08.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Imagem de destaque: Revestimentos com assinatura do ícone da arquitetura Ruy Ohtake é um exemplo de como o porcelanato pode ser usado para substituir materiais naturais (Projeto: Portobello S.A.)

Design sustentável: lançamentos Portobello reforçam compromisso com meio ambiente

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.04.2022
Conheça alguns dos lançamentos Portobello pautados no design sustentável e veja como eles podem ser usados em ambientes que se conectam com a natureza.
minutos de leitura

O design sustentável está no centro dos lançamentos Portobello. A empresa acredita que, enquanto parte integrante da sociedade e do planeta, todos precisam ter consciência sobre os impactos de nossas ações e escolhas no meio ambiente.

Por isso, faz questão que essa consciência esteja presente no desenvolvimento de porcelanatos, lastras e demais produtos da marca.

E não para por aí.

Quer saber mais sobre como isso se dá na prática? Então continue lendo!

Mesa com porcelanato que reproduz madeira, uma solução de design sustentável
Design sustentável de Nordik Table possui tampo de porcelanato que reproduz a madeira das florestas frias do norte europeu
(Projeto: Portobello S.A.)

Compromisso com a construção de um futuro mais sustentável

No dia a dia da Portobello, a abordagem ESG (governança ambiental, social e corporativa) está sempre presente. A partir dela, a empresa consegue adotar práticas sustentáveis, com propósitos socioambientais, em suas diversas atividades.

Em 2020, foi criado o Comitê de Sustentabilidade, que fez uma revisão das decisões estratégicas sobre o tema. Um ano depois, a Portobello aderiu ao pacto global da ONU (Organização das Nações Unidas), que passou a pautar o planejamento da empresa.

A sustentabilidade também foi destaque durante a participação da Portobello na 20ª Expo Revestir, a principal feira de revestimentos e acabamentos da América Latina.

Estande da Portobello levou design sustentável na Revestir, com a linha Oh!Take
Linha Oh!Take, um dos destaques da Revestir (Foto: Divulgação Portobello)

Em um dos dias de evento, Pedro Andrade, embaixador da marca, comandou uma live que teve a participação de representantes do Comitê de Sustentabilidade.

Além de destacar ações que estão em curso, o presidente do Comitê, Cesar Gomes Junior, reforçou a importância de estabelecer prioridades, já que o engajamento das pessoas com a sustentabilidade acontece de forma natural.

O próprio estande usado na Expo Revestir foi projetado levando em conta as questões ambientais. Os arquitetos Giovani Bonetti e Marcelo Rosenbaum foram os responsáveis por criar, junto à equipe Portobello, o projeto do estande pautado no design sustentável.

Tanto o piso quanto os expositores, o sistema de iluminação, a madeira usada no forro e as escadas foram reaproveitados.

Lançamentos Portobello pautados no design sustentável

Hoje os clientes buscam soluções sustentáveis na hora de construir e reformar. Diante disso e do compromisso da empresa, os lançamentos Portobello nascem com uma visão sustentável.

Por outro lado, não é de hoje que essa visão existe no desenvolvimento dos produtos da marca. Os revestimentos cerâmicos, que usam argila em sua composição, são excelentes substitutos de recursos naturais não renováveis, como é o caso da madeira, do mármore e do granito.

design sustentável pauta a linha de mobiliário assinada por Guilherme Wentz
A linha de mobiliário assinada por Guilherme Wentz apresenta novas maneiras de usar o design sustentável com o porcelanato, para criação de mesas, aparadores, entre outras peças únicas (Na parede, Verre, lançamento 2022 da Portobello na Expo Revestir / Crédito: Denis Budag)

Além disso, a Portobello se responsabiliza pela recuperação das áreas usadas para extração de matéria-prima e de toda a cadeia de produção dos produtos.

Isso sem falar nas tecnologias usadas, que permitem otimizar o uso da matéria-prima, economizar energia e reduzir os impactos da logística.

O design sustentável da Portobello também é desenvolvido em parceria com profissionais nacionais e internacionais renomados. 

Nomes como Paola Navone, Ruy Ohtake, Paulo Mendes da Rocha, Nadezha Mendes da Rocha, Guilherme Wentz e Jader Almeida, além de arquitetos do programa Coletivo Criativo Portobello, já cocriaram produtos junto à marca.

Saiba mais sobre alguns dos mais recentes lançamentos com design sustentável da Portobello:

Shibori

Superfície coberta pelo revestimento Shibori Lime da Portobello
Na parede, Shibori Lime reproduz padrões únicos; mesa com design sustentável assinada por Ruy Ohtake (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Shibori recebeu o nome de uma técnica milenar japonesa usada no tingimento de tecidos. É um processo que lembra o popular tie-dye, que voltou a ser tendência na moda recentemente. Mas o shibori se diferencia pelas padronagens.

Por meio de diferentes tipos de amarrações, é possível criar padrões inesperados e exclusivos em tecidos. Afinal de contas, por se tratar de um processo puramente artesanal, nenhuma estampa sai igual à outra.

