27.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala do maison&objet 2023
Instalação Raphael Navot ©AETHION

Best of Maison&Objet

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.01.2023
Renomada feira de design, Maison&Objet tem sua primeira edição de inverno após a pandemia e reafirma sua missão em apresentar novos talentos e incríveis lançamentos para a casa
minutos de leitura

Mesmo em dia de greve geral e com os termômetros abaixo de zero, a Maison&Objet abriu suas portas em Paris com os pavilhões lotados de novidades e público sedento e animado. 

Como sempre, a feira joga luz ao talento de nomes não óbvios para a principal instalação do evento, que este ano foi assinada por Raphael Navot, designer do ano desta edição. Com um projeto conceitual, Navot criou para a feira um lounge propositalmente redondo, que promovesse relaxamento e contemplação. As paredes foram revestidas com argila em tons de terra que iam clareando em degradê até o teto. O piso preto em “cacos” de madeira carbonizada, produto desenvolvido por Navot para a marca Oscar Ono, acolhia um pequeno espelho d’água ao centro, que dava profundidade ao espaço. Sobre ele, poltronas e pufes desenhados por Navot para Roche Bobois e, ao centro da instalação, um importante lampadário de vidro de Murano craquelado, latão e madeira, realizado pela Flos Bespoke. A iluminação era controlada por computador e diminuía e aumentava no ritmo da respiração, fazendo com que o visitante se sentisse num ambiente protegido e relaxado como o útero materno.

Bom, depois de passar por esta experiência sensorial, o público estava mais que pronto para se inspirar com os lançamentos de produtos, reedições de clássicos e novos talentos apresentados pela feira. 

Aqui uma seleção das 10 peças que mais me chamaram a atenção na Maison&Objet 2023, que eu tive o prazer de visitar nesse mês de janeiro. 

sala com poltronas laranjas na maison&objet 2023
Instalação Raphael Navot ©AETHION

1 - Cadeira Dot e banco Full Dusty, design de Cedric Breisacher

O jovem designer francês Cedric Breisacher, selecionado como Talent so French nesta edição, se preocupa com o uso de matéria-prima local e com a circularidade de sua produção.

Cedric apresentou a cadeira minimalista Dot, em madeira maciça esculpida e finalizada manualmente, fazendo com que cada peça seja única e memorável. 

Já as raspas e o pó da madeira resultado da produção da Dot foram trabalhados por Cedric  com um aglutinante orgânico à base de batatas, e deram forma ao banquinho Full Dusty.

Com este trabalho Cedric pode dizer que o banquinho é sua primeira peça 100% no waste.

2 - Luminaria Mokuren, design de Naoto Fukasawa para a Lladró 

luminária de flores na maison&objet 2023
Luminária Moruken-Lladró com designer Naoto Fukasawa

Lladró, marca espanhola de Valência, esteve na Maison&Objet comemorando seus 70 anos. Como resultado de uma parceria inédita com o designer japonês Naoto Fukasawa, nasceu a luminária Mokuren, inspirada na árvore da magnólia. As pequenas cúpulas em biscuit moldado à mão com DNA de alta qualidade Lladro mimetizam à perfeição a exuberante floração da espécie. A combinação perfeita entre natureza, arte e poesia.

3 - Poltrona Caribe, design de Sebastian Herkner para Ames

Poltrona Caribe, de Sebastian Herkner, para Ames (Crédito: AmesGmbH)

A Ames é uma marca alemã que desenvolve toda a sua produção na Colômbia, utilizando materiais e técnicas artesanais locais.

Para esta edição da Maison&Objet o designer Sebastian Herkner, figura notória na feira (ele foi nomeado designer do ano da edição de 2019), desenvolveu a poltrona Caribe se inspirando nas tradições e vibrações alegres do povo colombiano.

Cada poltrona é feita individualmente por artesãos locais, na cidade de Santa Marta, que tecem fibras naturais (foto) ou de material reciclado diretamente na estrutura metálica, fiéis ao método tradicional momposino colombiano. 

Com uma ampla variedade de combinações cromáticas, as poltronas são perfeitas para ambientes internos e externos.

