28.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Existem cactos de diversos tamanhos. Neste projeto, as plantas estão em destaque em grandes vasos (Projeto: Juliana Marodin Cordeiro)

Cactos: cuide e decore com essas plantas para lá de charmosas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.12.2022
Estigmas e mistérios rondam os cuidados com os cactos. A seguir, mostramos como cuidar dessas plantas e embelezar a sua casa com elas
minutos de leitura

Você pensa em ter cactos na sua residência? Saiba que essa planta natural do deserto pode ser um verdadeiro trunfo na decoração de casas e apartamentos, uma vez que exige pouca manutenção.

Ela também ajuda a deixar os ambientes mais bonitos, além de leves e puros, proporcionando bem-estar a moradores e visitantes.

No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre esta planta que virou uma verdadeira tendência na decoração de interiores. Confira!

Cientificamente, o que são os cactos?

cactos, ambiente integrado
Atualmente, existem mais de 140 de gêneros de cactos catalogados (Projeto: VIVA Arquitetura)

Nativos do continente americano, os cactos são plantas pertencentes à família Cactaceae, que sobrevivem em lugares quentes e/ou áridos graças ao acúmulo de água nos seus tecidos.

Todos os exemplares contam com raiz, talo e folhas grossas, justamente para armazenar água em quantidades muito maiores do que outras plantas.

Existem cerca de 142 gêneros e 1793 espécies de cactos. Todos têm uma superfície espessa, que pode ou não ter espinhos.

Uma curiosidade é que todos eles são capazes de florescer, embora possam levar mais de 20 anos para isso. Alguns dão flores exuberantes, enquanto outros florescem de forma discreta.

Os cactos apreciam o clima seco e quente, com pouca umidade. Por outro lado, amam a luz solar em abundância.

Isso é determinante para definir onde colocar essas plantas dentro da sua casa. Falaremos sobre isso em detalhes adiante.

Por que ter cactos em casa?

cactos em casa
Neste projeto, os vasos harmonizaram com os tijolos terracota e os cactos com o mármore verde (Projeto: Leonardo Zanatta)

Agora, vamos aos benefícios de abrigar essas plantinhas em casa. O primeiro, claro, é o valor decorativo e a baixa manutenção.

Em seguida vem a purificação do ar, uma vez que os cactos sugam toda a umidade do ambiente e, assim, o deixam mais leve.

Nas culturas orientais, essas plantas também são conhecidas como guardiãs do lar, simbolizando proteção e segurança.

Segundo essas crenças, basta colocá-las próximas a janelas ou zonas de passagem que elas criem uma barreira natural contra as más energias e atraiam bons fluídos.

Quais são os cuidados necessários com os cactos em casa?

cactos, sala de jantar
Em casa, cactos demandam cuidados específicos (Projeto: Portobello)

Mesmo sendo plantas de baixa manutenção, os cactos necessitam de alguns cuidados, principalmente quando estão em ambientes fechados.

Tudo começa com o vaso escolhido, já que ele tem grande influência na permeabilidade. Peças de cerâmica, barro e cimento são as mais indicadas para abrigá-los.

Esses materiais permitem que a água evapore com facilidade e, portanto, mantêm a terra seca — ponto primordial para a saúde da planta.

Em seguida vem a escolha do local ideal. As opções são limitadas, uma vez que os cactos devem estar, necessariamente, nos lugares onde bate mais sol.

A incidência de luz solar direta será a grande responsável por mantê-los bonitos e saudáveis por muito tempo.

Na sequência de cuidados, talvez esteja o mais difícil quando se fala de cactos: as regas.

Eles podem passar longos períodos sem água. Por isso, quando regados com muita abundância e frequência, ficam com as raízes fragilizadas e têm problemas de desenvolvimento.

A rotina de rega depende do tamanho do vaso. Mas, no geral, em meses mais quentes, eles devem ser molhados uma vez por semana. Já nos mais frios, uma vez a cada 15 dias.

Além da frequência, é sempre bom estar atento à quantidade. Se você observar que ainda há água no pratinho ou na base do vaso, esvazie o recipiente.

