O Império Fendi em Roma
A Fendi foi fundada por uma família em 1925, em Roma, e era especializada em artigos de pele e couro. Mas foi nos anos 60 que a marca vivenciou uma nova era, depois da contratação de Karl Lagerfeld, que assumiu toda a parte criativa de acessórios e artigos de pele.
Ganhou o mundo quando Carrie Bradshaw (interpretada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City) apareceu no seriado com a bolsa Fendi Baguette, transformando o item em um "must have" da moda.
Atualmente, um dos grandes investimentos do atual CEO, Pietro Beccari, foi a reforma do Palazzo Fendi como estratégia de marketing para comunicar a história da marca e seguir atingindo o mercado de luxo.
O complexo do edifício oferece uma experiência completa da marca, além de ser sua maior e mais importante flagship store. É muito mais do que uma loja, abrigando também um hotel, apartamentos privados e o famoso restaurante Zuma.
A loja em si foi planejada e decorada pelo estúdio Curiosity e o conceito do projeto foi manter a característica principal da marca: ser tradicional e elegante mas, ao mesmo tempo, trazer diversão e inovação ao seu design.
O maior desafio foi destacar o edifício do seu entorno no centro de Roma, área onde a arquitetura clássica deve ser ainda mais preservada.
A relação entre o antigo e o novo é nítida nesse projeto. A fachada foi perfeitamente conservada, mas o interior livremente projetado e modernizado.
Veja também:
Florença Antigo versus Novo: contrastes que encantam
Frankfurt: onde o antigo e o novo se encontram em perfeita harmonia
Uma elegante escada de mármore vermelho foi construída envolvendo um cilindro de vidro. Todo esse elemento faz contraste com o principal material do edifício, que é o mármore travertino bege.
Saiba mais de mármore:
Você pode reproduzir o mármore Travertino na sua casa com a linha de porcelanato da Portobello. Acesse: www.portobelloshop.com.br
Os arcos incrustados no travertino fazem menção à arquitetura antiga de Roma, revivendo a história da marca e fazendo um link com o local onde tudo começou.
Móveis de design moderno e obras de arte contemporânea de artistas como Not Vital e Agostino Bonalumi contrastam com o ar antigo do edifício.
Mas o destaque vai para a cadeira feita pelos Irmão Campana, chamada de “Poltrona de mil olhos”.
Para completar o tour pelo universo Fendi, no segundo andar, separando a loja do ateliê por um vidro, visitantes podem ver os artesãos trabalhando. E uma parede de dez metros é coberta por estampas e pedaços de tecidos Fendi, gerando ainda mais esse ar de ateliê de moda.
Finalmente, o local acima da loja é destinado ao Palazzo Privé, apartamentos privados decorados por Dimore Studio, para clientes VIP da marca.
A decoração clássica do edifício foi mantida, porém as cores vibrantes adicionadas trouxeram um ar mais atual e contemporâneo.
Para os que não são clientes Fendi, mas também querem usufruir do universo da marca, o hotel é aberto ao público mas precisa ser reservado com muita antecedência.
E quem comandou a decoração da parte do hotel foi o arquiteto Marco Costanzi, que também manteve o conceito principal do “antigo versus novo”.
A recepção do hotel é destacada por uma grande mesa feita por diferentes cores de mármore — as mesmas usadas no Pantheon, uma das famosas atrações turísticas de Roma.
A reforma do Palazzo Fendi oferece aos consumidores o luxo e a história da marca, um ambiente completo que une dois lifestyles muito desejados: moda e viagens, por meio da junção entre loja e hotel.
Não é apenas mais uma flagship store da marca, e sim a mais importante, que traz aos visitantes a experiência de vivenciar a história e a magia da Fendi. É o comprometimento da marca por meio de várias vertentes de criatividade: desde as coleções de moda, passando pela arquitetura, até as instalações artísticas presentes. Um edifício que mantém a tradição da marca e, ao mesmo tempo, é inovador — exatamente como conceito principal da Fendi.
Quer ler mais sobre moda? Confira também: A exposição sobre os 40 anos da moda Armani