4 - Luminária Avro, design do Studio Natural para Martinelli Luce

Luminária Avro, Design Studio Natural, para Martinelli Luce

Em um mundo pós-pandemia, praticidade e conforto são essenciais, principalmente quando nossas casas se transformam em ambiente de trabalho. Para atender a essa crescente demanda, o Studio Natural criou para a italiana Martinelli Luce a luminária Avro. Seu bocal inferior, que espelha o superior, esconde uma tomada embutida. Assim, o pendente da sala de jantar ou mesmo da cozinha se transforma numa extensão para acionar computadores, carregar celulares ou quaisquer outros devices. 

Disponível nas cores laranja, azul claro, branco e preto, a simpática luminária tem como objetivo simplificar a vida dos praticantes de home office.

5 - Coleção Siamo Tutti Uno, design de Silvia Z. Pio e Roberta Mari para L’arte nel Pozzo

A coleção de vasos, inteiramente feitos à mão, em suas cores e grafismos, se inspira nas pinturas corporais de diversas tribos indígenas. 

Para além de nuances vibrantes, a coleção carrega o propósito de apoiar o Survival International, um movimento global que defende os direitos dos indígenas ao redor do mundo com doação de parte arrecadada pela venda de cada vaso.

vasos coloridos e geométricos no maison&objet 2023
Coleção Siamo Tutti Uno, design Silvia Z. Pio e Roberta Mari, para L’arte nel Pozzo

6 - Luminária Teelo 8020, design de Seppo Koho para Secto Design

luminária de mesa de madeira na maison&objet 2023
Luminária Teelo 8020, designer Seppo Koho, para Secto Design

O finlandês Seppo Koho, responsável por criar as clássicas luminárias da marca Secto, desenvolveu a Teelo 8020, recriando um moderno e refinado olhar escandinavo.

A luminária de mesa, em dois tons de bétula prensada, foi pensada em oferecer uma confortável luz indireta que ilumina o ambiente sem ofuscar.

7 - Coleção Les Mille et Une Nuits, design de Guillaume Delvigne para Maison Matisse

mesa de cortiça
MAISON MATISSE, coleção LES MILLE ET UNE NUITS, designer GUILLAUME DELVIGNE © Clément Savel

Mantendo a tradição da marca francesa Maison Matisse de trabalhar com materiais naturais, Guillaume Delvigne, em sua nova coleção, trabalhou com cortiça reciclada cortada a laser e finalizada à mão. 

Foram desenvolvidos bancos, bandejas e prateleiras através de cores que remetessem a Henri Matisse, artista francês, conhecido pelo uso de uma paleta colorida e vibrante, o maior inspirador da marca.

8 - Castiçal BMF, da Stoff Nagel

castiçal empilhável
BMF CANDLE HOLDER, de Stoff Nagel

O icônico castiçal empilhável BMF da marca Stoff Nagel é um clássico criado na década de 1960. Este ano a marca apresentou novos acabamentos da peça, como o preto fosco. 

9 - Poltrona Play, design de Dmitry Kozinenko para Woo Furniture

poltrona geométrica
PLAY armchair, Dmitry Kozinenko, Woo Furniture

Emocionou a mostra The Art of Resilience. Ukrainian design and craft, no meio do principal pavilhão da Maison&Objet. Não obstante a trágica guerra em curso na Ucrânia, o país segue sua busca pela liberdade incondicional de seu povo, que continua a acreditar no belo, na poesia e em suas tradições. 

A poltrona Play foi desenvolvida com a junção de variados elementos geométricos da infância do designer ucraniano Dmytro Kozynenko. O resultado é ao mesmo tempo elegante e alegre, conceitual e ergonômico, algo único que provoca curiosidade e interação com o entorno.

10 - Poltrona e pufe, design de Mariia Puliaieva para Mapico

pufe com franja feito à mão
Designer Mariia Puliaieva, Armchair and Poufs Mapico

A poltrona e o pufe da ucraniana Mariia Puliaieva, envoltos de memórias e sustentabilidade,  também fizeram parte da mostra The Art of Resilience. Ukrainian design and craft.

Feitos à mão, com estrutura em madeira e lã tecida nas montanhas dos Cárpatos, as peças carregam a inspiração da Gunya, casaco de lã tradicionalmente usado por moradores dessa região, os Hutsul.

Todos em linha com o tema da mostra, estes designers ucranianos transformam resiliência em arte para criar o futuro. Um emocionante exemplo para o mundo. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Best of Maison&Objet...

Best of Maison&Objet

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies