07.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Skinny Scar, uma casa sustentável e estreita em Roterdã

calendar-blank-line
07.03.2022
Em entrevista exclusiva ao Archtrends, a arquiteta Gwendolyn Huisman conta curiosidades sobre o projeto de sua casa sustentável localizada em Roterdã.
minutos de leitura

Skinny Scar é uma casa sustentável superestreita que chama a atenção na região norte da cidade de Roterdã.

Projetada por Gwendolyn Huisman em parceria com Marijn Boterman, a casa, que é residência dos arquitetos, foi desenvolvida de forma sustentável e sua construção foi finalizada em 2017.

Na época, o casal não possuía filhos, mas hoje o Skinny Scar conta com dois novos habitantes, suas filhas Emika (3 anos) e Liva (7 meses).

Fachada frontal da casa sustentável Skinny Scar
Fachada frontal da casa Skinny Scar (Imagem cortesia: Gwendolyn Huisman)

Em uma entrevista exclusiva para o Archtrends, a arquiteta Gwendolyn nos conta um pouco sobre o processo de desenvolvimento e construção desse projeto que foi em sua grande parte, executado pelas mãos do próprio casal! Confira a seguir!

casa estreita e com tijolos pretos da casa sustentável
Detalhe da fachada da casa Skinny Scar (Imagem cortesia: Vincent van Dordrecht)

Conte-nos um pouco sobre o conceito desse projeto de casa sustentável, como tudo começou?

Gwendolyn Huisman - Tudo começou através de uma pesquisa urbana. Eu estava terminando a graduação na faculdade e o Marijn já trabalhava em uma empresa de arquitetura, estávamos nesse universo acadêmico e início da carreira. Juntos desenvolvemos um inventário urbano da cidade de Roterdã de terrenos que se caracterizavam como 'restos', espaços esquecidos dentro do tecido urbano da cidade. Nos encantamos com a ideia de escolher um desses terrenos para construirmos a nossa casa e acabamos escolhemos um terreno curioso com proporções atípicas (3,4 metros x 20 metros), que na época não estava à venda. Entramos com o processo de pedido de compra desse terreno e, apenas após três longos anos, por questões burocráticas, conseguimos a aprovação da prefeitura de Roterdã e, finalmente, compramos o terreno e começamos a construção que durou por volta de um ano. Nós insistimos nesse terreno por acreditar no seu grande potencial urbano e por podermos preencher um espaço negligenciado, portanto, esse projeto atua como uma pequena acupuntura urbana.

bicicleta na parede da casa sustentável
Entrada da casa, espaço destinado às bicicletas e à sapateira! (Foto: Ana Luiza Camargo)
sala estreita e mesa com bancos coloridos da casa sustentável
Andar térreo da casa, vista para o bloco funcional da cozinha e o pé direito duplo da fachada que foi fechado com uma rede (Imagem cortesia: Gwendolyn Huisman)
rede para descansar na casa sustentável
No primeiro andar, a rede se tornou um ótimo espaço para descansar e brincar com as crianças (Foto: Ana Luiza Camargo)

Quais estratégias sustentáveis foram utilizadas nesse projeto?

Gwendolyn Huisman - No geral, a sustentabilidade está presente sobretudo na questão urbana, em todo o estudo prévio e no fato de termos escolhido esse terreno que estava esquecido e reutilizá-lo ao invés de subtrairmos espaços livres do tecido urbano. Além disso, por ser uma casa muito estreita e compacta, possuindo apenas duas fachadas (a da frente e a dos fundos), isso acaba sendo um grande benefício na questão energética tanto para nós quanto para os nossos vizinhos que tiveram as laterais das suas casas 'preenchidas' e, assim, as perdas e ganhos de energia, otimizadas. Também contamos com instalações de painéis solares e coletores de água da chuva e, no futuro, gostaríamos de investir para que toda a energia da casa seja elétrica e não a gás.

escada sa casa sustentável
Conexão visual entre os dois extremos da casa traz sensação de amplitude apesar de ser tão estreita (Imagem cortesia: Gwendolyn Huisman)

Quais foram os maiores desafios durante a construção da casa sustentável?

Gwendolyn Huisman - Com certeza a fundação da casa. Pelo terreno ser tão estreito e próximo dos vizinhos, a construção da fundação foi desafiadora e temíamos que as vibrações pudessem causar algum dano a eles. Por sorte, tudo correu bem! Foi necessária uma fundação maciça e uma estrutura de suporte de carga. Assim, uma solução elegante de duas lajes paralelas de concreto armado foi introduzida no interior da casa. Desta forma, as aberturas nas fachadas não foram limitadas pelas condicionantes construtivas. Todas as funções de apoio que uma habitação precisa estão localizadas em dois volumes verticais no centro da casa e nós construímos com as nossas próprias mãos grande parte dos interiores e marcenaria, o que foi bastante desafiador.

armário planejado com livros da casa sustentável
Quase todo projeto de carpinteria foi executado pelo casal (Imagem cortesia: Gwendolyn Huisman)

Houve muita alteração / adaptação do projeto após a chegada das filhas?

Gwendolyn Huisman - Por incrível que pareça, as únicas adaptações que fizemos foi acrescentar uma porta no quarto da filha mais velha e complementar o fechamento de vidro do nosso quarto. Aprendemos a viver em uma casa compacta e a tentar não acumular o que não for necessário. Inicialmente, a ideia era conseguir guardar tudo nos armários que ocupam o miolo da casa, construído por nós mesmos. Cada canto é aproveitado e ocupado por um armário para otimizar ao máximo o espaço, como se fosse uma caravana. Posteriormente, tivemos que comprar um pequeno armário extra para o nosso quarto, mas tudo bem!

espaço verde da casa sustentável
A porta do quarto da filha mais velha que foi adicionada posteriormente (Foto: Ana Luiza Camargo)
estante modular do quarto da filha
Estantes do quarto das filhas feita de forma modular e pode ser facilmente reposicionada no futuro (Foto: Ana Luiza Camargo)
armário de bijouterias
Todos os mínimos espaços foram aproveitados ao máximo, como em uma caravana (Foto: Ana Luiza Camargo)

Gostou desse projeto? Compartilhe conosco a sua opinião! Realmente a cidade de Roterdã é muito curiosa e cheia de projetos incríveis! Leia mais em: Arquitetura flutuante e sustentável vira tendência em Roterdã.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Skinny Scar, uma casa sustentável e estreita...

Skinny Scar, uma casa sustentável e estreita em Roterdã

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies