Afinal, como usar tons neutros e frios na decoração?
Se você está na fase de definir qual paleta de cores utilizar no seu projeto de construção ou reforma, precisa considerar o uso de tons neutros e frios na decoração.
Para tanto, é importante entender o que eles transmitem para os ambientes e, consequentemente, onde podem ser usados.
A seguir, saiba tudo sobre tons neutros e frios na decoração!
Quais são as cores frias e neutras e o que elas transmitem?
Dentro do círculo cromático, basta lembrarmos das estações: as cores frias, que nos remetem ao inverno, são representadas por azul, verde e roxo, majoritariamente.
Quando parecem neutras, é porque receberam um pouco de branco ou preto, ganhando um aspecto acinzentado.
Elas recebem essa classificação por apresentarem baixo reflexo e intensidade, passando a agir como complementares das demais tonalidades.
A definição das cores de acordo com a temperatura foi cunhada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920).
As frias são reconhecidas pelo seu efeito calmante, trazendo tranquilidade ou remetendo ao relaxamento. Por isso, são amplamente utilizadas em espaços onde se promove a saúde e o bem-estar.
Elas também causam uma impressão de amplitude nos ambientes, tornando-os visualmente maiores do que realmente são.
Dentre as cores frias, podemos considerar o azul como a matriz de todas as outras, por se tratar de uma cor primária. Ou seja, as demais têm ligação direta com ela.
No grupo das cores frias e neutras, é possível incluir o cinza-azulado e o cinza-esverdeado, que decorrem de variações de tom e luminosidade.
Leia também:
- O papel das cores para a construção de um ambiente sofisticado
- Tons de azul: como usar a gama de cores na decoração
- Banheiro cinza: inspirações para o seu projeto
Azul
O azul é a cor do céu e da água. Por isso, nos transmite a sensação de relaxamento e descanso.
Mas ela também tem efeitos físicos interessantes: pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e diminuir a frequência cardíaca.
Portanto, tende a ser uma boa pedida para ambientes onde as pessoas precisem de mais estímulo para manter a tranquilidade.
Verde
O verde nos remete ao frescor, à natureza e à saúde. Também é associado à prosperidade e ao dinheiro. Trata-se de uma cor reconfortante, que ajuda a reequilibrar as emoções, colocando tudo em ordem.
Esta é uma das cores mais versáteis do círculo cromático. Dependendo da sua tonalidade, combina tanto com paletas frias quanto quentes.
Cinza
Os tons de cinza surgem da mistura da cor base com o branco e o preto. Eles são considerados complementares. Por isso, funcionam bem com paletas quentes e frias.
Em geral, essas tonalidades deixam os ambientes com mais personalidade, mas sem abandonar a neutralidade.
Em paletas frias, os cinzas podem ser harmonizados com o branco, o preto, o azul e o verde, além de objetos com toque natural, como a madeira e a palha.
Como e onde usar os tons neutros e frios na decoração?
Na hora de escolher uma paleta de cores para um ambiente, é preciso ter em mente o que você gostaria de transmitir a ele.
Como vimos, os tons neutros e frios dão uma impressão de amplitude. No entanto, se usados em excesso, podem dar uma sensação de vazio e impessoalidade.
Por isso, ambientes pequenos são perfeitos para receber uma paleta de cores neutras e frias.
A iluminação também influencia. Em espaços que recebem muita luz amarela, você pode empregar tonalidades quentes para reforçá-la ou, então, equilibrar com nuances frias.
Abaixo, veja como e onde usar tons neutros e frios na decoração.
Azul
O azul é uma ótima cor para quartos — de casais, solteiros, crianças ou bebês —, já que relaxa e induz a um sono tranquilo.
No entanto, o exagero é capaz de deixar o ambiente triste, melancólico e frio.
Então, na hora de decorar, você pode tanto utilizar variações de tons da mesma cor, criando um espaço monocromático, quanto usar pontos de uma coloração mais intensa.
Quase todas as cores frias combinam com tonalidades de azul, já que essa é a "mãe" da categoria, como vimos anteriormente.
Verde
O verde pode ser utilizado em combinação com outras cores, especialmente os tons terrosos, garantindo uma proximidade ainda maior com a natureza.
Em geral, ele vai bem em ambientes jovens e de convivência, como salas de estar e de jantar, lounges e escritórios.
O verde também combina com varandas gourmet e áreas externas. Use nas paredes ou em móveis para conquistar um espaço com impressão de limpeza, mais natural e orgânico.
Pode ser uma boa opção para dormitórios, principalmente em tonalidades claras, como o verde-menta, por transmitir sensação de tranquilidade.
Explorar o verde-claro em quartos infantis também é interessante. Inclusive, traz liberdade para criar ambientes temáticos e divertidos.
Ao lado do dourado, os tons de verde dão um ar de sofisticação e modernidade aos espaços.
Cinza
Dentre as cores neutras e frias, as mais versáteis são os cinzas, que podem ser utilizados em uma ampla gama de ambientes, em variados tons, podendo ainda ser combinados com diferentes elementos.
Mesmo assim, conferem um toque de personalidade e aconchego, quebrando a sobriedade de espaços de trabalho onde a criatividade precisa estar presente, como cozinhas, escritórios e áreas de serviço.
Linha Pi garante tons neutros e frios na decoração
Assim como as cores neutras e frias, a versatilidade e a simplicidade são marcantes na Linha Pi, um dos lançamentos da Portobello em 2023.
A inspiração foi o número Pi, uma variável que define a proporção áurea, a beleza e a exatidão das formas circulares e derivadas de círculos.
Com uma paleta mate em tons de azul, verde e cinza, as peças planas e côncavas no formato 10x30 cm garantem uma elegância particular para projetos que ousam ir além.
São produtos que ampliam as possibilidades inventivas em superfícies verticais, com mais ou menos relevos, criando painéis decorativos para todos os ambientes da casa.
Se forem utilizados em paredes externas e no interior do box do banheiro, recomendamos aplicar o selador CleanMax, da Sika, que garante limpeza e evita infiltrações.
Há uma infinidade de possibilidades quando pensamos em tons neutros e frios na decoração. As dicas deste artigo não são regras; portanto, você pode adaptar o conteúdo ao seu estilo.
Tenha em mente que o limite para a sua criatividade está naquilo que o faz se sentir bem, com conforto e autenticidade!
Agora que você sabe como utilizar os tons neutros e frios na decoração, que tal incluir Pi no seu próximo projeto de reforma ou construção?