Modelos de closet: dicas e inspirações
O closet é um local conectado ao quarto que serve para guardar roupas, sapatos, acessórios e outros itens pessoais. Portanto, ajuda na organização. Mas como escolher entre tantos modelos de closet?
Além de ser diferente do guarda-roupas por se tratar de um espaço à parte, ele geralmente não conta com portas.
O destaque vai para os seus diversos compartimentos, como prateleiras, gaveteiros, cabideiros, sapateiras e nichos.
Se você deseja ter um closet em casa ou incluí-lo em seus projetos, continue com a gente para saber mais a respeito!
Quais são as vantagens do closet?
Por que optar pelo closet em vez de um guarda-roupas? Veja, a seguir, quais são as vantagens que ele oferece para o seu dia a dia.
Facilita a organização
Por ter um lugar para cada coisa, o closet ajuda a manter o quarto organizado, sem roupas, sapatos e acessórios espalhados pelo ambiente.
Com a correria do dia a dia, mesmo as pessoas organizadas podem ter dificuldades de deixar tudo em ordem. Com esse espaço, essa tarefa se torna muito mais fácil!
Deixa tudo ao alcance dos olhos
Outro diferencial do closet é manter tudo visível. Sem dúvidas, isso faz toda a diferença na hora de arrumar.
Você consegue encontrar o que precisa mais rápido. Ainda não corre o risco de deixar peças esquecidas no fundo do armário por meses ou anos.
Aproveita melhor o espaço
Com planejamento, qualquer espaço pode ser melhor aproveitado. E não seria diferente com os diferentes modelos de closet.
Ao escolher aquele mais adequado ao seu projeto e às suas necessidades, você consegue aproveitar mesmo os ambientes menores.
Oferece mais privacidade
Na hora de se vestir e se arrumar, o closet permite que você tenha mais privacidade, por se tratar de um ambiente separado do quarto.
Para os casais, é uma vantagem ainda maior, já que um não precisa ter o receio de incomodar o outro nesse momento.
Leia também:
- 9 dicas certeiras para decorar um quarto de casal com a cara dos dois
- Espaço reduzido, conforto garantido - Ideias para aproveitar os espaços nas escadas
Quais são os principais modelos de closet?
Quem se interessa pelo assunto com certeza já deve ter notado que esse ambiente pode ter várias configurações.
Dependendo do espaço disponível, do estilo decorativo e de preferências pessoais, o closet adquire características diferentes.
Conheça alguns modelos de closet na sequência.
Closet planejado
O closet planejado é o modelo mais conhecido, já que funciona em qualquer espaço, dos maiores aos menores.
Por ser feito sob medida, ele consegue se adaptar a diferentes layouts e ter todo tipo de compartimento.
Isso faz com que o preço seja um pouco maior, em comparação a outros modelos de closet modulados. No entanto, o investimento costuma valer a pena.
Como um anexo do quarto, o closet planejado pode ter janelas ou não. Isso vai depender das possibilidades de cada projeto.
Quando há espaço suficiente, a presença de penteadeiras, pufes e espelhos ajuda a trazer mais praticidade e conforto.
Closet modulado
O closet modulado é uma alternativa para quem busca uma solução mais econômica. Existem lojas especializadas nesse modelo, feito de materiais, cores e acabamentos diversos.
Trata-se de uma ótima opção para casas e apartamentos alugados. Isso porque você pode levá-lo para outro imóvel em uma eventual mudança.
Só é necessário ter cuidado com as dimensões do modulado, para não atrapalhar a circulação do quarto ou do espaço onde será colocado.
Closet aberto
Embora o formato convencional seja o de um espaço separado do quarto, existem modelos de closet abertos, que geralmente são menores.
A ideia é que as roupas fiquem expostas em um dos cantos do ambiente, conferindo ainda mais praticidade. Porém, ele só funciona para quem é bem organizado.
O projeto acima mesclou os conceitos de closet aberto e planejado de forma bastante inteligente.
Com a porta de correr, o closet pode ser fechado sempre que for conveniente. No entanto, os ambientes não deixam de estar visualmente conectados, graças ao uso do mesmo revestimento no piso.
Closet corredor
É comum a presença de um corredor conectando o quarto e o banheiro de casas e apartamentos.
Dependendo das dimensões, é possível aproveitar esse espaço, transformando-o em um closet estreito e longo, com portas de correr.
