os ambientes e contribui para a higienização. Atualmente, a maioria dos porcelanatos é retificada.

Quais são os tamanhos e formatos mais indicados de porcelanato para sala?

Na hora de escolher o melhor porcelanato para sala, ainda é importante pensar no tamanho e formato do material.

Os porcelanatos são comercializados em tamanhos padrões (60x60 cm, 80x80 cm, 90x90 cm, 20x120 cm, 60x120 cm, entre tantos outros). Na hora de definir as dimensões certas, considere as medidas do piso ou da parede onde o material será usado.

Uma maneira simples de encontrar o tamanho certo é dividir o maior lado do piso ou da parede por dois e assim sucessivamente, até se chegar a um resultado aproximado de uma das medidas padrões comercializadas.

Vamos supor que a área onde você deseja instalar o porcelanato meça 4x2 m. Nesse caso, dividiríamos a maior medida, 4, por 2. Teríamos o resultado de 2 m. Você poderia dividir por 2 novamente e, assim, chegaria a 1 m.

Aqui, as medidas de porcelanato mais adequadas seriam 90x90 cm ou 120x120 cm. Como elas não são exatas, você teria que fazer alguns recortes. As peças recortadas poderiam ser colocadas em uma área com menor acesso visual.

porcelanato para sala
Os porcelanatos de grandes formatos podem ser usados nas paredes, criando um belo detalhe focal (Projeto: Portobello S.A.)

Tente fazer uma escolha proporcional entre o tamanho do material e da sala. Considere ainda que os porcelanatos de grandes formatos ajudam a trazer uma sensação de amplitude.

As lastras são ainda mais interessantes nesse caso, já que consistem em uma superfície contínua, capaz de fazer com que os espaços pareçam mais amplos e integrados.

A paginação — ou seja, a forma como os porcelanatos serão assentados — depende das suas preferências e das características do cômodo.

Em uma sala pequena, você poderá usar uma paginação alinhada com a parede horizontal ou verticalmente, por exemplo.

As salas maiores podem contar com revestimentos trabalhados, com paginações como escama de peixe, espinha de peixe e diagonais. Embora elas consumam mais material, ajudam a criar um destaque visual incrível.

Quais são as melhores cores e estampas de porcelanato para sala?

Além da parte técnica, é claro, na hora de escolher o porcelanato para sala não se esqueça de pensar na estética.

Os porcelanatos podem ser encontrados em diferentes cores e estampas, inclusive com opções que recriam de maneira fidedigna várias texturas naturais, como as madeiras e as pedras, além do concreto.

Cores

As cores dependem muito do seu estilo decorativo favorito e das características da sua sala. Ambientes pequenos ficam melhor com porcelanatos em tons claros e neutros, pois essas opções ajudam a ampliar visualmente o espaço e a melhorar a luminosidade.

Já em salas maiores é possível ousar, com revestimentos escuros ou de tonalidades vibrantes.

Mesmo que você opte por um revestimento claro e neutro, poderá adicionar cor à sua decoração, brincando com diferentes detalhes, como uma parede colorida ou um belo mosaico, um tapete divertido, almofadas estampadas e assim por diante.

Também é possível brincar com as perspectivas de cada cor. Os pisos em tons claros dão a sensação de amplitude ao ambiente e os escuros oferecem profundidade, além daquele gostoso ar de aconchego.

porcelanato para sala
O porcelanato amadeirado confere charme e aconchego às salas, criando ambientes sofisticados e intimistas (Projeto: Portobello S.A.)

Porcelanato amadeirado

Quando o assunto é bem-estar, a madeira é sempre um elemento muito lembrado. E se você sonha com a beleza de um piso desse material, mas não abre mão da facilidade, pode investir no porcelanato amadeirado.

Ele recria diferentes tipos de madeira, com várias opções de cores e texturas, das alternativas claras (até com efeito pátina) às escuras.

