O design sustentável está no centro dos lançamentos Portobello. A empresa acredita que, enquanto parte integrante da sociedade e do planeta, todos precisam ter consciência sobre os impactos de nossas ações e escolhas no meio ambiente.
Por isso, faz questão que essa consciência esteja presente no desenvolvimento de porcelanatos, lastras e demais produtos da marca.
E não para por aí.
Quer saber mais sobre como isso se dá na prática? Então continue lendo!
Compromisso com a construção de um futuro mais sustentável
No dia a dia da Portobello, a abordagem ESG (governança ambiental, social e corporativa) está sempre presente. A partir dela, a empresa consegue adotar práticas sustentáveis, com propósitos socioambientais, em suas diversas atividades.
Em 2020, foi criado o Comitê de Sustentabilidade, que fez uma revisão das decisões estratégicas sobre o tema. Um ano depois, a Portobello aderiu ao pacto global da ONU (Organização das Nações Unidas), que passou a pautar o planejamento da empresa.
A sustentabilidade também foi destaque durante a participação da Portobello na 20ª Expo Revestir, a principal feira de revestimentos e acabamentos da América Latina.
Em um dos dias de evento, Pedro Andrade, embaixador da marca, comandou uma live que teve a participação de representantes do Comitê de Sustentabilidade.
Além de destacar ações que estão em curso, o presidente do Comitê, Cesar Gomes Junior, reforçou a importância de estabelecer prioridades, já que o engajamento das pessoas com a sustentabilidade acontece de forma natural.
O próprio estande usado na Expo Revestir foi projetado levando em conta as questões ambientais. Os arquitetos Giovani Bonetti e Marcelo Rosenbaum foram os responsáveis por criar, junto à equipe Portobello, o projeto do estande pautado no design sustentável.
Tanto o piso quanto os expositores, o sistema de iluminação, a madeira usada no forro e as escadas foram reaproveitados.
Lançamentos Portobello pautados no design sustentável
Hoje os clientes buscam soluções sustentáveis na hora de construir e reformar. Diante disso e do compromisso da empresa, os lançamentos Portobello nascem com uma visão sustentável.
Por outro lado, não é de hoje que essa visão existe no desenvolvimento dos produtos da marca. Os revestimentos cerâmicos, que usam argila em sua composição, são excelentes substitutos de recursos naturais não renováveis, como é o caso da madeira, do mármore e do granito.
Além disso, a Portobello se responsabiliza pela recuperação das áreas usadas para extração de matéria-prima e de toda a cadeia de produção dos produtos.
Isso sem falar nas tecnologias usadas, que permitem otimizar o uso da matéria-prima, economizar energia e reduzir os impactos da logística.
O design sustentável da Portobello também é desenvolvido em parceria com profissionais nacionais e internacionais renomados.
Nomes como Paola Navone, Ruy Ohtake, Paulo Mendes da Rocha, Nadezha Mendes da Rocha, Guilherme Wentz e Jader Almeida, além de arquitetos do programa Coletivo Criativo Portobello, já cocriaram produtos junto à marca.
Saiba mais sobre alguns dos mais recentes lançamentos com design sustentável da Portobello:
Shibori
A linha Shibori recebeu o nome de uma técnica milenar japonesa usada no tingimento de tecidos. É um processo que lembra o popular tie-dye, que voltou a ser tendência na moda recentemente. Mas o shibori se diferencia pelas padronagens.
Por meio de diferentes tipos de amarrações, é possível criar padrões inesperados e exclusivos em tecidos. Afinal de contas, por se tratar de um processo puramente artesanal, nenhuma estampa sai igual à outra.
Para desenvolver essa linha de revestimento, a Portobello contou com a parceria da designer italiana Paola Navone.
De espírito nômade, ela tem um trabalho que mescla cores e sabores do Ocidente com o Oriente. Além disso, Paola é curiosa e entusiasta de formas e materiais, o que faz com que seus projetos se tornem verdadeiras obras de arte.
