10.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
grafismo
Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, é coberto com grafismos de aldeias do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso (Foto: Agência Brasília/Wikimedia Commons)

Grafismo: o que é e quais os principais tipos dessa arte

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.04.2023
Arte, estética, comunicação. O grafismo é uma manifestação cultural de diversos povos que, hoje, também faz parte do design de interiores. Saiba mais
minutos de leitura

Há diferentes formas de pintura. Embora a clássica seja a mais exaltada, o abstrato traz valor, significado e subjetividade. Um desses exemplos é o grafismo. Com as primeiras manifestações há milhares de anos, até hoje é uma tradição passada de geração em geração. 

Mais que uma tendência estética, o grafismo é uma manifestação cultural, uma forma de comunicação e um status em determinado povo originário. 

A seguir, você vai entender o que é, quais os seus tipos e como ele se manifesta na decoração. Confira! 

O que é grafismo? 

O grafismo é um tipo de arte visual que surgiu da cultura indígena e, hoje, é presente em diversas manifestações artísticas — quadros, tatuagens e até mesmo na decoração de uma residência.  

No grafismo, as linhas seguem um equilíbrio e ritmo constante, formando desenhos que identificam determinados povos indígenas. Contudo, é também perceptível em culturas africanas. 

painel com grafismo indígena
Exemplo de grafismo indígena
(Imagem: Wikimedia Commons

Ancestralidade 

Muitas pessoas utilizam o grafismo pela estética. Porém, nem todo grafismo representa alegria. Alguns traçados podem significar tristeza, luto ou até mesmo a quantidade de filhos de um determinado indivíduo. 

Há uma série de simbolismos que, embora não sejam perceptíveis como em ilustrações tradicionais, trazem significados muito representativos para alguns povos. 

Um grafismo pode determinar a identidade de um coletivo, mostrando a um indígena a qual povo outro indivíduo pertence. Ele também pode ter simbolismos mágicos e cosmológicos; tudo depende a quais grupos está atrelado. 

Comunicação e arte 

O grafismo é uma manifestação estética refinada, que pode demonstrar delicados valores de uma cultura, como força, crenças e valores. 

Pintar-se com esses símbolos também é uma forma de demonstrar resistência ao colonialismo, mantendo a tradição do povo indígena. 

Grafismo corporal 

Esse tipo de arte é comumente vista como pintura corporal — e é nesse contexto que ganha mais significados. É, como dito, uma forma de comunicação entre um indivíduo e outro de povos diferentes. 

Além da parte estética, o grafismo no corpo pode estar relacionado ao papel social daquela pessoa em sua comunidade. 

Um grafismo pode significar, além do número de filhos, uma identificação entre aldeias, o estado civil e até algum tipo de rito. 

Por ser uma ferramenta de comunicação tão importante, a técnica é ensinada desde a infância pelos indígenas em suas atividades cotidianas. Assim, é uma prática passada de geração em geração, que não se perde com o tempo. 

Cores 

O grafismo indígena é feito com materiais encontrados na natureza. Por isso, é comum que as cores predominantes sejam vermelho (extraído do urucum), marrom, branco e preto.  

grafismo corporal
Indígenas fazendo pinturas estilo grafismo em visitantes
(Foto: Jean Marconi

Educação infantil 

Além de símbolo cultural, o grafismo tem sido adotado como recurso na aprendizagem infantil. A criança pode tanto fazer os desenhos quanto pintá-los. 

Esse tipo de arte ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do processo cognitivo e da criatividade ao ampliar seu conhecimento de cores, imagens, linhas, formas e detalhes.  

Leia também:

Grafite e grafismo são a mesma coisa? 

Apesar do nome parecido, grafite e grafismo não se referem ao mesmo tipo de arte. 

Derivado de "grafitto", grafite é um tipo de arte que se refere a inscrições feitas em muros, paredes de edifícios e até mesmo no chão, que costumam refletir costumes, críticas e tendências estéticas de uma cultura, região ou classe social. 

Há relatos de sua existência desde o Império Romano, que escreviam relatos do dia a dia, piadas e até críticas ao governo. 

