A arquiteta e designer Patricia Anastassiadis é uma das presenças confirmadas no Archtrends Summit 2023, um dos maiores eventos de arquitetura do Brasil.
Conhecida por revelar a verdadeira essência dos locais onde desenvolve seus projetos, ela terá muito a contribuir com a edição deste ano, cujo tema é O que está dentro importa.
>>>> Garanta seu ingresso para o Archtrends Summit!
Quer descobrir como Patricia se tornou um nome de peso no mundo da arquitetura e do design? Continue a leitura para saber mais sobre a sua história de vida e trajetória profissional!
Quem é Patricia Anastassiadis?
Além da arquitetura, Patricia Anastassiadis desenvolve projetos de design de interiores e de produto. Por realizar trabalhados cheios de autenticidade, ganha destaque nos campos em que atua.
Em 1993, logo após concluir o curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, ela fundou o escritório que leva o seu nome.
Junto de seus sócios, Patricia está sempre em busca de soluções, materiais e histórias diferentes. Tanto é que o seu estúdio é reconhecido por criar projetos únicos, unindo estética, funcionalidade e técnica.
O escritório elabora projetos de arquitetura e design de interiores para empreendimentos imobiliários, hotéis, espaços comerciais, corporativos e de entretenimento.
No ramo de hotelaria, já foram desenvolvidos projetos para grandes redes, como Four Seasons, Oetker Collection, Fairmont, Ritz Carlton, Hilton e Grand Hyatt, entre outras.
Patricia ainda reformulou os hotéis Ca’d’Oro e Tivoli, em São Paulo, e foi responsável pela construção do Hilton Barra, no Rio de Janeiro.
Durante toda a carreira, ela recebeu diversos convites para elaborar projetos de arquitetura e design dentro e fora do país.
A estética contemporânea, aliada à elegância e sofisticação sem esforços, conferem destaque às suas criações.
Com estilo autêntico e poético, buscam revelar a essência de cada local a partir do cuidado e da pesquisa constantes.
Além disso, vale destacar o trabalho de Patricia com design de interiores e de produto. Suas coleções de objetos, revestimentos e mobiliário proporcionam experiências únicas aos usuários.
Assim como na arquitetura, as peças desenvolvidas resgatam memórias afetivas e valorizam detalhes de maneira harmoniosa.
Leia também:
- Cino Zucchi é convidado da POLI.DESIGN para o Archtrends Summit
- Ailton Krenak fala sobre sustentabilidade e futuro no Archtrends Summit
- Isay Weinfeld participa do Archtrends Summit 2023
Como começou sua trajetória profissional?
Por ter crescido em meio à empresa de confecções de seus pais no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, Patricia Anastassiadis tinha vontade de cursar moda.
Entretanto, naquela época não havia faculdade de moda no Brasil, somente em outros países. O pai dela a orientou a estudar fora só depois de concluir uma graduação no Brasil.
Então, seguindo os conselhos da mãe, ela resolveu cursar arquitetura.
Embora não fosse sua primeira opção de carreira, Patricia reconhece a importância do direcionamento da família naquela fase de sua vida.
Depois que iniciou a faculdade, ela não quis mais saber da moda.
Por volta da metade do curso, Patricia começou a perceber a relação direta entre a arquitetura e o ser humano.
Como sempre gostou de sociologia, antropologia e filosofia, o lado simbólico da área passou a despertar diversas questões.
Foi na varanda da própria casa que funcionou o primeiro escritório de Patricia.
Uma grande oportunidade na trajetória da arquiteta foi o projeto para o restaurante Filomena, em 1994, que abriu diversas portas. Depois disso, ela nunca mais parou.
Quais são as principais características de seus projetos?
Os projetos de arquitetura e design de Patricia Anastassiadis são desenvolvidos a partir da preocupação em preservar histórias, memórias e a alma dos lugares.
Por isso, sempre buscam valorizar as identidades regionais por meio do uso de elementos locais.
Em algumas ocasiões, o escritório de Patricia já concorreu com outros renomados de países como Inglaterra, França e Estados Unidos.
Na perspectiva da arquiteta, as vitórias se devem ao olhar que ela e sua equipe têm sobre os projetos e os lugares onde serão realizados.
Isso tem a ver com a maneira de trabalhar de Patricia, que é diferente de muitos profissionais. Há uma preocupação em não impor nada a ninguém.
O mais importante, em um primeiro momento, é entender a história do local. Ao desenvolver um projeto, a arquiteta constrói uma narrativa para mostrar como as escolhas foram feitas. Tudo é intencional.
Uma obra de arte, por exemplo, sempre possui uma ligação com a história que se deseja contar em um ambiente.
Mais do que ser bonita, ela produz sensações nas pessoas, mesmo que elas não percebam de forma consciente.
Quais prêmios ela já recebeu?
Patricia Anastassiadis foi a vencedora do Good Design® Award 2022, o mais antigo e prestigiado prêmio de design do mundo, na categoria Furniture.
Duas peças a fizeram se destacar.
Uma delas foi a poltrona giratória Pollux, cujo design estabelece um diálogo entre as formas geométricas puras e a emoção humana. Ela faz parte da Coleção Psyché, de 2022.
A outra foi o balanço Seed, lançado em 2021, que convida as pessoas a retornarem à infância. Por meio da superioridade artesanal, a peça instiga a liberdade de movimento e recupera o sentimento de pureza.
Ambas integram o portfólio da Artefacto, marca brasileira de mobiliário em que Patricia atua há seis anos como diretora criativa.
Patricia Anastassiadis participa do Archtrends Summit 2023
Desde 2018, a Portobello realiza o Archtrends Summit, um fórum de criatividade voltado a profissionais de arquitetura e design. O tema escolhido para a edição deste ano é O que está dentro importa.
Patricia Anastassiadis será uma das palestrantes. Junto de outros grandes nomes do mercado, ela ampliará a reflexão sobre a alma dos projetos.
A Portobello acredita no potencial dos ambientes para acolher atitudes e intenções. Mais do que aquilo que se vê, os espaços autênticos revelam a essência, a história e a identidade de cada um.
O Archtrends Summit acontece em 5 de setembro, no Teatro Santander, em São Paulo. Pela primeira vez, o evento será aberto ao público.
É uma ocasião única, em que arquitetos e designers renomados trocam conhecimentos e experiências com profissionais, estudantes e interessados nesse universo.
Ficou com vontade de participar? Acesse o site do Archtrends Summit 2023 e adquira o seu ingresso!