23.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Detalhe de sala de jantar com piso e parede em travertino. Há uma mesa grande e duas cadeiras. Também tem um cachorro da raça golden retriever
Porcelanato reproduz materiais raros ou extintos(Projeto: Portobello)

Porcelanato Portobello eterniza materiais raros ou extintos na natureza

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.04.2024
Entenda por que optar por porcelanato é mais sustentável que usar materiais raros ou extintos e conheça algumas opções para os seus projetos
minutos de leitura

Nem sempre é possível contar com materiais raros em projetos de arquitetura e decoração. Afinal, muitos estão extintos ou não podem mais ser explorados, como é o caso do pau-brasil.

Isso sem falar que a exploração de certas matérias-primas finitas, como o mármore, tende a causar sérios impactos ao meio ambiente.

Para driblar a escassez de recursos e garantir a sustentabilidade, marcas como a Portobello investem em tecnologia e inovação para oferecer revestimentos que os reproduzem.

Nas linhas a seguir, entenda como a produção do porcelanato é uma opção mais sustentável que a extração de matérias-primas naturais. Além disso, conheça produtos que eternizam materiais raros!

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Por que a produção de porcelanato é mais sustentável?

Sala vista de cima. Há uma mulher deitada em um sofá em formas orgânicas e um homem sentado no piso em porcelanato que reproduz travertino
Por meio de produção sustentável, Portobello reproduz até mesmo materiais extintos, como travertino (Projeto: Portobello)

Atualmente, pensar em sustentabilidade é primordial. E, na busca por soluções verdes para projetos de arquitetura e decoração, o revestimento cerâmico, como o porcelanato, é uma das melhores opções.

Afinal, sua produção é ambientalmente mais amigável, quando comparamos com a extração de materiais naturais como pedras e madeiras. Para entender melhor, acompanhe a leitura.

Conservação de recursos naturais

Enquanto a extração de matérias-primas raras pode esgotá-las, a produção de porcelanato faz um uso eficiente de recursos.

Basicamente, a cerâmica utiliza materiais como argila, feldspato e areia, que estão disponíveis em abundância na natureza.

Além disso, a extração acontece em camadas superficiais, o que permite uma fácil recuperação das jazidas após a sua exploração.

Redução de resíduos e emissões

Na Portobello, existe uma forte preocupação com a origem da água e da energia. Sem falar no cuidado com os resíduos gerados.

Portanto, a produção de porcelanato é um processo altamente controlado, que minimiza o desperdício de matérias-primas e reduz as emissões de poluentes.

Em comparação com o extrativismo, que frequentemente resulta em danos ambientais significativos, a fabricação de revestimentos cerâmicos é menos prejudicial ao meio ambiente.

Afinal, quando descartado, o produto não causa impacto ambiental. Além disso, pode ser reciclado, o que acontece até mesmo com restos do processo produtivo.

Durabilidade e longevidade

Tal como matérias-primas naturais, o porcelanato oferece durabilidade e resistência excepcional. Portanto, ao optar por ele, você tem a tranquilidade de saber que escolheu um produto com vida útil longa.

Assim, é possível reduzir a necessidade de substituição e minimizar o impacto ambiental associado à produção de novos materiais.

Leia também:

Como a tecnologia ajuda na reprodução de materiais extintos?

Detalhe de ambiente com piso e parede em revestimento que reproduz travertino. Há uma mesa, uma cadeira e uma escultura
Por meio da tecnologia, é possível reproduzir materiais extintos em porcelanato com precisão (Projeto: Portobello)

A busca por materiais raros ou extintos na arquitetura e na decoração, muitas vezes, enfrenta desafios como disponibilidade e sustentabilidade.

No entanto, os avanços na tecnologia revolucionam essa abordagem, permitindo a reprodução fiel dessas matérias-primas em porcelanato. Entenda melhor a seguir.

Impressão digital de alta precisão

A impressão digital permite a criação de texturas e padrões complexos, que recriam fielmente as características únicas de cada material, desde veios e grãos até variações de cor e brilho.

Um exemplo é a tecnologia Super Touch, uma inovação da Portobello que chegou para substituir a prensa no molde.

Com a digitalização do processo, é possível ter muito mais opções de reprodução, o que ajuda a recriar materiais raros com precisão.

Portanto, além de ter aparência semelhante à da matéria-prima natural, com a tecnologia também dá para sentir a textura dela.

Variedade de formatos e acabamentos

A flexibilidade oferecida pela tecnologia de reprodução digital permite a personalização de porcelanatos em uma ampla variedade de formatos e acabamentos.