O resultado é fantástico. Você poderá trazer toda a elegância da madeira para a sua sala, mas sem ter que se preocupar com a manutenção que esse tipo de piso costuma exigir, já que o porcelanato é muito simples de cuidar.

A madeira combina com todos os estilos decorativos, desde uma sala mais clean e contemporânea até uma versão mais rústica e detalhada.

Porcelanato marmorizado

Outra opção que está em alta é o porcelanato marmorizado, ou seja, que recria o mármore.

É possível encontrar diferentes versões que reproduzem todos os tipos de mármore, inclusive os mais raros, com opções em tonalidades claras e escuras.

A vantagem, claro, é toda a facilidade de manutenção do porcelanato, que não se compara à do mármore natural, além do custo mais acessível.

Esse tipo de porcelanato para sala traz uma dose especial de requinte e combina com diferentes estilos decorativos, como contemporâneo, moderno, clean, rústico etc.

porcelanato para sala
O porcelanato para sala marmorizado traz um toque de elegância e pode ser usado em ambientes de qualquer tamanho (Projeto: Portobello S.A.)

Porcelanato cimentício

Para quem adora as salas com uma pegada industrial ou deseja trazer o clima rústico para dentro de casa, outra boa ideia é o porcelanato cimentício, que recria as diferentes texturas do concreto.

Como esses revestimentos são em tonalidades de cinza, eles são fáceis de combinar com diferentes materiais e cores, permitindo que você ouse na sua decoração de sala.

porcelanato para sala
O concreto está em alta e o porcelanato que recria esse material traz um clima mais rústico ou industrial aos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Outras possibilidades de aplicação do porcelanato na sala

Quando falamos em porcelanato para sala, muitas pessoas associam o uso do revestimento apenas ao piso. Mas você sabia que é possível ir muito além?

porcelanato para sala
Os painéis de TV ganham destaque com o uso do porcelanato como revestimento  (Projeto: Portobello S.A.)

Por exemplo, aplicar o porcelanato em paredes é uma tendência decorativa capaz de criar um ponto focal bem interessante.

Você pode revestir apenas uma parede ou todas, com porcelanatos amadeirados, marmorizados ou cimentícios, além dos 3D.

Ainda há possibilidade de usar o porcelanato para revestir o painel de TV ou compor mobiliários, como a mesa de jantar.

Por que investir no porcelanato para sala?

Não é à toa que o porcelanato é um dos revestimentos mais procurados atualmente. Afinal, ele oferece uma série de vantagens, como:

Mas é claro que, para atingir todos esses benefícios, é fundamental fazer uma escolha acertada do porcelanato para sala, considerando as suas expectativas em termos de design.

Como manter o porcelanato sempre bonito?

Você deve ter percebido que, ao longo deste conteúdo, citamos bastante a praticidade que o porcelanato oferece, não é mesmo? E isso não é por acaso, já que esse é um material muito simples de limpar e manter.

Para a limpeza diária, basta usar um pano umedecido com detergente neutro diluído em água. Não se esqueça de secar depois, para evitar manchas.

Se houver sujeira impregnada, deixe a solução de detergente e água agir por alguns minutos e depois esfregue com uma vassoura de cerdas macias.

porcelanato para sala
Uma vantagem importante do porcelanato para sala é a facilidade de limpeza e manutenção, garantindo praticidade à sua rotinaUma vantagem importante do porcelanato para sala é a facilidade de limpeza e manutenção, garantindo praticidade à sua rotina (Projeto: Portobello S.A.)

Nunca use palha de aço ou outros similares, pois eles podem riscar e retirar o brilho do porcelanato. Após o processo, enxágue com água e seque com um pano limpo.

Para as limpezas pesadas, use CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso, sempre diluídos em água. Evite, ainda, usar ceras e impermeabilizantes.

Depois dessas dicas, já sabe como escolher o porcelanato para sala? Então, acesse o site da Portobello e encontre diferentes opções de revestimentos para transformar a sua casa!

Sair da versão mobile