Por fim, se quiser dar um up nos seus cactos, vale a pena investir em adubos, fertilizantes e vitaminas.

Em uma rápida pesquisa em sites especializados, você encontrará o complemento certo para a sua planta. Geralmente, a adubagem deve ser realizada uma vez por mês.

Quais são os melhores tipos de cactos para ter em casa?

cactos, banheiro
Alguns cactos se adaptam melhor ao ambiente doméstico, se desenvolvendo com saúde (Projeto: Portobello)

Anteriormente, comentamos que existem mais de 140 gêneros de cactos. Portanto, escolher as melhores espécies para ter em casa pode não parecer uma tarefa tão simples à primeira vista.

A partir das suas principais características, listamos os tipos que podem ser facilmente cultivados enquanto embelezam o seu lar.

Cacto de dedal

Pertencente ao gênero Mammillaria, é uma ótima opção para quem deseja fazer o primeiro contato com plantas, pois é muito resistente e suas regas são espaçadas.

Os cactos de dedal podem ser encontrados com flores rosas, laranjas, lilases, amarelas e brancas. Também não requerem tanto espaço.

Cacto de Amendoim

Durante a primavera, produz muitas flores com cores brilhantes. Seus espinhos não são perigosos; portanto, é possível deixá-lo ao alcance de crianças e animais.

Como é capaz de crescer bastante, o mais indicado é que seja plantado em vasos grandes e pendentes.

Cacto orelha de coelho

Como o nome sugere, o seu formato lembra as orelhas de um coelho. Tem, aproximadamente, 20 cm. Por isso, pode ser abrigado em qualquer cantinho da casa.

Cacto orquídea

Em relação à maioria dos cactos, este exige um pouco mais de rega, mas nada comparado a uma orquídea.

Os melhores lugares para plantá-los são os vasos suspensos, já que seus caules tendem a cair para fora. As flores podem ser rosas, roxas, vermelhas e amarelas.

Quais são os melhores ambientes para incluir os cactos?

cactos, lavabo
Caso o cacto esteja em um ambiente que não receba luz direta, é importante que ele seja colocado próximo à janela
(Projeto: Vanessa)

Como já mencionamos, os cactos precisam de sol. Portanto, independentemente do lugar onde eles vão ficar dentro da sua casa, é interessante que recebam luz solar direta.

No caso de plantas maiores, vale a pena colocá-las em definitivo próximo a uma janela. Já vasos menores podem ser colocados para tomar sol durante horários específicos do dia.

Como os cactos não gostam de ambientes úmidos, priorize a sala e o quarto. Em áreas externas, como varandas, se atente às chuvas, pois a planta tende a morrer com o excesso de água.

Como usar os cactos na decoração?

cactos, sala integrada
Tons de terra e azul casam muito bem com os cactos (Projeto: Jéssica Castro / Foto: PicCompany)

Depois de todas essas informações, finalmente chegou a resposta para a pergunta mais importante!

A primeira ideia é misturando vários tipos de cactos, com tamanhos, formatos e vasos diferentes. Assim, a decoração não cai na monotonia, apesar de estar completamente harmonizada.

Também há a opção de incluí-los em um minijardim, misturados com bonsais e outras suculentas menores, ou em um terrário, que pode ficar até mesmo na mesa de centro da sala.

Para cactos que tendem a "cair" do vaso, como é o caso do cacto macarrão, existe a possibilidade de colocá-los em vasos ou suportes suspensos.

Por fim, você pode acomodá-los em nichos, prateleiras, estantes, mesas, escrivaninhas ou em grandes vasos.

É possível seguir uma linha natural no restante da decoração, com tons terrosos, móveis de madeira, tecidos orgânicos, objetos artesanais etc.

O importante é deixar a imaginação fluir e aproveitar o espaço — que, a partir de agora, ganha charme e vida.

Para saber mais sobre como decorar com folhas e flores, confira ideias de decoração com plantas para a sua casa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cactos: cuide e decore com essas plantas para...

Cactos: cuide e decore com essas plantas para lá de charmosas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies