Hall de entrada pequeno: saiba como planejar o seu
Uma residência com espaços reduzidos é a realidade de muitas pessoas e, por conta disso, às vezes pode parecer um desafio decorar cada cantinho. O hall de entrada pequeno é muitas vezes deixado de lado em projetos de design de interiores, mas saiba que é possível montar um espaço para dar as boas-vindas à sua casa de maneira charmosa, mesmo que com poucos metros.
A partir de sugestões simples, criativas e funcionais é possível deixá-lo acolhedor e útil. Por isso, o Archtrends trouxe várias ideias de hall de entrada pequenos e charmosos para te inspirar a criar esse ambiente no seu lar. Confira!
O que deve ter no hall de entrada?
A função do hall de entrada vai além da estética, ele pode ser um espaço funcional para guardar temporariamente itens que não serão utilizados no interior da casa como casacos, calçados, carteira, guarda-chuva e chaves. Para essa função investir em cabideiros, ganchos, chaveiros e um aparador pequeno pode ajudar a deixar tudo mais organizado.
Além disso, o ambiente deve passar a sensação de conforto. As opções decorativas são diversas, mas, um banco e um espelho são itens quase sempre presentes na porta de entrada.
Como decorar um hall de entrada pequeno?
Quando temos um espaço pequeno para projetar o hall de entrada, a dica é aproveitar o espaço vertical das paredes com itens de decoração, veja algumas opções:
Com espelhos
Uma decoração com espelhos é a ideal para ambientes pequenos, pois eles ajudam na sensação de amplitude e profundidade. Eles não precisam ser grandes ou ocupar toda a parede, modelos menores arredondados ou com molduras trabalhadas ficam lindos no hall de entrada. Uma opção é usar diversos formatos de espelhos pequenos para criar um efeito diferente. Alguns móveis, como os aparadores espelhados, exploram esse material de outra forma e deixam o ambiente sofisticado.
Com aparadores
Um aparador é um apoio que ajuda na organização da porta de entrada da sua casa. O móvel pode conter gavetas e portas para guardar objetos. No caso do modelo aberto, a parte livre pode abrigar pufes, uma sapateira caixas funcionais decorativas. Os aparadores suspensos são bastante utilizados em hall de entrada pequenos, pois cumprem a função otimizando o espaço disponível.
Com plantas
Apostar em flores e plantas em casa deixa qualquer ambiente com ar mais leve e agradável. Para adicionar o frescor da natureza na decoração, você pode pendurá-las nas paredes em cachepôs em cerâmica ou vasos ornamentados em cima do aparador. E não se esqueça que o hall de entrada normalmente recebe pouca luz e isso deve ser considerado ao escolher as espécies para o local.
Com cabideiros e calçadores
Os cabideiros são itens muito utilizados no hall de entrada. São itens funcionais para manter a organização de casacos e bolsas. O cabideiro de chão de madeira é um clássico, mas ocupa um espaço considerável. Para pequenos halls, os modelos que podem ser fixos na parede são ótimas opções. Algumas versões têm um design autêntico e por si só já dão um charme especial.
Muitas pessoas evitam entrar em casa com o sapato usado na rua. Neste sentido, os calçadores são móveis ideais para compor o hall de entrada. Uma dica é investir nos modelos que possuem apoio para sentar e auxiliam na hora de calçar os sapatos.
Com porta guarda-chuvas
O porta guarda-chuva pode ter um visual diferenciado e ser um reforço prático para a decoração do hall de entrada pequeno. Ele é ótimo para deixar visível o item sempre esquecido ao sair de casa em um dia chuvoso. Alguns modelos decorativos são estilosos e possuem formatos diversos com diferentes cores que ajudam a compor o estilo do ambiente.
Revestimento para hall de entrada
O revestimento do hall de entrada pode ser o ponto de partida para a decoração do local e diferentes estilos podem ser explorados no piso e na parede.