Nas catacumbas romanas, onde se escondiam os cristãos para fugir da perseguição romana, também há desenhos retratando a vida de Jesus. 

bordado em estilo grafismo
Grafismos feitos com bordado
(Foto: PxHere

Até mesmo a arte pré-histórica pode ser considerada um tipo de grafite, já que também retrata a cultura dos povos da época. 

O grafite, porém, só foi se tornar popular durante as décadas de 1960 e 1970, com temas como transgressão e contracultura em alta. 

A transcrição nos muros era uma forma de protesto, principalmente na periferia, como o distrito do Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. 

Já o grafismo é um caminho estético de repetição de linhas que formam desenhos geométricos. 

É possível, por exemplo, fazer um grafite com grafismos, mas não necessariamente o contrário — já que o grafite se refere muito mais ao espaço em si e ao que é comunicado do que ao estilo de desenho.  

Quais os principais tipos de grafismo? 

O grafismo se diferencia pela direção de suas linhas. Veja: 

Convergentes 

As linhas saem de pontos diferentes e se encontram em uma mesma direção. 

Divergentes 

As linhas partem de um mesmo ponto e seguem para direções diferentes.  

Paralelas 

Estão sempre lado a lado seguindo a mesma direção, mas nunca se cruzam. A distância entre uma e outra também é sempre a mesma. 

Perpendiculares 

As linhas se cruzam formando ângulos retos (90º). 

Como o grafismo se manifesta na arquitetura? 

Arte, moda, arquitetura e decoração se intercalam. Por exemplo: tendências vistas em determinados grupos acabam se tornando tendência em massa, como ocorreu com o jeans usado pelos trabalhadores ingleses e aderido pelo movimento punk.  

Na arquitetura e na decoração, não seria diferente. Temáticas como arquitetura escandinava e a japonesa têm traços muito específicos e se tornaram tendências dos segmentos. 

Veja como o grafismo se manifesta na composição interna e externa de residências: 

decoração com grafismo
Quadro com grafismo é forma simples de inserir a arte na decoração
(Projeto: Jéssica Campos/ Foto: Felipe Araújo) 

A maneira mais fácil de inserir um grafismo na sua decoração é por meio de quadros. Eles podem ser inseridos em qualquer lugar, até que se encontre um ambiente que combine com suas cores e traços. 

No ambiente acima, o quadro com grafismos se camufla no ambiente, em que a repetição de cores é expressa por elementos orgânicos ou de cor terrosa. Até as sombras que desenham a parede trazem um desenho que lembra os grafismos indígenas. 

parede com grafismo
Grafismo como grafite contrasta com a decoração do banheiro
(Projeto: Renato Forti/ Foto: Alessandro Gruetzmacher) 

A pintura na parede também é uma forma moderna de adotar o grafismo. No banheiro, há uma "quebra de expectativa", com o desenho contrastando com a decoração mais vintage do ambiente.  

decoração com quadros de grafismo
Quadros com grafismos combinando roubam a atenção do ambiente
(Projeto: Klaxon Arquitetura/ Foto: Mariana Boro) 

O contraste dos quadros preto e branco se complementa com a parede preta. O desenho cíclico, sem início e fim aparentes, rouba a atenção na decoração neutra, com predomínio do preto. 

O grafismo, aliás, mostra que a cor pode ser neutra, mas não necessariamente sem graça. 

sala decorada com grafismo
Grafismos contemporâneos inovam no traçado e no uso das cores
(Projeto: Leonardo Tulli/ Foto: Eduardo Macarios) 

Na sala acima, os quadros trazem grafismos bem distantes do estilo indígena ou africano. 

Apesar de a estrutura ser parecida, com repetição de traços, o uso de ângulos e a criatividade nos desenhos possibilitou uma modernização que foge do que pode ser considerado sagrado ou profano por diferentes povos. 

Viu como o grafismo é mais do que um simples desenho? Continuando em gêneros de arte, confira como o avant-garde se manifesta na arquitetura! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Grafismo: o que é e quais os principais tipo...

Grafismo: o que é e quais os principais tipos dessa arte

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies