As plantas entraram de vez para dentro dos apartamentos e das casas. A planta jiboia é um exemplo disso. Hoje é uma das mais utilizadas na decoração, se destacando por sua durabilidade e beleza.
Esse crescimento do uso de plantas tem relação com a recente tendência da biofilia, que busca trazer elementos da natureza para dentro de casa.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Continue a leitura para conhecer melhor a planta jiboia e saber como incorporá-la na decoração da sua casa.
Plantas na decoração
As plantas dão um charma a parte na decoração, isso é inegável. Atualmente, também é de conhecimento de áreas de estudo, como a neuroarquitetura, que o uso de plantas em ambientes internos traz benefícios para os usuários dos espaços.
De forma geral, as plantas embelezam os ambientes, geram uma sensação de conforto e contato com a natureza.
Outro aspecto muito importante é a atenção que as plantas requerem. Este tempo de cuidado, que inclui a rega e a poda da planta, pode ser um momento de conexão e concentração, de atenção plena e cuidado. Momentos como este são muito importantes para saúde mental.
O ideal para os jardineiros de primeira viagem é escolher plantas que sejam mais fáceis de cuidar. Também é aconselhável começar com poucas plantas. Com o tempo, observação e pesquisas, é possível ampliar a gama, a complexidade e a quantidade de espécies de plantas.
Mas é preciso lembrar que as plantas demandam cuidado, e serão mais uma atividade na sua rotina. Como já foi dito, umas dão menos trabalho que outras, como é o caso da planta jiboia. Continue lendo para conhecer melhor esta espécie.
Leia também:
- Plantas para apartamento: o que você precisa saber antes de comprar
- Sala com plantas: conheça 7 espécies e saiba como decorar com elas
- 3 tendências de arquitetura e decoração para 2023
A planta jiboia
A planta jiboia é uma ótima opção para os jardineiros iniciantes, os mais desatentos ou aqueles que têm menos tempo. A planta é uma opção fácil de cuidar, que demanda pouca atenção e é de fácil manutenção.
A planta é adaptável e pode ter de poucos centímetros até 18 metros, a depender do ambiente. O formato e o verde vivo das suas folhas exalam elegância e transformam qualquer ambiente. Ela não requer muita luz, nem muita água, sendo então ideal para apartamentos e áreas internas.
Cuidados com a planta jiboia
Separamos algumas dicas para você conseguir manter sua planta jiboia sempre bonita e saudável. Mesmo exigindo poucos cuidados, a espécie tem demandas específicas que, se forem respeitadas, garantirão muita durabilidade e beleza.
Luz e Calor
A planta jiboia é uma planta tropical, que se adapta bem no sol e na sombra. A iluminação indireta é a que mais favorece a planta.
Por ser uma espécie tropical, é amiga do calor e não gosta de baixas temperaturas. Essas duas características tornam a planta ideal para apartamentos e áreas internas de casas.
Adubação e Rega
A rega da jiboia é simples. Em períodos de muito calor, a rega deve ser feita 3 vezes na semana. Nos períodos menos quentes, 2 vezes na semana. O solo deve ser adubado a cada 3 meses. Mantendo o solo fértil e as regas constantes, sua planta jiboia ficará sempre linda.
Pragas e poda
Como qualquer outra planta, a jiboia pode apresentar pragas. A mais comum é a cochonilha, que tem a falta de adubação como causa principal.
Para garantir a vivacidade da sua planta jiboia, além de adubar, regar e fazer o controle de pragas, é preciso podar. As podas podem ser feitas 2 ou 3 vezes por ano. É ideal também sempre remover folhas secas, amareladas e queimadas.
4 usos da planta jiboia na decoração
Além de ser uma planta muito bonita, a jiboia também carrega um significado. Por isso, é uma excelente escolha para quem gosta de utilizar elementos com significado em casa. Acredita-se que ela é capaz de absorver as energias negativas e proteger a sua casa.
Seja para embelezar ou para proteger, a jiboia é uma opção maravilhosa para os amantes de plantas e para os iniciantes no universo das plantas.
Veja a seguir algumas ideias para usar a espécie na decoração:
1. Para embelezar prateleiras da varanda
Em prateleiras altas ou mesas, a planta jiboia é ideal para decorar varanda. Por não precisar de luz direta ou grandes vasos, ela se adapta bem em prateleiras altas e até mesmo decorando mesas.
2. Um novo adorno para a estante da sua sala
Plantas são fundamentais para a decoração de salas de estar, trazendo todo o conforto e beleza natural que estes ambientes precisam. Você pode espalhar algumas plantas em diferentes alturas pelo espaço, do chão até as prateleiras mais altas.
3. Ideal para banheiros e lavabos com pouca luz
Os banheiros e lavados também merecem um toque de vida. Nada melhor que uma planta jiboia para proporcionar este efeito. A pouca demanda de luz que a jiboia exige é ideal para estes ambientes que costumam ter menos luz natural.
4. Ambientes comerciais ganham muito com plantas
Os ambientes comerciais se beneficiam muito das plantas naturais, e a jiboia é uma excelente opção por aliar beleza e praticidade. Ela é capaz de elevar o ambiente e ainda gerar mais conforto para os clientes.
A planta jiboia é um exemplo da crescente integração das plantas na decoração das casas. Conectada com a tendência da biofilia, busca trazer a natureza para dentro dos nossos espaços. Seu charme e beleza acrescentam vivacidade a qualquer ambiente, e ainda estimula a conexão entre natureza e design com elegância e vitalidade.
Quer conhecer agora outra espécie queridinha da decoração? Então leia mais sobre os cactos e saiba como decorar com essas plantas pra lá de charmosas.