Para isso, tudo precisa ser muito bem planejado. O maior cuidado, nesse caso, é permitir que as peças possam ser visualizadas com facilidade, sem prejudicar a circulação.
Closet com armários fechados
A maioria dos modelos de closet conta com prateleiras, nichos e outros compartimentos abertos.
No entanto, saiba que o uso de armários fechados também é uma alternativa para quem prefere não deixar tudo à vista.
Esse é um modelo adequado para ambientes maiores, já que a abertura das portas exige mais espaço do que os closets tradicionais.
Como manter a organização de um closet?
A seguir, descubra alguns truques que podem ajudar você a manter o seu closet em ordem.
Tenha um lugar para cada coisa
Antes de montar um closet, veja quais são as peças mais numerosas ou que ocupam mais espaço para projetar o ambiente de forma adequada.
Se você tem muitos sapatos, por exemplo, inclua no projeto compartimentos onde todos eles possam ser guardados. O mesmo vale para cabideiros, gavetas e nichos.
Garanta boa iluminação
De nada adianta ter vários compartimentos feitos sob medida se o closet for mal iluminado, não é mesmo?
Portanto, ao planejar o seu, lembre-se de colocar pontos de luz em locais estratégicos, para que você consiga encontrar as suas peças e, claro, verificar o visual.
Reserve espaço para trocar de roupa e se arrumar
Além de guardar coisas, o closet é o ambiente onde as pessoas se arrumam. Sendo assim, precisa ter espaço para que elas se movimentem confortavelmente.
Contar com pufes ou banquetas, por exemplo, é uma boa dica. Eles podem servir de apoio para roupas ou de assento para calçar sapatos.
Então, algum dos modelos de closet chamou a sua atenção?
Mais do que oferecer dicas e inspirações para quem deseja ter um closet em casa ou incluir o ambiente em futuros projetos, o nosso objetivo foi mostrar que o conceito pode ser explorado de várias formas.
Basta usar a criatividade, priorizando as necessidades de quem vai usá-lo todos os dias e considerando as características dos espaços.
Precisa de ajuda com a decoração do quarto? Confira passos para deixar esse ambiente mais aconchegante!
Muito bom o conteúdo, ótimas orientações e dicas.
Gastei muito das ideias,
: Gostei das sugestões, mais meu closet é dentro do banheiro e o espaço é pequeno . tenho três por dois e meio de largura, e gostaria de uma opção mais simples para roupa minha e de meu marido ,mais sem gastar muito. mais gosto do que é belo
Tinha um espaço de 6 metros para fazer um closet. Após orçamento com vários marceneiros e lojas de planejados, e pesquisar muito na internet, decidi utilizar meu próprio guarda-roupa, em uma parte do espaço destinado ao closet, daí tirei todas as portas, pedi a uma marcenaria perto de casa q cortasse as madeiras nas medidas q eu precisava, comprei trilhos e suportes tipo mãos francesas (sem a haste embaixo, o q ocupa muito espaço), e com uma furadeira fiz várias prateleiras no espaço que sobrou. Também comprei um cabideiro na Leroy Merlin, para colocar meus vestidos mais longos. Daí contratei um marceneiro para fazer as portas de correr que fechariam essa estrutura de closet q eu mesma fiz. E ficou lindo! Gastei apenas com alguns materiais e com as portas de correr, gastando menos de 1/3 do valor inicial. Indico o trabalho do marceneiro Jeferson, que me entregou no prazo exato, ficou ótimo e exatamente como eu pedi: 11 7803 5745.
Onde encontro as peças de aramado para formar um closet, em Salvador-Bahia?
: Gostei muito do site!
Obrigado, Djane!
São esses comentários que nos animam a sempre trazer o melhor para vocês!
Grande abraço!
Equipe Portobello
Olá, Elaci!
Esse post sobre closets, são inspirações e ideias que achamos interessante compartilhar com nossos leitores.
Infelizmente, não comercializamos peças de aramado.
Um grande abraço!
Equipe Portobello
Encontrará na Ferreira Costa. Estive ve olhando hoje.
Excelentes dicas, amei.
Tenho um espaço razoável, mas muitas roupas, que fazer? Tiro portas e penduro a roupa?
Olá Erika, tudo bem?
Ficamos felizes em saber que o nosso blog serviu de inspiração para você.
Agradecemos o seu comentário e aguardamos o seu retorno para ler os próximos conteúdos!
Grande abraço!
Equipe Portobello