Móveis de porcelanato: estado da arte no design de interiores
Atualmente, o porcelanato não é só usado em banheiros e outras áreas úmidas. O versátil material cresceu no apelo popular e no gosto de arquitetos, tornando-se uma alternativa valiosa para agregar estilo e funcionalidade aos ambientes. Quer um exemplo? Os móveis de porcelanato.
Por meio do uso desse tipo de acabamento na mobília e em áreas que demandam praticidade e bom gosto, os projetos de decoração de ambientes ganham — e muito.
Caso você ainda não tenha familiaridade com o assunto, acompanhe-nos ao longo desta leitura. Nos tópicos a seguir, explicaremos tudo sobre o uso de móveis de porcelanato para potencializar o estado da arte no design de interiores!
As características do porcelanato
Na última década, o porcelanato adquiriu tamanha versatilidade que a sua aplicação como revestimento para pisos e paredes não foi suficiente. Com novas texturas, modelos e usos, surgiram possibilidades criativas e multifuncionais para compor e decorar casas e apartamentos.
Tudo porque ele desponta como um material durável, de qualidade estética, fácil de limpar e econômico, quando comparado a uma série de outros revestimentos. Assim, os móveis de porcelanato ganham espaço nos ambientes, seja em bancadas, nichos, cubas ou mesmo luminárias e mesas.
Até por isso, convém ficar de olho nas dicas a seguir! Afinal, se você também está em busca das qualidades citadas acima, as possibilidades dos móveis de porcelanato podem inspirar você a traduzi-las ou ter outras ideias.
O uso de móveis de porcelanato
Em momentos como estruturar, construir ou reformar, os móveis de porcelanato são capazes de oferecer aconchego, delicadeza e elegância. Abaixo, exploraremos algumas possibilidades cheias de requinte e inovação para você!
No quarto
Porcelanatos com textura, 3D, coloridos e que simulam outros materiais… A lista é extensa e, por isso, é possível conceber uma série de possibilidades criativas de móveis.
Um bom exemplo disso são os painéis com o material que simulam a madeira. Assim, explora-se a rusticidade característica do material natural, mas sem a necessidade de utilizá-lo.
As cabeceiras também podem ser idealizadas por meio do porcelanato. Aí, com tanta diversidade de modelos, cria-se um delicioso quebra-cabeças, a fim de identificar a melhor opção para harmonizar com o resto da decoração.
Também existe a possibilidade de expor os nichos ao longo das paredes do quarto, facilitando a organização do ambiente sem interferir na circulação.
Nas salas
Seja para o ambiente onde as refeições são saboreadas ou o cômodo social, os móveis de porcelanato têm espaço à mesa. Literalmente!
Afinal, é possível compor uma mobília que simule as pedras tão desejadas para a composição de mesas de jantar e de centro, como é o caso do mármore. Se você estiver pensando na composição de bancadas e nichos ou painéis, já pegou o jeito inspirador em usar os móveis de porcelanato no seu lar.
Se você ainda usa o material como revestimento de pisos e paredes, atente-se às possibilidades decorativas. Você pode apelar tanto pela harmonização complementar quanto pelo contraste.
Mas é preciso entender que o exagero pode cansar dentro do mesmo ambiente. Então, busque a moderação ao considerar o uso dos mesmos elementos em um cômodo.
Nos banheiros
Vale apostar em móveis de porcelanato para o ambiente que ajudou a popularizar o material: os banheiros. Invista em nichos, bancadas e também nos tampos das pias. Basta encontrar o tipo de material que o porcelanato simula com mais eficiência e harmonia os seus interesses.
Assim, você adquire uma mobília que seja inovadora e funcional, além de carregar muito estilo para a composição que a sua criatividade imaginou.
Na cozinha
Um atrativo dos móveis de porcelanato é a possibilidade de usá-los em ambientes úmidos sem ter que se preocupar com a integridade do material. Afinal, trata-se de um produto resistente à umidade. Assim, ele pode ser usado para a composição de bancadas, nichos, mesas e até mesmo bancos.
Em cozinhas externas, como aquelas integradas à área de lazer da residência, o projeto é valorizado não apenas pelo valor estético, mas por conta da funcionalidade e versatilidade. Você não precisa se preocupar com a umidade invadindo o local, uma vez que os móveis são altamente resistentes a ela.
Em varandas e terraços
Bancadas e mesas podem ser elaboradas com o porcelanato nas áreas que costumam sujar facilmente — especialmente nos espaços gourmet. Por ser um material de fácil limpeza, o porcelanato pode ser o grande aliado que faltava aos seus eventos gastronômicos nas áreas externas do seu lar.
Vale, inclusive, a dica usada no tópico anterior: dependendo da metragem da varanda ou terraço, você deve considerar a elaboração de um painel cheio de elegância para acomodar uma TV e os utensílios usados em suas festas. Pode até mesmo para valorizar a iluminação — direta ou indireta — do ambiente.
Mais inspirações para usar os móveis de porcelanato
Agora que você já conhece os conceitos que podem ser aplicados na sua decoração por meio dos móveis de porcelanato, daremos algumas dicas pontuais e recheadas de possibilidades para o seu lar!
São as linhas La Tavola e Tavolino, da Portobello, que foram concebidas com o propósito específico de servir como tampos de mesas de jantar.
Tudo porque o seu design circular permite o encaixe em acessórios giratórios — um capricho e tanto para as mesas redondas, por exemplo.
Se você também está em busca de novas ideias para usá-las em conjunto com as dicas que trouxemos ao longo deste post, aproveite para conferir os novos mobiliários da Portobello lançados este ano!