O porcelanato acetinado tem atraído a atenção de profissionais de arquitetura por entregar beleza e sofisticação para projetos de residências e espaços comerciais. Mas o que chama tanto a atenção neste material?
Existem muitos tipos de porcelanato, com cores e texturas variadas, e o porcelanato natural – também chamado de acabamento acetinado no mercado – tem características únicas e o poder de transformar ambientes.
Fique conosco para descobrir quais são essas características, entender por que ele é chamado de porcelanato natural e quais as melhores formas e locais para aplicá-lo. Ah, e claro, conferir ideias de projeto para inspirar a sua criação. Vamos lá?
O que é porcelanato acetinado?
O porcelanato acetinado é aquele que possui aparência mais natural, sem brilho. Ainda é bastante comum que as pessoas relacionem o termo "acetinado" com texturas mais brilhantes, mas não é o correto.
Por essa razão, o termo ideal a se usar é "porcelanato natural", por traduzir melhor a sua aparência de acordo com as texturas, que são mais naturais e dão uma maior sensação de aconchego – é como nós chamamos aqui no Archtrends Portobello.
As peças de porcelanato tendem a ter acabamento e cores uniformes, são muito resistentes à ação de fatores químicos e físicos, não mancham com facilidade, são práticas, e duráveis.
O porcelanato acetinado, em específico, é reconhecido e diferenciado por apresentar uma alta resistência a riscos.
Este porcelanato natural pode ser utilizado em diversas aplicações e composições de decoração, mas falaremos mais sobre suas aplicações logo mais no texto.
O que é porcelanato acetinado retificado?
Se você estiver procurando por um porcelanato que entrega um acabamento incrível para a sua obra, o porcelanato retificado é uma boa alternativa. Sua principal característica é a borda diferenciada que deixa o encaixe entre as placas perfeito e sem a necessidade de usar muito rejunte (apenas 1,5mm).
Assim, a linha que divide as peças fica quase imperceptível, ampliando a sensação de continuidade visual edando a impressão de que o piso ou parede foi revestido com uma única peça.
Onde usar o porcelanato acetinado?
A versatilidade do porcelanato acetinado é um dos seus principais atributos. Devido ao seu processo de fabricação que possibilita a criação de vários designs — desde padrões simples até os que porcelanatos que reproduzem pedras, madeiras e cimento —, o produto pode ser utilizado como revestimento de paredes e pisos,bancadas e móveis em qualquer ambiente interno, como cozinha, banheiro, quartos, entre outros.
A escolha do porcelanato para o piso deve ser baseada nas características do lugar. Por exemplo, para espaços comerciais, é preciso ficar atento ao trânsito de pessoas para garantir que o piso resistirá mesmo em lugares com muita movimentação.
Já para ambientes internos, como salas (comerciais ou residenciais), dormitórios e corredores — considerados áreas secas —, deve ser analisado qual é o objetivo do piso. O acetinado deixa o ambiente aconchegante e mais confortável visualmente, por refletir menos luminosidade.
Para áreas que entram em contato com umidade e gordura, como banheiro e cozinha, o revestimento acetinado é bastante aconselhável.
Quais as vantagens de usar piso porcelanato acetinado?
Assim como as outras variações de porcelanato, o revestimento acetinado é muito resistente, apresenta uma aparência agradável e pode ser utilizado em diversos tipos de ambiente. Confira algumas vantagens desse tipo de material.
Não é escorregadio
Os pisos em material acetinado proporcionam um baixo risco de queda, já que as superfícies naturais ou acetinadas possuem maior coeficiente de atrito quando comparadas às superfícies polidas, mais lisas.
Ou seja, os pisos de porcelanato natural possuem maior resistência ao escorregamento. Dessa forma, são indicados para áreas internas molhadas, como banheiros.
É fácil de limpar
Os porcelanatos acetinados encontram-se entre os revestimentos mais fáceis de serem higienizados. As peças ficam limpas com o uso de uma vassoura de fio macio e um pano úmido.
Além disso, não mancham e, por esse motivo, exigem apenas alguns cuidados básicos. Todo o processo de limpeza é bem simples.
Oferece conforto visual
A aparência fosca dos materiais acetinados traz a sensação de conforto e aconchego, já que refletem menos luz.
A aparência natural destes porcelanatos também facilita a combinação com outros elementos dos ambientes, como mobílias e peças decorativas, sem fazer com que, com o passar do tempo, os usuários se sintam cansados ou “enjoados” do revestimento.
Diminui a chance de riscos
O porcelanato pode riscar? Sim. Porém, os porcelanatos acetinados ou naturais são mais difíceis de apresentar riscos do que os polidos. Por isso, são muito indicados para bancadas de cozinhas e para regiões praianas, já que a areia é o principal causador de riscos.
Esse fato também faz com que o revestimento acetinado tenha menor risco de apresentar manchas e marcas se comparado a outros produtos do mercado.
Vale ressaltar que deve-se evitar a utilização de produtos corrosivos e abrasivos no porcelanato, uma vez que o material pode ser danificado com a presença de determinadas substâncias, como os ácidos muriáticos.
Por causa dessas vantagens, o porcelanato natural vem se tornando tendência e tomando o espaço que antes era dominado por opções brilhantes e polidas, não só nos revestimentos para pisos, mas também para paredes.
Principais cores de porcelanato acetinado
Na hora de escolher o porcelanato ideal para a obra, sempre bate aquela dúvida de qual cor é a mais bonita ou combina com tudo. Para te ajudar a ter ideias de como combinar, nós selecionamos as cinco cores mais usadas em projetos para você se inspirar. Confira!
Porcelanato acetinado cinza
A cor cinza é neutra e combina muito bem com vários estilos de decoração, como o industrial, o moderno e o clássico.
Porcelanatos que simulam piso de cimento queimado e as pedras rústicas, ou que têm tons mais escuros (cinza e grafite, por exemplo), trazem ao ambiente um toque de modernidade. Em conjunto com itens de decoração e móveis, podem conferir charme diferenciado e sensação de aconchego ao espaço.
A linha MS. Barcelona é um bom exemplo de porcelanato acetinado cinza para combinar com tons escuros ou com cores vibrantes para quebrar a monotonia do ambiente.
Porcelanato acetinado preto
Os porcelanatos de tons mais escuros, como o preto e o grafite, também vão muito bem em diversos estilos de decoração, passando um ar maior de sofisticação, elegância e modernidade.
Quer criar um ambiente aconchegante? Combine o preto com móveis e outros revestimentos em tons de madeira clara. Fica natural e elegante ao mesmo tempo. A Portobello apresenta a linha Dansk, com opções deste material, vale a pena conferir.
Você também pode se interessar: Como usar porcelanato escuro na decoração?
Porcelanato acetinado bege
O bege é outra cor neutra que combina com estilos diferentes de decoração, desde o clássico, minimalista até o romântico, entregando leveza e elegância para os ambientes.
A linha Still Now é uma boa referência de porcelanato bege para utilizar nos projetos arquitetônicos. Os itens desta linha podem ser combinados com outras cores neutras, e até fazer composições com tons pastel ou terrosos.
Porcelanato acetinado branco
O branco é a cor mais fácil de combinar com outras dentro de um projeto arquitetônico. Com criatividade, você cria espaços modernos, clássicos, românticos, contemporâneos... Basta escolher as tonalidades certas para montar espaços acolhedores e charmosos no estilo que quiser.
Conheça a linha Calacatta Blanc, com opções incríveis de porcelanatos brancos para aplicar em seu próximo projeto. Use o branco para aumentar a sensação de limpeza, facilitar a entrada de luz e ampliar espaços.
Porcelanato acetinado marrom
Os tons de marrom na decoração transmitem uma sensação de naturalidade, força, resistência e toques de sofisticação. São cores perfeitas para criar uma decoração rústica, mas também em um ar luxuoso quando combinado com metais dourados e pratas.
Como parte da linha Unique, os revestimentos Or de Cacau entregam essa luxuosidade. Vale a pena conferir.
Como limpar porcelanato acetinado?
A limpeza do porcelanato após o assentamento deve ser feita apenas com uma vassoura com cerdas macias, para retirar resíduos de cimento e areia, e uma esponja umedecida.
Para a limpeza diária, a dica é passar um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro. Limpezas mais pesadas podem ser feitas seguindo as recomendações do fabricante.
Quais os tamanhos de porcelanato acetinado?
Existem diversos tamanhos de porcelanato natural para utilizar no projeto arquitetônico. Para escolher o ideal vale observar o tamanho do espaço e a sensação que deseja dar a ele. Não é adequado usar porcelanatos pequenos no piso de uma cozinha grande, por exemplo.
Entre os principais tamanhos de porcelanato, podemos encontrar peças que vão desde 4,5×4,5cm até 90x180cm (chamada na Portobello como “petit Lastra”) ou 120x270cm (dimensão de Lastra).
Se você deseja dar uma sensação maior de amplitude a um local, as Lastras são ótimas opções, já que apresentam mais continuidade visual e menos emendas e rejuntes. Na Portobello, as Lastras podem chegar a medir 180x360cm! Além de revestimentos, elas também são uma boa opção para quem quer construir o mobiliário com porcelanato, como bancadas de pia e ilhas de cozinha.
Porcelanatos acetinados – 6 inspirações Archtrends!
Não é tarefa fácil eleger o porcelanato mais adequado para o espaço. São inúmeras as opções acetinadas, e a escolha depende do gosto do cliente, das características do ambiente, da especificação do fabricante e do efeito desejado.
Mas, para te ajudar, nós trouxemos alguns projetos como forma de inspiração.
- Decoração com estilo industrial
- Decoração com estilo moderno
- Decoração natural
- Decoração rústica
Já porcelanatos com tons mais claros (como creme, bege, gelo, branco e caramelo), com aparência de mármore ou de madeiras nobres, tornam o ambiente mais clássico e clean, podendo deixá-lo mais amplo, suavizado e renovado.
- Decoração minimalista
Agora que você conferiu sobre o porcelanato acetinado, viu que ele apresenta texturas mais naturais e recebeu dicas de aplicação, ficará mais fácil escolher a melhor opção para o seu projeto.
Conte-nos nos comentários qual foi a sua inspiração favorita, vamos adorar saber. Até nosso próximo conteúdo!