12.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O designers franceses Erwan e Ronan Bouroullec assinam produtos para Mutina distribuídos pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Irmãos Bouroullec: conheça a dupla de designers franceses que colabora com a Mutina

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.12.2023
Saiba mais sobre a carreira e as criações de Ronan e Erwan Bouroullec, que estão entre os principais nomes do design mundial na atualidade
minutos de leitura

A quatro mãos, os irmãos Bouroullec conquistaram espaço entre os mais renomados designers de sua geração. 

Reconhecidos internacionalmente, os franceses da região da Bretanha Ronan e Erwan Bouroullec são premiados por suas criações nas áreas do mobiliário e da arquitetura.

Trabalhando em parceria há mais de duas décadas, a dupla já assinou projetos com algumas das principais marcas de design do mundo. 

E uma das celebradas colaborações acaba de desembarcar no Brasil, distribuída com exclusividade pela rede Portobello Shop. Assinadas para a marca italiana de revestimentos Mutina, duas linhas dos irmãos Bouroullec estão disponíveis no país.

Quer saber mais sobre a trajetória dos designers e conhecer os revestimentos inovadores deles que agora integram o portfólio da Portobello Shop? Siga a leitura!

Como começou a carreira dos irmãos Bouroullec?

Piso que reproduz madeira com pontos azuis em baixo-relevo. Há cadernos azuis sobre ele
Pico Bois por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Naturais de Quimper, uma pequena cidade na região da Bretanha, na França, os irmãos Bouroullec viveram no interior até iniciar a faculdade. 

O mais velho, Ronan (1971), graduou-se na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, na capital francesa. Logo, começou a trabalhar sozinho. 

Alguns anos depois, o caçula, Erwan (1976), concluiu a sua formação na École Nationale Supérieure D'Arts de Cergy-Pontoise. No final da década de 1990, após a formatura, ele passou a trabalhar com Ronan.

Não demorou para que a dupla fosse descoberta pelo arquiteto Giulio Cappellini, uma das mais emblemáticas personalidades do design contemporâneo. O italiano abriu espaço em sua empresa para que os irmãos assinassem os seus primeiros projetos de design industrial.

Em 2000, eles começaram a trabalhar com o espaço-laboratório Galerie Kreo, em Paris, que sediou a primeira exposição individual da dupla apenas um ano depois. 

Mas foi um dos projetos para Cappellini, batizado de Cama Fechada, que rendeu aos Bouroullec um contrato com a Vitra, renomada empresa suíça de mobiliário. 

Desde então, os irmãos não pararam. As parcerias de sucesso incluem grandes marcas como Mutina, Samsung, HAY e Habitat. 

Hoje, a dupla mantém o Studio Bouroullec, sediado em Paris e com uma equipe de cerca de seis pessoas.

Quais são os principais projetos dos irmãos Bouroullec?

De pequenos objetos utilitários a grandes projetos arquitetônicos, o trabalho dos irmãos Bouroullec abre espaço para pensar o design e a organização da casa.

Mobiliário doméstico e de escritório, louças de porcelana, vasos e até joias estão entre as criações da dupla. 

Para além do apurado apelo estético, as peças são funcionais em sua essência. São criadas para atender a um claro propósito, mas nem por isso são menos sofisticadas.

O trabalho dos irmãos também tem forte ligação com a sustentabilidade. Erwan já disse que "não quer que os seus objetos envelheçam e estejam amarrados a uma época específica". Ou seja, a atemporalidade está no DNA das criações, pensando em peças-chave que sigam funcionais por muitas décadas.

O Studio Bouroullec ainda se destaca por seus projetos de iluminação, que conquistam espaço tanto nas ruas de Paris quanto no interior de grandes museus. 

Saiba mais sobre algumas das criações da dupla a seguir.

Cadeira Vegetal

Cadeira em plástico com encosto arredondado, que lembra as ramificações de uma planta
Lançada em 2008, cadeira Vegetal foi criada pelos irmãos Bouroullec em parceria com a suíça Vitra (Foto: Jl FilpoC)

Também cocriada com a renomada marca suíça Vitra, uma das peças de destaque é a cadeira Vegetal. A ideia era que a sua estrutura lembrasse uma planta brotando, com toda a sua poesia e fluidez.

