VEM CHEGANDO O VERÃO
Com a chegada de tempos de sol e calor é normal que todos nós aproveitemos mais as áreas abertas de nossas casas. Vale de tudo: sacada, varanda, terraço, pergolado, quiosque, etc. São muitas chances de criar ambientes que possam acolher momentos mais descontraídos, buscando uma nova ambiência e um maior aproveitamento destes dias de verão. A principal dica que posso deixar é: criar da melhor maneira possível uma integração com a natureza, não só pela paisagem, mas em elementos próximos como revestimentos, cores, estampas, móveis e - é claro – muitos vasos de plantas.
Para as sacadas mais urbanas um dos elementos que tem agradado muito são as paredes verdes, pois criam uma grande mancha de vegetação (que pode ser natural ou até mesmo artificial) no ambiente, trazendo uma sensação de convivência com a natureza, bem como um certo frescor para os dias quentes. Os móveis devem ser visualmente leves, não utilize peças muito robustas e que ocupem muito espaço. Abuse da versatilidade criando espaços de múltiplas funções como as famosas sacadas gourmet onde vale ter mesinha e uma churrasqueira.
Já nas varandas e terraços, os quais geralmente possuem mais metros quadrados que as sacadas tradicionais, a criação de espaços de lazer são a grande chance de estender a casa até a rua, promovendo uma área de transição entre interior e exterior de sua casa de forma sutil e muito útil para várias estações do ano. Mesmo na cidade, os terraços urbanos têm sua aura mágica, principalmente quando agrega elementos como piscina, decks, ambientes de estar e pergolados. Poder desfrutar de tantos momentos de descontração e lazer sem ter que ir para o litoral ou uma casa de campo é fantástico. Aqui a vegetação pode ser de um porte maior, incluindo pequenas árvores decorativas e até mesmo frutíferas. Nas casas com pátios, as varandas são em sua maioria – além da citada transição – um espaço aberto e coberto, podendo proteger seus momentos de lazer mesmo sob um sol escaldante, como também de um dia de chuva. Sua montagem geralmente é feita com móveis de estar confortáveis, muita decoração e até elementos para deitar e relaxar como redes, futons e espreguiçadeiras. Neste espaço, entre tantos estilos possíveis, os mais usuais são os temáticos orientais ou os que permitem o uso de muito artesanato e uma certa rusticidade. As varandas possuem um extra natural: estão conectadas a um pátio com sua vegetação própria, podendo ter além de plantas ornamentais e árvores, muitos outros elementos com água como piscina, espelhos de água ou fontes. O importante é tirar partido deste elemento que nos remete ao frescor, muito desejado para os dias de maior calor.
Os espaços extras de uma casa podem também ser um fantástico quiosque, geralmente um pouco descolado da edificação principal. Estes espaços também carregam em seu DNA a versatilidade. Já vi de tudo: quiosque com bar e churrasqueira, quiosque e espaço zen (ou de ginástica) e até mesmo quiosque garagem. O importante é que seja um local onde o lazer possa ter espaço suficiente e, quando necessário, emprestar ou compartilhar sua estrutura com outras atividades diárias. Dependendo do tamanho o quiosque ele pode ser um belíssimo salão de festas, mas apara estes casos ele precisaria estar dotado de toda estrutura de cozinha, bem como de um sanitário de apoio pois afinal de contas, numa hora dessas, com a turma curtindo um churrasco com direito a piscina e jogos é melhor não envolver a casa toda na bagunça.
Foto de destaque: projeto: Danielle Barros Costa
Deem créditos quando utilizarem imagem de fotógrafos, produzidas especialmente para outra finalidade.
Olá, Ode,
Demos os créditos aos autores dos projetos e no link de cada um deles daqui do Archtrends não identifica os autores das fotografias. O cadastro do projeto é feito pelo próprio profissional.
Você é autor de alguma fotografia? Se sim, poderia nos falar de qual imagem? Assim daremos o crédito com toda a satisfação e ainda comunicaremos o profissional do projeto a colocar o crédito no perfil deles aqui no Archtrends.
Pode ser assim?
Grande abraço e agradecemos seu comentário,
Equipe Archtrends Portobello