11.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
tempos de pandemia

Casa ou casulo? Como pensar a casa em tempos de pandemia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.05.2020
Aceite meu convite a pensar sua casa, sua relação com ela é muito importante. Faça de sua casa um casulo. A pandemia passará, os benefícios no seu lar são eternos.
minutos de leitura

Estamos vivendo um momento histórico muito importante e, com certeza, sem precedentes na história mundial recente. A pandemia do coronavírus (Covid-19) nos faz refletir sobre a vida e sobre o nosso dia-a-dia, portanto aproveite seu tempo de quarentena - onde a dica principal de proteção é evitar o convívio social - e olhe para sua casa com carinho. Perceba que ao fazer isso, muitos questionamentos podem surgir. Por que guardo isso aqui e desta forma? Por que nunca troquei o revestimento do meu terraço? Por que nunca comprei aquele objeto que tanto gostei naquela loja? Por que não troco a cor daquela parede?

tempos de pandemia

Com certeza você irá identificar diversas questões, mas tenha em mente sempre que o ideal é planejar, e para isso o primeiro passo é listar todos os pontos e elencar suas prioridades, assim poderá despender energia, tempo e investimento no que é mais importante. Um equívoco muito corriqueiro que vejo na minha trajetória como arquiteto é a fuga dos problemas graves, ou seja, a pessoa prefere comprar um tapete novo para sala a realizar a reforma do banheiro que há tempos apresenta vazamento. E eu entendo, são as “pequenas compensações”, mas acredite em mim quando digo que não adianta fugir destes desafios. 

O “xodó” do momento é o home office, só não tem sido mais importante do que a cozinha (sim, ela é imbatível), mas este ambiente virou uma vedete do dia para a noite, pois mesmo confinados e protegidos em nosso casulo chamado LAR, precisamos continuar trabalhando, produzindo, estudando. Nossa vida não pode parar, precisamos movimentar a economia, precisamos buscar soluções, queremos nos conectar ao mundo e com outras pessoas de alguma forma, mesmo que seja através de uma tela de computador. Tenho certeza que as pessoas que já tinham este ambiente estruturado estão recordando orgulhosas do dia que tomaram esta decisão e os que, por diversos motivos, não o fizeram estão arrependidos e viram o quanto pode ser importante planejar a fundo sua casa.

tempos de pandemia

Outro ponto de extrema importância que descobri neste momento crítico é a praticidade. Não aquela de ter tudo a mão, ou milhares de armários para tudo que se acumula ao longo da vida; falo da praticidade de manter sua casa limpa e higienizada de forma a não virar uma manobra de guerra. Objetos espalhados pelo chão ou em todos os cantos viram inimigos nas horas de limpeza. A escolha de materiais delicados e de difícil manutenção também começam a perder espaço na vida das pessoas, móveis com muitas reentrâncias e saliências acumulam mais sujeira mesmo com a casa fechada. Já os revestimentos de tamanho pequeno acabam por ter muito rejunte que é comprovadamente difícil de limpar e que sacrificam qualquer dona de casa, lembre que nos dias de hoje os porcelanatos possuem versões em grandes formatos e com as mais diversas estampas e texturas.

Por fim temos o destino oficial de cada cômodo da casa. Sabe aquela sala de visitas toda arrumada como uma vitrine de loja? Pois é... ela está com seus dias contados. Transforme-a em uma bela sala de família, onde todos possam se acomodar de forma confortável e sem rigores, onde seja permitido colocar os pés encima de algum apoio, onde os animais de estimação circulem livremente, onde tenha uma poltrona perto de janela para ler aquele livro interessante e onde se possa fazer lanches deliciosos em frente da televisão com toda família reunida.

Aceite meu convite a pensar sua casa, sua relação com ela é muito importante. Faça de sua casa um casulo. A pandemia passará, os benefícios no seu lar são eternos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa ou casulo? Como pensar a casa em tempos ...

Casa ou casulo? Como pensar a casa em tempos de pandemia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcelo Minuscoli
Colunista
Colunista

Marcelo Minuscoli é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, atua na grande Porto...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies