Loja Teo: celebrando o modernismo brasileiro em mobiliário
Para quem curte o modernismo brasileiro, conhecer a Loja Teo é um excelente programa! Isso porque o estabelecimento é especialista em mobiliário desse período, com peças exclusivas e restauradas, que ficam bem em ambientes dos mais diversos estilos.
Localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a Loja Teo tem o intuito de difundir e valorizar o mobiliário dos anos de 1930 a 1970. Recentemente, alguns objetos dela foram utilizados no ambiente criado pelo designer Marcelo Rosenbaum para a Mostra Unlimited, da Portobello.
Siga conosco e saiba mais!
Conheça os fundadores e a história da Loja Teo
A Loja Teo foi fundada em novembro de 2007 pelos irmãos gêmeos Teo e Lis Vilela, nascidos em Araçatuba, no interior de São Paulo.
Teo é advogado, mas sempre nutriu uma grande paixão por móveis antigos, sendo essa uma herança familiar. Lis, que também tem admiração por mobiliário, é formada em Administração.
A tradição familiar e o amor pelos móveis do período modernista brasileiro fizeram com que os irmãos tivessem a ideia de fundar uma loja especializada no assunto.
Eventualmente, a ideia ganhou forma e se transformou em um estabelecimento que restaura e comercializa objetos desse tipo.
No início, a loja tinha um espaço de apenas 75 m². Com o tempo, o estabelecimento cresceu e ganhou notoriedade no segmento.
Vários artesãos também passaram a fazer parte do grupo de colaboradores que trabalha com afinco na restauração dos móveis e objetos.
Atualmente, a loja possui uma galeria com 450 m², além da Casa Teo e de um galpão de restauro. Juntos, os ambientes totalizam mais de 4000 m² de acervo mobiliário vintage.
Confira os objetos que compõem o acervo da loja
De acordo com Lis Vilela, a galeria é composta por exemplares originais do mobiliário modernista brasileiro autoral.
"Na Casa Teo estão expostos objetos e móveis anônimos. Sob uma curadoria e um olhar apurado, trabalhamos com uma abrangência maior de períodos. Os estilos percorrem do clássico ao industrial, com muita bossa", conta ela.
A Loja Teo acredita que, em seu espaço, a palavra "antiquário" cede lugar a um termo mais exato: modernariato.
Essa expressão italiana define uma coleção de objetos de produção artesanal ou industrial, com um certo valor estético, produzida no século XX.
Os proprietários também acreditam que o período em que os móveis que compõem o acervo da Loja Teo foram produzidos foi o que fundamentou o estilo contemporâneo.
Afinal, foi entre as décadas de 1930 e 1970 que o design em nosso país se tornou realmente brasileiro, com características surpreendentes e atemporais, almejadas em todo o mundo.
Saiba como é o processo de restauro dos móveis
Todo o processo de restauro dos móveis da Loja Teo é feito com muito cuidado e esmero.
A proprietária explica: "temos uma equipe de artesãos, que realizam esse trabalho de maneira completamente artesanal, aprimorado a cada dia com produtos de excelência".
Os colaboradores da loja têm um olhar garimpeiro, que é capaz de enxergar em uma peça — muitas vezes descaracterizada — as linhas e as curvas que a fazem única.
O trabalho essencial é devolver o seu brilho original, trabalhando a madeira, os tecidos e outros materiais, de forma cuidadosa e detalhada. A ideia é redescobrir o design por trás das peças e restaurá-las de forma coerente.
No galpão da Loja Teo, o mobiliário brasileiro se torna sustentável e acessível. É nesse espaço que pequenas joias anônimas, cujas formas nos levam para outra época, são restauradas.
A Loja Teo tem como objetivo valorizar o mundo do design modernista, que está sempre aberto a novos olhares e se coloca ao alcance de todos.
Veja a utilização de objetos da Loja Teo na Mostra Unlimited, da Portobello
Recentemente, a Portobello realizou a Mostra Unlimited, uma exposição que apresentou as possibilidades de usos das lastras — que são superfícies contínuas de porcelanato exclusivas — pelo prisma da arquitetura e do design.
No evento, profissionais parceiros da Portobello foram convidados para desenvolverem ambientes, tendo as lastras como protagonistas. Entre os participantes estava o designer Marcelo Rosenbaum, responsável pelo escritório Rosenbaum Arquitetura e Design.
Quarto
Ele desenvolveu um quarto usando a lastra Concrete Mud, que revestiu o piso e as paredes do ambiente. O designer explicou que teve a ideia de criar um espaço simples, que transmitisse uma sensação de calma e relaxamento para os ocupantes.
De acordo com Rosenbaum, o quarto foi todo construído no espaço, conferindo a impressão de se estar dentro de uma rocha, o que quase dispensa a presença de mobiliário.
Dessa forma, os móveis utilizados podem ser vistos como as "joias da coroa"; peças que realmente chamam a atenção e dão um toque especial ao ambiente.
Abajures
Para compor o quarto, o designer escolheu objetos da Loja Teo. Tratam-se de abajures feitos de concreto e metal cromado, originalmente fabricados nos anos 1970.
Os abajures deram um toque especial ao ambiente, que tem um ar intimista. Revestido com lastras um pouco mais escuras, o espaço pretende ser um local aconchegante para os usuários.
Além de embelezarem, os abajures são úteis, tendo em vista que servem para iluminar a cabeceira da cama. Assim, fica muito mais confortável ler um livro, acessar o celular ou fazer qualquer outra atividade enquanto se está deitado.
Agora você já sabe! Quando desejar móveis que celebrem o modernismo brasileiro, não deixe de visitar a Loja Teo, que é especialista no assunto. Ela fica estabelecida na Rua João Moura, nº 208, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
Com os móveis da Loja Teo, você poderá criar ambientes tão incríveis quanto o desenvolvido por Marcelo Rosenbaum na Mostra Unlimited.
Inclusive, você pode se inspirar nas criações desse grande profissional. Confira agora mesmo a nossa página que traz mais informações sobre o designer paulista.