Para desenvolver essa linha de revestimento, a Portobello contou com a parceria da designer italiana Paola Navone.

De espírito nômade, ela tem um trabalho que mescla cores e sabores do Ocidente com o Oriente. Além disso, Paola é curiosa e entusiasta de formas e materiais, o que faz com que seus projetos se tornem verdadeiras obras de arte.

Sobretudo por conta das cores, em tons vivos e neutros, a coleção Shibori nos convida a viajar pelas águas do mediterrâneo, assim como outras criações da designer.

Os revestimentos estão disponíveis em dois formatos: 20×20 e 30×43 triangular. E podem ser aplicados em diversos ambientes contemporâneos que valorizam o estilo arrojado, a arte e, claro, o design sustentável.

Soma

linha soma, da Portobello, atenta ao design sustentável
Conexão com a natureza por meio da paisagem e das cores naturais dos revestimentos e mobiliários (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Soma é mais um dos lançamentos Portobello. Desta vez, criada em parceria com Paulo Mendes da Rocha, um dos profissionais mais admirados na Arquitetura Moderna Brasileira; e Nadezha Mendes da Rocha, designer e arquiteta talentosa, conhecida pelas suas criações fortes e sensíveis.

É justamente por conta dessa união de forças que a coleção recebeu esse nome. Soma combina arquitetura e irreverência, racionalidade e inovação, modernismo e contemporaneidade.

O resultado disso são os maxiladrilhos, que se fragmentam e ao mesmo tempo se recompõem, criando mosaicos de múltiplas possibilidades. Assim, a linha se destaca pelos revestimentos democráticos, descontraídos e cotidianos.

Por conta dos tons naturais, de terra e de concreto, fazem uma forte ligação com a natureza. É como se os ladrilhos entrassem em sintonia com o meio ambiente, transpondo os limites entre o lado de dentro e o lado de fora das construções.

Gaia

revestimento da linha Gaia, da Portobello, inspirado na mãe terra
A continuidade do banheiro com a área externa ficou por conta dos revestimentos Gaia Jade Decor e Gaia Jade (Projeto: Portobello S.A.)

Tendo a nossa mãe terra como inspiração, a Portobello lançou a coleção Gaia, uma interpretação em azulejaria que traz a natureza para dentro de casa.

A partir de um olhar artístico, os revestimentos da linha revelam mix de folhas e flores que remetem a dois dos principais biomas do Brasil, a Mata Atlântica e a Amazônia.

É uma reprodução de obra de arte, onde o pincel desliza sobre a superfície com suavidade. Assim, cria camadas ricas e complexas que formam os elementos botânicos.

Conta com opções de revestimento em tons de branco, verde e toques terrosos, entre outras cores que provocam encantamento e surpresa ao olhar. Além disso, entre as joias dos decorados está a abstração de elementos dos biomas brasileiros, como a orquídea e a bromélia.

Estão disponíveis no formato 20×20 bold e podem ser aplicados em ambientes contemporâneos que buscam criar uma atmosfera aconchegante.

Botanique

ambiente revestido com linha Gaia, da Portobello, em sintonia com o design sustentável
Este projeto usou os revestimentos da Portobello Gaia Jade Decor, com desenhos de folhas em tons de verde, na divisória ao fundo e Botanique Melisse na bancada (Projeto: Portobello S.A.)

Entre os lançamentos Portobello que valorizam o design sustentável e trazem a natureza para perto, Botanique é mais uma linha que merece um destaque especial.

Cada vez mais, a nossa casa tem se tornado um templo, onde o conforto, equilíbrio e bem-estar fazem parte das prioridades. Por conta disso, conectar os ambientes com a nossa essência é uma necessidade.

É a partir da interpretação da natureza que a coleção Botanique satisfaz essa necessidade. Os revestimentos revelam uma textura sensorial do mosaico e dos tons suaves e tranquilos das ervas e plantas usadas como ingredientes para os mais elaborados chás.

Dessa forma, propõe um equilíbrio entre a matéria e a sensação de bem-estar para compor superfícies em diversos ambientes da casa. Sendo assim, é também um convite à degustação de bons momentos.

Está disponível no formato 20×30 e nas cores Lavande, Anis, Melisse, Sauge, Rose e Camellia, perfeitas para criar uma atmosfera de aconchego.

Esses lançamentos Portobello mostram que o design sustentável está ao nosso alcance. Com isso, podemos criar ambientes que atendam às nossas necessidades e, ao mesmo tempo, reforcem o compromisso com o meio ambiente.

Quer conhecer outras formas de criar projetos em simbiose com a natureza? Então descubra como funciona a bioconstrução na arquitetura!

Imagem de destaque: Revestimentos com assinatura do ícone da arquitetura Ruy Ohtake é um exemplo de como o porcelanato pode ser usado para substituir materiais naturais (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Design sustentável: lançamentos Portobello ...

Design sustentável: lançamentos Portobello reforçam compromisso com meio ambiente

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies