Painéis decorativos: explore as opções com revestimentos
Quadros, fotos, pratos e até mapas podem decorar a parede e transformá-la numa espécie de museu pessoal. Mas para quem gosta de usar materiais diferentes ou não liga para mudanças mais duradouras, criar painéis decorativos pode ser um exercício de criatividade.
A seguir, vamos mostrar por que os painéis decorativos fazem tanta diferença em casa. E ainda vamos te apresentar Pi, novidade da Portobello perfeita para esse tipo de criação. Confira!
O que é um painel decorativo?
É um grande painel voltado para a decoração de ambientes. Ele costuma ser feito de um material diferente do restante das paredes e pode ter uma cor ou textura mais chamativa.
O painel decorativo pode decorar parte da parede, como um quadro; cobri-la por completo ou até mesmo revestir parte do teto.
Ele também pode dividir ambientes, pois dependendo do material, pode ter resistência e espessura suficientes para ser uma espécie de parede.
Em quais ambientes usar painéis decorativos?
Qualquer ambiente da casa pode ter um painel decorativo. O ideal é que o material seja adequado ao ambiente.
Por exemplo: a madeira não é a matéria-prima mais propícia para o banheiro, mas ela pode ficar ótima na sala. Já o concreto natural pode ser usado em paredes internas de ambientes úmidos.
Leia também:
- Tijolinho branco: 5 revestimentos para usar a tendência de forma clean
- Piso: encontre o material ideal para as suas superfícies horizontais
- Qual é o melhor porcelanato para banheiro?
Como usar painéis decorativos em casa?
Veja a seguir inspirações para criar painéis decorativos em diferentes ambientes:
No banheiro
O banheiro pode, sim, ter um painel de impacto. Aqui, o ideal é que ele fique em uma parede onde possa ser visto.
Na imagem acima, ele foi utilizado atrás do espelho, como uma "moldura" maior e mais moderna. Assim, qualquer pessoa que entrar já vai visualizá-lo.
O painel decorativo na parede pode ser feito de revestimento em relevo e, ao mesmo tempo, contrastar com outro formato de revestimento, como um de superfície plana, destacando a parede.
Com a mesma cor de revestimento
Você também pode criar painéis decorativos com o mesmo tom de revestimento já usado na parede.
No exemplo acima, a superfície côncava azul contrastou com a plana também na cor azul, criando um painel elegante e moderno. O resultado parece visualmente mais discreto, mas oferece uma textura interessante à parede.
Na sala
Em muitos casos, o painel é feito para servir como "base" de uma televisão. Mas também é possivel destacar outras paredes como a que fica atrás do sofá, por exemplo.
Por ser o cartão de visitas da casa, vale a pena investir na decoração da sala com algum painel decorativo, afinal, é o ambiente ideal para ganhar cores e texturas com a personalidade do morador.
As salas de recepção de áreas comerciais também podem ser decoradas com painéis de revestimentos para deixar o espaço mais convidativo e aconchegante.
Dividindo ambientes
Se você prefere um ambiente integrado, que traz aquela sensação de residência maior, o painel decorativo é uma excelente opção para substituir paredes.
Por ter espessura e comprimento menores, ele só traz uma pequena divisão entre os ambientes, mas sem que isso interfira no objetivo de integrar espaços.
No quarto
Aqui, é bem comum que o painel fique por trás da cama, substituindo ou não a cabeceira. O importante é que ele traga harmonia para o quarto.
Se ficar em uma área "escondida" da sua visão enquanto estiver dormindo (como o exemplo da cabeceira), é possível ousar um pouco mais.
Mas se ele estiver nas paredes laterais, o ideal é que seja de um tom mais claro e neutro. Assim, não interfere no seu descanso.
Na cozinha
Também é possível usar painéis decorativos na cozinha. Neste caso, além de saber se o material é adequado para ambientes úmidos, certifique-se de que seja fácil de limpar e bactericida.
Como a cozinha é um local com muito contato com líquidos e gordura, a atenção a esses detalhes permite que a decoração permaneça bonita por décadas.
PI: a matemática pura em painéis decorativos
A matemática pura. Um número, Pi, que expressa as proporções e relações das partes do círculo, traduzidas em uma forma esculpida que parte de dois círculos. A força da simplicidade, da figura essencial.
Feito em concreto natural, o revestimento Pi representa a constante inovação que a Portobello procura trazer em seu portfólio.
Enquanto uma de suas superfícies é oblonga e côncava, a outra é reta. É a união de arte, design e arquitetura diretamente para a sua casa.
Com uma paleta mate de tons neutros e frios, influenciada por nuances de cinzas, verde e azul, Pi é uma proposta para combinar os mundos da razão e do olhar lúdico.
Uma ferramenta para criatividade com cores e formas de uma elegância particular para projetos que ousam ir além.
Por ser um produto natural, Pi tem uma variação tonal dentro de sua paginação. Resumindo: cada peça traz um layout que só você vai ter.
Pi está disponível nos formatos plano e côncavo, que permite que você possa criar painéis decorativos como quiser. No formato 10cm x 30cm, é possível combinar cores e paginações para um painel único.
Assim como os outros revestimentos da coleção Authentic, Pi é um convite ao toque, a sentir sua casa de uma forma totalmente diferente.
Pronto para usar painéis decorativos na sua residência? E para continuar no assunto decoração, confira agora 7 grandes vantagens da bancada de porcelanato para banheiro!