Para criar as ramificações que formam o encosto, o longo processo levou os designers e o time criativo da Vitra a trabalhar em fases, do desenho à mão aos softwares de modelagem virtual. 

A inspiração foi a topiaria, técnica que dá forma às plantas por meio da poda ornamental.

Produzida em poliamida reciclável, a cadeira Vegetal foi lançada pela Vitra em 2008, após quatro anos de desenvolvimento. 

Poltrona Quilt

Poltrona feita com tecido almofadado, que lembra uma colcha
A poltrona Quilt, criação dos irmãos Bouroullec, é um convite ao conforto (Foto: smow blog)

O nome entrega: o estofamento da poltrona Quilt faz lembrar uma colcha. Trata-se de uma peça produzida em parceria com a companhia de design britânica Established & Sons.

Pequenos bolsos no mesmo formato são forrados com espuma e cobertos com um tecido tecnológico elástico, o que garante a aparência acolchoada.

Lançada em 2009, a poltrona Quilt foi apresentada na Semana de Design de Milão daquele ano.

Cadeira Steelwood

Cadeiras com encosto em aço e assento e pés em madeira. Há também uma mesa branca no espaço, além de um relógio preto na parede. Ainda há bancos em aço, ambos brancos
Atemporal e criativa, cadeira Steelwood foi lançada em 2009 pelos irmãos Bouroullec em parceria com a Magis Design (Foto: Studio Bouroullec)

A combinação de duas matérias-primas opostas deu origem à cadeira Steelwood. Criada em 2007, a peça une madeira e aço.

A collab com a italiana Magis Design está disponível em quatro cores: preto, branco, vermelho e off-white.

Fontes luminosas da Champs-Elysées

Fonte luminosa com 13 m de altura, feita com bronze e vidro e decorada com cristais
Projeto dos irmãos Bouroullec traz mais luz e charme à avenida Champs-Elysées, em Paris (Foto: Thomon)

Entre os trabalhos recentes, o destaque vai para as fontes de cristal que iluminam uma das avenidas mais famosas do mundo. 

A rotatória da Champs-Elysées, em Paris, ganhou charme extra com o projeto dos Bouroullec, que foi inaugurado em 2019. 

Fechadas há 20 anos, as fontes foram recuperadas do avançado estado de deterioração e das falhas no sistema hidráulico. 

São seis estruturas luminosas de vidro e bronze, com 13 m de altura, que adornam o caminho entre o Arco do Triunfo e a Place de la Concorde.

As fontes são compostas por 5.360 peças, com uma liga de bronze e alumínio — a mesma que é usada na construção de hélices de submarino. 

O detalhe charmoso são os cristais Swarovski, que adicionam brilho à delicada coreografia das águas. O projeto custou 6,3 milhões de euros.

Vale destacar outras obras, como o Lustre Gabriel, encomendado pelo Palácio de Versalhes e instalado em 2013. 

Também em Paris, há o Quiosque oferecido à prefeitura da capital francesa, onde são apresentados projetos culturais.

Leia também:

Quais foram os prêmios recebidos pelos irmãos Bouroullec?

Estante branca em formato que lembra uma colmeia, com diversos círculos lado a lado
A estante Nuages (Cloud) já esteve em exposição no MoMA, em Nova York (Foto: Lauren Manning)

Em mais de duas décadas trabalhando lado a lado, a dupla coleciona conquistas. Além disso, também já teve criações expostas em alguns dos principais museus do mundo. Confira linha do tempo: 

  • 1998: Grand Prix du Jury Internacional na feira de móveis Maison et Objet, em Paris; Bienal Internacional do Design, em Saint-Etienne;
  • 1999: New Designer Award, na Feira Internacional do Mobiliário de Nova York;
  • 2002: Criador do Ano na Paris Furniture Fair; Designer do Ano na Elle Decoration Design Awards, em Londres;
  • 2004: Exposição no Museu de Arte Contemporânea (MOCA), em Los Angeles;
  • 2005: Aquisição pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) das peças Cloud Modules e Console with Mirror;
  • 2011: Mostra no Victoria & Albert Museum, em Londres; Exposição Bivouac, no Centro Pompidou-Metz, que entrou em cartaz também no Museu de Arte Contemporânea de Chicago;
  • 2014: Prêmio Panerai London Design Metal;
  • 2017: The Design Prize, premiação oficial da cidade de Milão.

