10.03.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Lastras: superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.03.2020
Conheça as vantagens de investir em lastras, uma tendência que nasceu na Europa e conquista o mercado brasileiro.
minutos de leitura

Os primeiros porcelanatos apareceram na Europa, criados por países como Espanha e Itália. Aliás, foi na Itália que surgiu uma tendência que ganha espaço no Brasil: grandes porcelanatos de superfícies contínuas, também conhecidos como lastras.

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play!

Desembarcando no país em 2013, ano em que a Portobello lançou placas de 3 m x 1 m, as lastras chegaram quebrando padrões e expandindo ideias e possibilidades na arquitetura. Entretanto, você sabe onde essas superfícies de grandes formatos podem ser utilizadas e quais são as vantagens delas?

Foi pensando em contar tudo o que você precisa saber sobre as lastras que desenvolvemos o artigo de hoje. Continue a leitura e confira agora mesmo!

lastras
As superfícies contínuas de Quartzites Atlantico, nova linha da Portobello

Características das lastras

O processo de fabricação é o que define o porcelanato. Formado por rochas e argilas, o material é prensado e queimado a mais de 1200 °C, criando resistência superior a outros tipos de revestimentos.

O que diferencia porcelanatos de grandes formatos e lastras é o tamanho. Pode considerar grandes formatos produtos de 90x90 até 80x160 ou 120x120. Já as lastras medem acima de 120x240.

As lastras permitem uma visão à frente na arquitetura. O motivo é a possibilidade de replicar a beleza de diferentes tipos de materiais, como madeira, pedra, cimento concreto e metal, assim como os modelos de porcelanato tradicionais.

Após sua chegada no Brasil, as superfícies contínuas causaram transformações, principalmente na área arquitetônica, que se viu sujeita a se adaptar aos novos tamanhos de revestimentos. Seja para ambientes residenciais ou comerciais, eles apresentam vantagens que atraem a atenção de muitos profissionais e clientes.

Por exemplo, as lastras oferecem maior dinamismo de paginação, atuando como elementos construtivos visualmente integrados aos detalhes arquitetônicos, o que valoriza mesas, portas e bancadas, painéis de parede, dando liberdade e criatividade na aplicação.

Tornando-se tendência definitiva em projetos de arquitetura e interiores, as lastras experimentaram um grande crescimento no mercado brasileiro nos últimos anos.

lastras
Lastras da coleção Unlimited para para multiusos, multissuperfícies

Usos das lastras

As lastras criam um efeito de amplitude no ambiente, já que demandam poucas linhas de rejunte, criando espaços contemporâneos e minimalistas.

Essas peças podem ser aplicadas em diversos locais, como dormitórios, cozinhas, salas, banheiros, terraços e áreas comerciais, entre outros. Entretanto, de acordo com os diferentes tipos disponíveis no mercado, existem algumas recomendações que devem ser seguidas:

  • porcelanato externo: é indicado para pátios, decks, garagens, piscinas e outros ambientes que tenham constante contato com a água;
  • porcelanato natural: é bastante resistente e pouco escorregadio. Por esse motivo, pode ser usado em banheiros, sacadas, áreas de serviços, em espaços internos;
  • porcelanato polido: para lastras com superfície lisa, que recebem uma camada de polimento e proteção, deve-se priorizar o uso em áreas secas, como quartos, salas e lavabos, pois elas podem se tornar um pouco escorregadias.

Outra forma de utilizar as lastras é criando produtos personalizados. Sua alta resistência a manchas e riscos permite o uso como revestimento mobiliário, bancadas de cozinhas e banheiros, detalhes como painéis para TV, cabeceiras de cama e até mesmo mesas.

No entanto, as lastras apresentam outra forma inovadora e sustentável de ser utilizada: em fachadas ventiladas.

Amenizando a passagem de calor no verão e mantendo o calor interno no inverno, os porcelanatos de grandes formatos podem economizar até 20% de energia elétrica, pois diminuem o uso de ar-condicionado e proporcionam conforto térmico.

lastras
Quartzites Mont Blanc 120x120 e 120x270 para revestir todo o banheiro

Vantagens das lastras

Beleza e funcionalidade são duas das principais vantagens da utilização lastras. Elas evitam os desgastes e as sujidades associados ao rejunte, melhorando a assepsia do local onde são instaladas.

Com placas maiores, sem eflorescência e rejuntes manchados, a superfície perfeitamente alinhada ressalta aos olhos, criando sensação de amplitude, sofisticação e elegância, o que se reflete na valorização do imóvel. Além de pisos, paredes e fachadas ventiladas, o porcelanato de superfície contínua pode ser usado como móvel. A reprodução de materiais naturais nas peças garante vantagens a mais, promovendo a tão desejada sensação de bem-estar.

Cuidados com as latras

Transporte

Assim como os porcelanatos regulares, as lastras apresentam grande resistência e fácil aplicação, pois utiliza a mesma técnica. Contudo, elas exigem um pouco mais de cuidado, principalmente no transporte, que pode requerer um número maior de pessoas. Em alguns casos, pode ser necessário o içamento das peças até a obra, já que alguns elevadores não são tão espaçosos para comportá-las.

Assentamento

As lastras são instaladas com a mesma técnica dos formatos menores. No link a seguir, algumas dicas para que a aplicação seja feita de forma correta e sem imprevistos.

Veja como assentar porcelanatos aqui.

Rejunte

São diversos os tipos de rejuntes disponíveis no mercado. O mais indicado para assentar lastras é o epóxi. Isso porque é um produto resistente a umidade, abrasão de produtos químicos e circulação intensa.

Antes de iniciar sua aplicação, é preciso limpar a superfície do revestimento com água para que o processo seja menos trabalhoso. A junta deve ter entre 1 e 3 mm. Depois do rejuntamento, o produto deve descansar por 20 minutos antes que a limpeza da superfície seja iniciada. 

Para tirar a sujidade e permitir que ela fique no mesmo nível das bordas do revestimento, deve-se fazer movimentos circulares em toda a área lisa da superfície.

lastras
Lastras transformam-se em longínquos painéis para quartos

Portobello inova e lança coleção Unlimited

Em 2019, a Portobello inaugurou em sua fábrica sede, em Tijucas, Santa Catarina, um forno que a tornou uma das únicas empresas do mundo a produzir porcelanatos em dimensões de até 1,80 cm x 3,60 cm.

Desde o lançamento de sua primeira linha de lastras, importadas da Itália, a Portobello caminhou para a inovação, buscando formas de popularizar o porcelanato de grandes formatos no mercado de revestimentos e levar os melhores produtos para os seus clientes.

Assim, este ano, lastras surge com um novo conceito. A coleção Unlimited lançada hoje na feira Revestir 2020, baseada em lastras, enxerga os revestimentos não mais como placas, mas como superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas para revestir, decorar e mobiliar.

Lastras são para multiusos, multissuperfícies, que são resultado da composição entre técnica, arte e design. Ao desenhar grandes superfícies para arquitetura, a Portobello partiu de um olhar atento, refletindo sobre a criação de um futuro sustentável, colaborativo e plural.

Gostou das informações deste conteúdo? Então, aproveite para conferir os principais lançamentos da Coleção Unlimited!

lastras
Nova coleção Unlimited da Portobello baseada em lastras
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Lastras: superfícies contínuas com possibil...

Lastras: superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies