17.01.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

O Império Fendi em Roma

calendar-blank-line
17.01.2018
Mais do que uma marca de moda, a Fendi oferece a seus consumidores um ambiente completo e sofisticado com o Palazzo Fendi, espaço que une dois lifestyles muito desejados ao colocar em um só lugar loja e hotel. Confira mais detalhes no post abaixo!
minutos de leitura

A Fendi foi fundada por uma família em 1925, em Roma, e era especializada em artigos de pele e couro. Mas foi nos anos 60 que a marca vivenciou uma nova era, depois da contratação de Karl Lagerfeld, que assumiu toda a parte criativa de acessórios e artigos de pele.

Ganhou o mundo quando Carrie Bradshaw (interpretada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City) apareceu no seriado com a bolsa Fendi Baguette, transformando o item em um "must have" da moda.

bolsa_fendi
Bolsa Fendi Baguette (Foto: reprodução site Vogue)

Atualmente, um dos grandes investimentos do atual CEO, Pietro Beccari, foi a reforma do Palazzo Fendi como estratégia de marketing para comunicar a história da marca e seguir atingindo o mercado de luxo.

fachada_palazzo_fendi
Fachada do edifício Palazzo Fendi (Foto: reprodução site Fendi)

O complexo do edifício oferece uma experiência completa da marca, além de ser sua maior e mais importante flagship store. É muito mais do que uma loja, abrigando também um hotel, apartamentos privados e o famoso restaurante Zuma.

A loja em si foi planejada e decorada pelo estúdio Curiosity e o conceito do projeto foi manter a característica principal da marca: ser tradicional e elegante mas, ao mesmo tempo, trazer diversão e inovação ao seu design.

O maior desafio foi destacar o edifício do seu entorno no centro de Roma, área onde a arquitetura clássica deve ser ainda mais preservada.

A relação entre o antigo e o novo é nítida nesse projeto. A fachada foi perfeitamente conservada, mas o interior livremente projetado e modernizado.

Veja também:

Florença Antigo versus Novo: contrastes que encantam

Frankfurt: onde o antigo e o novo se encontram em perfeita harmonia

imperio_fendi_marmore
À esquerda, uma das vitrines do Palazzo Fendi e, à direita, o interior da loja com escadaria em mármore (Foto: reprodução site Curiosity)

Uma elegante escada de mármore vermelho foi construída envolvendo um cilindro de vidro. Todo esse elemento faz contraste com o principal material do edifício, que é o mármore travertino bege.

Saiba mais de mármore:

Você pode reproduzir o mármore Travertino na sua casa com a linha de porcelanato da Portobello. Acesse: www.portobelloshop.com.br

Os arcos incrustados no travertino fazem menção à arquitetura antiga de Roma, revivendo a história da marca e fazendo um link com o local onde tudo começou.

Móveis de design moderno e obras de arte contemporânea de artistas como Not Vital e Agostino Bonalumi contrastam com o ar antigo do edifício.

loja-fendi
Interior da loja (Foto: reprodução site Curiosity)
loja-fendi-especial
Área destinada aos principais artigos de pele (Foto: reprodução site Curiosity)
hall_loja_fendi
Hall de entrada da loja com a escultura do artista Not Vital (Foto: reprodução site Curiosity)

Mas o destaque vai para a cadeira feita pelos Irmão Campana, chamada de “Poltrona de mil olhos”.

poltrona_olhos_fendi
Poltrona de mil olhos feita pelos Irmãos Campana (Foto: Bárbara Cassou)

Para completar o tour pelo universo Fendi, no segundo andar, separando a loja do ateliê por um vidro, visitantes podem ver os artesãos trabalhando. E uma parede de dez metros é coberta por estampas e pedaços de tecidos Fendi, gerando ainda mais esse ar de ateliê de moda.

ateliê-fendi
Ateliê no segundo andar da loja (Foto: reprodução site Fendi)
parede_fendi
Parede com tecidos e estampas Fendi (Foto: reprodução site Curiosity)
vitrine_bolsas_fendi
Expositor das bolsas Fendi Baguette (Foto: reprodução site Curiosity)

Finalmente, o local acima da loja é destinado ao Palazzo Privé, apartamentos privados decorados por Dimore Studio, para clientes VIP da marca.

A decoração clássica do edifício foi mantida, porém as cores vibrantes adicionadas trouxeram um ar mais atual e contemporâneo.

apartamento_fendi
Apartamento VIP Palazzo Privé (Foto: reprodução site Dimore Studio)
teto_palazzo_fendi
Teto do Palazzo Privé (Foto: reprodução site Dimore Studio)

Para os que não são clientes Fendi, mas também querem usufruir do universo da marca, o hotel é aberto ao público mas precisa ser reservado com muita antecedência.

lobby_hotel_fendi
Lobby do hotel (Foto: reprodução site Fendi Private Suites)

E quem comandou a decoração da parte do hotel foi o arquiteto Marco Costanzi, que também manteve o conceito principal do “antigo versus novo”.

A recepção do hotel é destacada por uma grande mesa feita por diferentes cores de mármore — as mesmas usadas no Pantheon, uma das famosas atrações turísticas de Roma.

mesa_hotel_marmore
Mesa da recepção feita de diferentes tipos de mármores (Foto: reprodução site Fendi Private Suites)
quarto_hotel_fendi
Um dos quartos do hotel (Foto: reprodução site Fendi Private Suites)

A reforma do Palazzo Fendi oferece aos consumidores o luxo e a história da marca, um ambiente completo que une dois lifestyles muito desejados: moda e viagens, por meio da junção entre loja e hotel.

Não é apenas mais uma flagship store da marca, e sim a mais importante, que traz aos visitantes a experiência de vivenciar a história e a magia da Fendi. É o comprometimento da marca por meio de várias vertentes de criatividade: desde as coleções de moda, passando pela arquitetura, até as instalações artísticas presentes. Um edifício que mantém a tradição da marca e, ao mesmo tempo, é inovador — exatamente como conceito principal da Fendi.

Quer ler mais sobre moda? Confira também: A exposição sobre os 40 anos da moda Armani

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O Império Fendi em Roma...

O Império Fendi em Roma

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies