25.01.2021
Avaliação
0
(0)
Área de lazer com piscina para aproveitar o verão (Projeto: Danielle Barros Costa)
0

VEM CHEGANDO O VERÃO

minutos de leitura
O hit do verão é poder aproveitar da melhor maneira possível os espaços mais descolados da casa: aqueles perto da rua!
minutos de leitura

Com a chegada de tempos de sol e calor é normal que todos nós aproveitemos mais as áreas abertas de nossas casas. Vale de tudo: sacada, varanda, terraço, pergolado, quiosque, etc. São muitas chances de criar ambientes que possam acolher momentos mais descontraídos, buscando uma nova ambiência e um maior aproveitamento destes dias de verão. A principal dica que posso deixar é: criar da melhor maneira possível uma integração com a natureza, não só pela paisagem, mas em elementos próximos como revestimentos, cores, estampas, móveis e - é claro – muitos vasos de plantas.

espaços abertos
Jardim vertical em um living amplo de área externa (Projeto: Andrea Eiras)

Para as sacadas mais urbanas um dos elementos que tem agradado muito são as paredes verdes, pois criam uma grande mancha de vegetação (que pode ser natural ou até mesmo artificial) no ambiente, trazendo uma sensação de convivência com a natureza, bem como um certo frescor para os dias quentes. Os móveis devem ser visualmente leves, não utilize peças muito robustas e que ocupem muito espaço. Abuse da versatilidade criando espaços de múltiplas funções como as famosas sacadas gourmet onde vale ter mesinha e uma churrasqueira.

espaços abertos
Espaços abertos com pergolado valorizou a vista com o entorno, integrando os ambientes internos com o exterior (Projeto: Luceia Maria Molena Ambrozio)

Já nas varandas e terraços, os quais geralmente possuem mais metros quadrados que as sacadas tradicionais, a criação de espaços de lazer são a grande chance de estender a casa até a rua, promovendo uma área de transição entre interior e exterior de sua casa de forma sutil e muito útil para várias estações do ano. Mesmo na cidade, os terraços urbanos têm sua aura mágica, principalmente quando agrega elementos como piscina, decks, ambientes de estar e pergolados. Poder desfrutar de tantos momentos de descontração e lazer sem ter que ir para o litoral ou uma casa de campo é fantástico. Aqui a vegetação pode ser de um porte maior, incluindo pequenas árvores decorativas e até mesmo frutíferas. Nas casas com pátios, as varandas são em sua maioria – além da citada transição – um espaço aberto e coberto, podendo proteger seus momentos de lazer mesmo sob um sol escaldante, como também de um dia de chuva. Sua montagem geralmente é feita com móveis de estar confortáveis, muita decoração e até elementos para deitar e relaxar como redes, futons e espreguiçadeiras. Neste espaço, entre tantos estilos possíveis, os mais usuais são os temáticos orientais ou os que permitem o uso de muito artesanato e uma certa rusticidade. As varandas possuem um extra natural: estão conectadas a um pátio com sua vegetação própria, podendo ter além de plantas ornamentais e árvores, muitos outros elementos com água como piscina, espelhos de água ou fontes. O importante é tirar partido deste elemento que nos remete ao frescor, muito desejado para os dias de maior calor.

espaços abertos
Projeto de ampliação para construção de um quiosque e cervejaria e de área de lazer externa para aproveitar os espaços abertos do terreno (Projeto: Andriele Costa Dal Forno)

Os espaços extras de uma casa podem também ser um fantástico quiosque, geralmente um pouco descolado da edificação principal. Estes espaços também carregam em seu DNA a versatilidade. Já vi de tudo: quiosque com bar e churrasqueira, quiosque e espaço zen (ou de ginástica) e até mesmo quiosque garagem. O importante é que seja um local onde o lazer possa ter espaço suficiente e, quando necessário, emprestar ou compartilhar sua estrutura com outras atividades diárias. Dependendo do tamanho o quiosque ele pode ser um belíssimo salão de festas, mas apara estes casos ele precisaria estar dotado de toda estrutura de cozinha, bem como de um sanitário de apoio pois afinal de contas, numa hora dessas, com a turma curtindo um churrasco com direito a piscina e jogos é melhor não envolver a casa toda na bagunça.

Foto de destaque: projeto: Danielle Barros Costa

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. Deem créditos quando utilizarem imagem de fotógrafos, produzidas especialmente para outra finalidade.

Marcelo Minuscoli
Colunista
Colunista

Marcelo Minuscoli é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, atua na grande Porto...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.