Conheça ideias para um jardim pequeno e lindo em áreas externas
Se o tempo é de ficar em casa, que ele seja investido em seu bem-estar e saúde. E algo que garante essa dose dupla é um jardim pequeno. Sinônimo de contemplação e cuidados, o cantinho verde funciona como uma terapia. E nesse sentido, há vários tipos de jardim para áreas externas, que garantem muito aconchego.
Crias do design biofílico, os jardins externos são símbolos de ambientes verdes que prezam pela qualidade de vida. E se você acha que esse décor é só para grandes projetos, não se engane. Dá para trazer um pedacinho desse estilo para o seu ambiente, de muitas maneiras.
Por isso, não perca tempo! Separe as ferramentas de jardinagem, vista o macacão e resgate o sentido de colocar a mão na terra e se sujar.
Confira este post, cheio de ideias de jardins pequenos para áreas externas! Não perca!
Jardim pequeno de canto
Jardins pequenos de canto, como os de inverno, são os refúgios de contemplação perfeitos, especialmente, em um período de isolamento social. Além de tomarem pouco espaço, eles se parecem com santuários, em que a natureza é a divindade a ser reverenciada.
Para um jardim pronto sem demoras e lindo, use a clássica manta de bidim para forrar o chão, depois coloque uma camada de cascalho e, em seguida, a terra e as plantas. Para adornar, faça um murinho de pedras ou tijolos.
Um décor que combina bem com esse tipo de jardim são os revestimentos em tons claros ou aqueles que imitam pedras. Assim, na primeira opção, o estilo moderno predomina, enquanto no segundo, remete ao rústico.
Jardim debaixo de escada
Se o seu ambiente externo tem escada, você pode aproveitar o espaço, geralmente, inutilizado e criar o seu jardim pequeno e intimista.
Como esse tipo de jardim fica um pouco escondido, vale investir em um projeto de iluminação, para que ele traga o espaço à tona. O cuidado para esse décor é usar espécies de plantas que não atinjam muita altura, pois a escada as limita.
Além disso, ouse colocar uma fonte com água, pedras brancas e de outas cores, cascalho e decorações de jardim, para que o espaço fique mais charmoso, como ele pede.
Jardim na entrada de casa
Fazer um jardim na entrada de casa é transformar o chão dessa área em seu “tapete verde”. Se essa área é aberta e pode receber plantas de grande porte, não pense duas vezes. Faça com que as espécies sejam as guardiãs da casa.
Você pode criar a sua própria Estrada dos Tijolos Amarelos, como no Mágico de Oz, usando pedras, para criar uma estradinha em meio às plantas. O caminho não vai te levar até a capital de Oz, a Cidade das Esmeraldas, mas vai criar um efeito visual muito parecido com o filme de fantasia.
Jardim vertical
Jardins verticais trazem versatilidade e aconchego, especialmente, para apartamentos e cômodos de casa que precisam de espaço para circulação e ergonomia.
Nesse sentido, ouse com peças como pallets ou caixas de madeira, portas e janelas antigas. Esses itens permitem mil e uma criações diferentes para o seu jardim pequeno.
Você pode lixar as peças, envernizá-las ou mesmo pintar de cores vivas e, depois, parafusá-las à parede e pendurar as plantas.
Já se você joga no time da praticidade, há modelos prontos de suporte de madeira ou de fibra de coco. Estes devem ser usados em áreas que não peguem muita luz solar e chuva, já que o material orgânico se decompõe com o tempo.
Jardim com vasos
Se você ama o conceito de mobilidade, aposte em um jardim pequeno exclusivamente feito com vasos. Assim, você poderá definir o layout à sua maneira, em diferentes épocas do ano.
Esse tipo contribui ainda mais para redecorar o seu espaço com frequência e dar um ar de novidade à sua vida.
O único segredo para você não errar na montagem do seu jardim de vasos é escolher um estilo de décor padrão. Rústico, colorido, moderno, brutalista, não importa, do vaso pequeno ao grande, eles devem seguir uma linha.
Atente-se também para aquelas plantas que são pesadas, como pata de elefante e cactos grandes. Esses vasos devem ter um suporte resistente com rodinhas. Assim, na hora de recriar o layout do seu jardim pequeno, basta empurrá-los com cuidado.
Jardim de horta
Se o tempo de ficar em casa proporciona que você se dedique ainda mais a esse cantinho, é hora de fazer do seu jardim pequeno, um espaço de relação diária. Então, é o momento de montar a sua hortinha e colher bons temperos para preparar suas refeições.
Você está com tempo extra ou mesmo conta com mais pessoas para cuidar do seu jardim de ervas e folhosas? Então, invista em um plantio no chão. Assim, as espécies se reproduzirão aos montes e em pouco tempo, exigindo cuidados diários.
Já se você divide o seu tempo em casa com muitas outras tarefas, optar pelo plantio em vasinhos é uma boa. Assim, o controle de cada ervinha será maior e, a alface, hortelã, salsinha e outras plantas, serão sempre fresquinhas e saborosas à mesa.
Jardim na garagem
Garagens são espaços que devem ser explorados não apenas como o lugar para guardar veículos, mas sim, como integrantes especiais do projeto. Afinal, essa é uma área da casa que você se depara logo que chega. Ah! E falamos de garagens abertas com alguma iluminação natural para as plantas continuarem vivas.
Nesse ambiente, o seu jardim pequeno pode ser feito beirando a lateral da garagem, com spots de luz. Essa é uma tática ideal para além de redecorar o seu espaço, torná-lo mais visível à noite.
Se a sua garagem for em uma área sem cobertura, aproveite e faça uma decoração com luzes em diversas cores. O efeito estético contribui ainda mais para que as plantas apareçam.
Para completar, escolha um revestimento ou piso que faça jus a esse décor novo. Uma aposta certeira é no porcelanato que imita tijolinhos, pois, iluminado, o tom terroso da pedra iluminada ganha mais expressividade.
Dedicar-se a um jardim pequeno em áreas externas traz além de um espaço novo para apreciar, um cantinho para tomar sol bem acompanhado. E durante este período, que mostra que a vida é uma onda, vale prestar atenção aos ciclos de vida delas, com seus começos, meios e fins. Cada uma, assim como as pessoas, em seu próprio tempo.
Vá além do jardim e descubra outras formas de pensar a sua casa durante a pandemia aqui neste post!