O porcelanato preto é protagonista
Os porcelanatos pretos são marcantes. Por isso, sua aplicação garante ambientes personalizados e com requinte. O revestimento com essa característica tem conquistado cada vez mais espaço na concepção de projetos arrojados. Eles ainda têm a vantagem de serem versáteis, possibilitando uma combinação perfeita com elementos diferenciados, como iluminação, mobiliário e objetos de decoração.
Em parceria com a Portobello, um projeto moderno que merece destaque foi apresentado na CASACOR Itapema pela arquiteta catarinense Adriana Piva. A profissional investiu no revestimento porcelanato preto Steel Black - 80X160 natural, retificado da Linha Steel -, no banheiro do Garden Loft Renault. Em estilo contemporâneo, o ambiente traz como conceito a integração entre os espaços externo e interno.
A combinação de revestimentos em tonalidade escura varia conforme o seu estilo. Com diferentes formatos e texturas, os porcelanatos pretos são encontrados nas versões polida e silk (fosco). Lembrando que cada produto tem a sua indicação de local de uso.
A Portobello oferece produtos incríveis para deixar a sua casa ainda mais bonita e aconchegante.
Mineral / Mineral Black - sintetiza o pantone básico Portobello. A versão Black é atual, urbana e ideal para compor com diferentes materiais, ambientes de todos os estilos. Produtos tecnicamente adequados para todas as áreas de casa.
Pierres / Pierre Ble - Limestone de um azul tão intenso que parece preto e suas variações em cinza são as pedras tradicionais da Bélgica. A versão Pierre Ble reproduz em porcelanato a sofisticação minimalista dos belgas. Para uma atmosfera mais rústica, a modularidade dos formatos 60x60, 20x20 e 20x40 com bordas irregulares cria texturas surpreendentes. Já para ambientes de formas mais puras, a superfície com acabamento silk em uma seleção de pedras mais monocromáticas no formato 60x120 eleva a sofisticação ao máximo.
Cosmos / Color Market - O pequeno formato da versão Cosmos (6,5X23 Mate) é uma superfície moldada de forma artesanal, que passou pela ação do tempo ao longo dos séculos, e transformou-se com a pintura. Cor com essência, com significado, com história e sob medida para o design de interiores.
Nero Venato / Marmi Clássico - Nas versões silk e polido, Nero Venato é cor com essência, com significado e história. Uma reprodução do sofisticado mármore francês em tons cinzas da região dos Pirineus Atlânticos no sudoeste da França, para projetos elegantes e sofisticados.
Um projeto arquitetônico que transformou o revestimento porcelanato preto Nero Venato em protagonista é do escritório mineiro Formatto Arquitetura e Engenharia. No banheiro da suíte máster, a versão silk retificado no Grande Formato 60X120 foi aplicada por inteiro e garantiu um ambiente arrojado e cheio de personalidade.
Como deixar o projeto mais bonito com porcelanato preto
A composição dos ambientes com um revestimento de tonalidade escura valoriza o cômodo. Avalie qual é o seu estilo e o que você pretende mostrar. Para dar a sensação de amplitude, especialmente nas cozinhas, aposte no porcelanato preto no chão, aliado a paredes de cores sóbrias. No entanto, se a intenção é combinar revestimentos escuros no piso e nas paredes, invista em móveis claros. A regra também pode ser aplicada em lavabos e banheiros.
Os porcelanatos escuros também combinam perfeitamente com mobiliário e objetos de decoração em madeira. Você pode fazer uso desses elementos e deixar a sala ou quartos ainda mais bonitos e aconchegantes.
Limpeza e conservação
Já falamos aqui da importância em utilizar produtos adequados para a manutenção do porcelanato. Mas sempre é bom lembrar: o procedimento é simples. Escolha uma vassoura com cerdas macias e um detergente líquido neutro. Dilua com água, passe o pano molhado e depois outro para secar o ambiente.
E então? O que achou dos projetos com porcelanato preto? Conte pra gente!
Antônio Pereira Torres