Criação dos irmãos Bouroullec para a Mutina está na Portobello Shop

Revestimento com fundo claro e pequenos pontos aprofundados, com pingos em vermelho. Há uma cesta com laranjas sobre ele
Pico por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Que tal ter um toque da ousadia dos irmãos Bouroullec na sua casa? Com exclusividade, a Portobello Shop traz ao Brasil coleções dos designers franceses em colaboração com a Mutina.

A parceria promove criações de grandes nomes do design mundial para enriquecer as possibilidades em revestimentos para projetos residenciais, corporativos e comerciais. 

Por enquanto, desembarcam por aqui duas linhas de Erwan e Ronan Bouroullec em collab com a Mutina: Pico e Pico Bois. Os designers já trabalham com a marca italiana desde 2011.

Pico

Revestimento em tom claro, com pequenos pontos aprofundados e pingos vermelhos. Há uma prateleira na parede, onde estão algumas tigelas brancas
Pico por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Com leveza e contemporaneidade, a linha Pico surpreende pela textura. As superfícies revelam pequenos pontos afundados (Down) ou elevados (Up), que garantem um efeito dinâmico. 

Esses relevos também ganham pontos coloridos nas cavidades ou como base, em tonalidades como o vermelho e o azul. Dependendo da cor escolhida, eles ainda exibem sombras delicadas, que vão das nuances quentes às frias.

Detalhe de revestimento claro com pequenos pontos profundos, com pingos em azul
Pico por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

As peças estão disponíveis nos formatos 119x119 cm, 60x120 cm e 60x60 cm, com acabamentos naturais e refinados. Podem ser usadas em projetos de ambientes internos ou externos.

A paleta inclui as tonalidades Argile, Gris e Satin. Os pontos coloridos são nas cores vermelho e azul, ou seguindo o tom principal da peça.

"Pico é notoriamente um dos projetos mais satisfatórios para nós. Não temos esse sentimento espontâneo com frequência. Quando museus nos convidam para criar uma exposição retrospectiva, esta coleção sempre tem uma posição dominante”, contam os irmãos Bouroullec.

Pico Bois

Espaço com piso em madeira, que traz pequenos pontos vermelhos. Há uma mesa com xícara e livro, e uma cadeira
Pico Bois por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Como o próprio nome sugere, a linha é uma evolução de Pico, que se tornou um dos clássicos da marca italiana.

A novidade é que Pico Bois revela o primeiro revestimento de madeira natural da Mutina. 

A inspiração vem diretamente da infância dos irmãos Bouroullec: o material costumava ser usado para trazer aquela sensação aconchegante às casas da Bretanha.

Os pontos azuis e vermelhos reaparecem nesta collab. Mas, desta vez, chegam para realçar a textura da madeira. 

As réguas, produzidas em carvalho europeu, estão disponíveis no formato 7x49 cm, com uma espessura de 14 mm.

Piso em madeira com pingos azuis lineares; há uma poltrona com almofadas sobre ele
Pico Bois por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Para reproduzir o padrão pontilhado na madeira, é realizado um processo ecológico que garante a durabilidade da peça. Ele é pressionado e vitrificado com um componente à base de água.

Para finalizar, os módulos passam por uma etapa de estampagem inovadora, que recria o efeito "martelado" característico da coleção.

"Nós pensamos que reproduzir os pequenos pontos de Pico em um material como madeira, com as suas imperfeições naturais e grão, poderia ser interessante. O resultado é um padrão entre sinais extremamente naturais e uma textura", explica a dupla.

Quer mais ideias para projetos ou reformas de área interna? Veja as nossas dicas de revestimento para criar composições sofisticadas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Irmãos Bouroullec: conheça a dupla de desig...

Irmãos Bouroullec: conheça a dupla de designers franceses que colabora com a Mutina

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies