Leonardo Zanatta faz intervenções nas Portobello Shops Gabriel e D&D
A Semana de Design de São Paulo (DW!) chegou à sua 11ª edição com a participação da Portobello por meio da intervenção de grandes nomes da arquitetura. Entre eles, Leonardo Zanatta, que assina o projeto de duas lojas da marca: Portobello Shop Gabriel e Portobello Shop D&D.
Em ambos os espaços, o arquiteto explorou o mesmo conceito, fazendo uma combinação inusitada de materiais e texturas.
Apesar de a DW! 22 já ter chegado ao fim, o resultado dos ambientes da Portobello pode ser conferido até a próxima edição do evento, prevista para acontecer em março de 2023.
O festival é um dos três maiores do mundo e acontece todos os anos na região metropolitana de São Paulo.
Ele é ideal tanto para profissionais quanto para estudantes em busca de inspirações, networking, negócios e experiências.
Acompanhe a leitura para conhecer os projetos de Leonardo Zanatta e conferir mais informações sobre as intervenções nas Portobello Shops!
Leonardo Zanatta usou inspiração japonesa para combinação inusitada
A Portobello convidou Leonardo Zanatta para dar vida a espaços nas lojas Gabriel e D&D. E ele surpreendeu com as escolhas e combinações de produtos.
O arquiteto usou a Lastra Verde Alpi, que reproduz mármore verde. Este porcelanato gigante é luxuoso e contrasta com a outra escolha dele.
Isso porque a combinação é com peças pequenas da linha Terralma, em tom terroso e com ar artesanal, criando uma coordenação inusitada de revestimentos. O resultado foi o chamado Portobello Hibi.
Zanatta explicou que o verde é uma cor expressiva e que buscou um tom para promover contraste, criando um ambiente cheio de força e atitude.
Assim, ele transformou os espaços das lojas, adicionando muita informação de design.
Na loja Portobello Shop Gabriel, a mistura pode ser vista no hall de entrada, que virou uma área social. Já na D&D Shopping, a intervenção está em uma vitrine, que se tornou um lavabo duplo.
Conceito
A composição, no entanto, ainda tem uma inspiração muito importante: o Kintsugi. A técnica japonesa usa laca e pó de ouro na restauração da cerâmica. Um processo delicado e artístico.
Contudo, ela vai além da finalidade estética. Isso porque é uma metáfora, que faz pensar sobre a importância de resistir às adversidades, o cuidado que evita o descarte e a beleza da imperfeição.
Nesse sentido, Verde Alpi surge como um grande vaso de jade que se quebrou. Para reparar, foram usadas peças de Terralma, imprimindo suas cicatrizes pelo ambiente.
Esse conceito justifica a paginação dos revestimentos, que reforça a ideia de reparo da Lastra. Terralma passa pelo meio e vai permeando o design de interiores.
Detalhes
O projeto da loja Gabriel fica ainda mais especial com os outros elementos que Leonardo Zanatta incorporou. Ele escolheu uma cadeira que fazia parte do acervo pessoal do arquiteto Ruy Ohtake.
Atualmente, Zanatta trabalha com o filho de Ruy, Rodrigo Ohtake. Foi ele quem cedeu algumas peças, como é o caso da cadeira que assina. O móvel tem forma orgânica que combina muito bem com o espaço.
O jovem talento em ascensão atua no design de móveis em um estúdio próprio, o que aumenta o interesse e o entendimento sobre o tema.
O ambiente conta ainda com o Kit Soul, uma verdadeira obra de arte assinada por Ruy em uma de suas parcerias com a Portobello.
A inclusão de peças dele foi uma maneira de homenagear esse grande mestre da arquitetura. “Existe esse legado que a gente está levando à frente de alguma forma”, contou Zanatta.
No caso do seu projeto, a instalação do Kit Soul foi em outro sentido. A ideia é que ele ficasse parecendo uma prateleira.
Assim, as peças ganham uma utilidade. Mais um ponto que Zanatta enxergou antes de qualquer outra pessoa.
Já no D&D Shopping, a intervenção do arquiteto ainda conta com a ilustração de uma Lastra da artista Bia Hayasaki.
Saiba mais sobre Leonardo Zanatta
Leonardo Zanatta é arquiteto e urbanista, considerado um dos profissionais mais promissores do Brasil nesse mercado. Por isso, foi listado na Forbes Under 30 (leia mais aqui).
Ele ainda carrega outros reconhecimentos importantes. Foi três vezes laureado no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura.
Além disso, coleciona cerca de 20 premiações e menções nacionais e internacionais em arquitetura e design industrial.
Como mencionamos, ele também atua como designer de móveis e já tem sua própria linha. Sem falar na parceria com grandes nomes, como Rodrigo Ohtake.
Outras lojas Portobello também contam com intervenções
No total, quatro lojas da Portobello Shop recebem mostras de ambientes assinados para a DW!. São elas: Gabriel, D&D Shopping, Pacaembu e Vila Olímpia, todas na capital paulista.
Na Portobello Shop Pacaembu, foi Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, quem idealizou o espaço para a DW! 22. O projeto foi uma cozinha
Já na Portobello Shop Vila Olímpia, o ambiente foi pensado por Carlos Carvalho, do escritório RO+CA Arquitetura. A abertura dessa nova ambientação recebeu um dos lançamentos da Portobello: Gray Marble, ou seja, uma reprodução do mármore cinza.
Além das intervenções nas lojas, a Portobello promoveu um importante encontro na DW! 22, que foi considerado um evento âncora. Confira tudo o que rolou no Archtrends Summit!
Foto de destaque: Verde Alpi e Terralma contrastam em uma combinação cheia de significado (Projeto de Zanatta na loja Portobello Shop Gabriel)