Sobretudo por conta das cores, em tons vivos e neutros, a coleção Shibori nos convida a viajar pelas águas do mediterrâneo, assim como outras criações da designer.
Os revestimentos estão disponíveis em dois formatos: 20x20 e 30x43 triangular. E podem ser aplicados em diversos ambientes contemporâneos que valorizam o estilo arrojado, a arte e, claro, o design sustentável.
Soma
A linha Soma é mais um dos lançamentos Portobello. Desta vez, criada em parceria com Paulo Mendes da Rocha, um dos profissionais mais admirados na Arquitetura Moderna Brasileira; e Nadezha Mendes da Rocha, designer e arquiteta talentosa, conhecida pelas suas criações fortes e sensíveis.
É justamente por conta dessa união de forças que a coleção recebeu esse nome. Soma combina arquitetura e irreverência, racionalidade e inovação, modernismo e contemporaneidade.
O resultado disso são os maxiladrilhos, que se fragmentam e ao mesmo tempo se recompõem, criando mosaicos de múltiplas possibilidades. Assim, a linha se destaca pelos revestimentos democráticos, descontraídos e cotidianos.
Por conta dos tons naturais, de terra e de concreto, fazem uma forte ligação com a natureza. É como se os ladrilhos entrassem em sintonia com o meio ambiente, transpondo os limites entre o lado de dentro e o lado de fora das construções.
Gaia
Tendo a nossa mãe terra como inspiração, a Portobello lançou a coleção Gaia, uma interpretação em azulejaria que traz a natureza para dentro de casa.
A partir de um olhar artístico, os revestimentos da linha revelam mix de folhas e flores que remetem a dois dos principais biomas do Brasil, a Mata Atlântica e a Amazônia.
É uma reprodução de obra de arte, onde o pincel desliza sobre a superfície com suavidade. Assim, cria camadas ricas e complexas que formam os elementos botânicos.
Conta com opções de revestimento em tons de branco, verde e toques terrosos, entre outras cores que provocam encantamento e surpresa ao olhar. Além disso, entre as joias dos decorados está a abstração de elementos dos biomas brasileiros, como a orquídea e a bromélia.
Estão disponíveis no formato 20x20 bold e podem ser aplicados em ambientes contemporâneos que buscam criar uma atmosfera aconchegante.
Botanique
Entre os lançamentos Portobello que valorizam o design sustentável e trazem a natureza para perto, Botanique é mais uma linha que merece um destaque especial.
Cada vez mais, a nossa casa tem se tornado um templo, onde o conforto, equilíbrio e bem-estar fazem parte das prioridades. Por conta disso, conectar os ambientes com a nossa essência é uma necessidade.
É a partir da interpretação da natureza que a coleção Botanique satisfaz essa necessidade. Os revestimentos revelam uma textura sensorial do mosaico e dos tons suaves e tranquilos das ervas e plantas usadas como ingredientes para os mais elaborados chás.
Dessa forma, propõe um equilíbrio entre a matéria e a sensação de bem-estar para compor superfícies em diversos ambientes da casa. Sendo assim, é também um convite à degustação de bons momentos.
Está disponível no formato 20x30 e nas cores Lavande, Anis, Melisse, Sauge, Rose e Camellia, perfeitas para criar uma atmosfera de aconchego.
Esses lançamentos Portobello mostram que o design sustentável está ao nosso alcance. Com isso, podemos criar ambientes que atendam às nossas necessidades e, ao mesmo tempo, reforcem o compromisso com o meio ambiente.
Quer conhecer outras formas de criar projetos em simbiose com a natureza? Então descubra como funciona a bioconstrução na arquitetura!
Imagem de destaque: Revestimentos com assinatura do ícone da arquitetura Ruy Ohtake é um exemplo de como o porcelanato pode ser usado para substituir materiais naturais (Projeto: Portobello S.A.)