Revestimento para piso
Por se uma área de passagem de pessoas, é necessário escolher um revestimento para o hall de entrada com alta resistência e de fácil limpeza. Além disso, claro, deve ser bonito. O porcelanato cumpre todas essas funções e o acabamento natural é o indicado para ambientes internos por ter maior resistência ao alto fluxo de pessoas e ser menos provável de riscar. Mas se o seu hall de entrada fica em uma área externa, opte por utilizar os porcelanatos com a especificação EXT.
Outra característica que tornam esse material perfeito para aplicação na porta de entrada da sua casa são as estampas disponíveis, que permitem que ele se encaixe em qualquer estilo de decoração que você escolher. Alguns modelos reproduzem com perfeição materiais naturais como madeira, pedra, mármore e concreto.
Revestimento para parede
Em um hall de entrada pequeno, a parede é a grande protagonista da decoração. Uma estratégia para valorizar essa parte é utilizar porcelanatos. Os modelos decorativos exploram textura, cores e elementos geométricos que podem ser explorados de diversas formas.
Outra opção são as Lastras, os porcelanatos de grandes formatos. Em uma parede pequena, a aplicação deste modelo fica sofisticada, pois diminuem, ou quase excluem, a necessidade de recortes das peças. Além disso, opte pelas cores claras para a sensação de amplitude.
Projetos de hall de entrada pequenos para se inspirar
Agora que você já sabe alguns itens essenciais para considerar na decoração, confira alguns projetos de hall de entrada para se inspirar:
1. Hall de entrada pequeno e colorido
Se você quer um estilo mais ousado e alegre, pode apostar nas cores e em revestimentos estampados para decorar a área. O ideal para um ambiente pequeno é escolher cores que combinam entre si para a decoração não ficar cansativa. Um revestimento amarelo que cobre desde o chão até o meio da parede fica incrível com um azul mais escuro. Um banco estilo retrô e um cabideiro podem compor o ambiente.
2. Hall de entrada pequeno e sofisticado
Para um hall de entrada sofisticado, que tal apostar na cor preta? Uma parede dessa com um banco aramado com almofadas cinzas já deixa o ambiente com ar moderno. Quando combinado com um aparador madeirado rico em detalhes, o estilo fica ainda mais marcado. Outra opção é investir em um mini jardim vertical com um ponto de luz discreto embutido para destacar a área.
3. Hall de entrada pequeno para apartamento
Sabe aquela pequena parede ao lado da porta de entrada do apartamento? É um espaço suficiente para fazer um hall. No projeto abaixo, cabideiros fixos de madeira arredondados em madeira escura, contrastam com o tom mais claro do armário baixo. A prateleira branca fixa na parede seria imperceptível visualmente se não fossem os pequenos vasinhos com plantas que a destacam sutilmente. Acima de todo o conjunto, um espelho quadrado com arestas arredondadas finalizam a decoração minimalista.
4. Hall de entrada pequeno e moderno
Não é porque o ambiente é pequeno que não podemos definir um estilo para ele. No projeto abaixo o estilo moderno foi destacado pela beleza natural da madeira. A parede foi revestida por porcelanato em alto-relevo inspirado na madeira ripada. Já no piso, a escolha foi por cor clara com veios no marrom. O aparador com design autêntico segue a mesma paleta de cor e sustenta um abajur preto que ilumina o local de forma sofisticada.
5. Hall de entrada simples
Saiba que é possível decorar um hall de entrada pequeno gastando pouco. No projeto abaixo os itens utilizados foram plantas, uma pequena sapateira e um espelho. O vaso no chão de sisal é o grande destaque decorativo da parede, enquanto a sapateira, além de deixar os calçados organizados, serve de apoio ou banco adicional para a sala. O espelho redondo acima adiciona um ponto refletivo de forma discreta.
Se você quer mais dicas para decorar ambientes com pouco espaço, confira o post Como decorar apartamento pequeno. Aqui no Archtrends você encontra diversas inspirações com soluções valiosas para a sua casa!