Desde placas gigantes de mármores até ripas longilíneas de madeiras, os profissionais têm à disposição uma gama variada de opções para atender às necessidades de cada projeto.

Acessibilidade

Uma das vantagens mais significativas da reprodução em porcelanato é tornar a aparência de materiais raros ou extintos acessível, ainda que não estejam disponíveis na natureza.

Quais são os revestimentos da Portobello que reproduzem materiais raros?

Nada melhor do que conferir exemplos práticos para entender como os revestimentos cerâmicos são capazes de reproduzir materiais raros ou extinção, certo? 

Pensando nisso, reunimos alguns produtos do portfólio da Portobello para você conhecer. Acompanhe na sequência!

Pau-Brasil

Sala de TV aconchegante em tons de cinza e branco. O piso e em porcelanato que reproduz madeira
Reprodução de madeira rara pode ser usada em ambientes secos ou molhados (Projeto: Kenia Azevedo)

Muito explorada durante a colonização do Brasil, essa é uma madeira ameaçada de extinção. Por isso, não pode mais ser extraída para a criação de revestimentos.

Contudo, para quem quer ter seu visual no piso, na parede, na bancada ou em outros detalhes, Pau Brasil Claro, da Portobello, é a solução ideal.

No formato 20x120 cm, reproduz com fidelidade o material raro, oferecendo acabamento natural. Portanto, pode ser usada em todos os ambientes internos, incluindo áreas molhadas.

Bleu de Savoie

Bancada de banheiro com porcelanato azulado e cuba branca
Mármore azulado tem reprodução em porcelanato, para usar até em bancadas (Projeto: Camila Feriato)

Reprodução de uma das pedras mais raras do mundo, Bleu de Savoie leva o ar dos Alpes Franceses aos projetos. 

Com variação de tons de cinza-azulado e veios claros, quase brancos, traz um toque de contemporaneidade aos espaços.

Nos formatos 120x280 cm, 120x120 cm e 160x160 cm, esse é um porcelanato com acabamento natural e EXT. Portanto, pode ser usado dentro e fora de casa.

Borghini Viola

Elegância do mármore chega à superfície do porcelanato por meio da tecnologia (Projeto: Portobello)

Borghini Viola é a reprodução de um dos materiais raros e clássicos da famosa região de Carrara, na Itália. 

Trata-se de um porcelanato com aparência de mármore branco, mas com veios que tendem aos círculos e em tom de burgundy, o que dá sofisticação ao produto.

Está disponível nos formatos 120x120 cm e 120x270 cm. Quanto ao acabamento, pode ser natural ou polido.

Opus

Sala de estar com piso em porcelanato que reproduz mármore. Os móveis são simples e neutros
Clássico, mármore branco é um dos materiais raros reproduzidos em porcelanato (Projeto: Portobello)

Outra opção para quem gosta de mármore branco, Opus é um porcelanato que reproduz calacata, com suas nuances de branco e preto.

Eternizando a beleza de materiais raros, é encontrado nos formatos 120x270 cm, 160x160 cm, 120x120 cm, 90x90 cm e 60x120 cm. 

Como está disponível nos acabamentos natural, polido e TACT, pode ser usado em todos os ambientes, inclusive em projetos in and out.

Aeterna

Sala de jantar vista de cima. Piso em porcelanato que reproduz travertino. Há uma mesa grande e duas cadeiras
Materiais extintos, como travertino, podem ser usados em projetos modernos em reproduções como Aeterna (Projeto: Portobello)

E a reprodução de um dos materiais extintos, o travertino, também chega para compor o portfólio da Portobello. 

Aeterna tem produtos com a tecnologia Super Touch, o que dá a aparência porosa da pedra, mas em uma superfície lisa, fácil de limpar.

Sua inspiração é em Roma, cidade italiana que conta com diversas construções em travertino. Clássico em textura e tonalidade, esse é um material raro e atemporal. 

Portanto, nada melhor do que uma versão contemporânea em porcelanato para eternizar esse visual, concorda?

O produto pode ser encontrado nos formatos 120x270 cm, 160x160 cm, 120x120 cm, 90x90 cm e 60x120 cm, com acabamentos natural, polido e EXT. 

Em um mundo onde a sustentabilidade é uma prioridade, a reprodução de materiais raros em porcelanato representa um passo significativo em direção à preservação dos recursos naturais. 

Para entender mais sobre o assunto, conheça o tripé da sustentabilidade!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato Portobello eterniza materiais rar...

Porcelanato Portobello eterniza materiais raros ou extintos na natureza

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies