28.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sofá Archi, Jader Almeida na design weekend 2023
Sofá Archi, Jader Almeida (Foto: divulgação)

Design em ebulição

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.03.2023
Curadora de design, Taissa Buescu revela o melhor da DW!, a mais importante semana de design do Brasil, que aconteceu em São Paulo
minutos de leitura

Este ano, a DW! São Paulo Design Weekend, a mais importante semana de design do Brasil, aconteceu propositalmente em simultaneidade à Expo Revestir, maior feira de revestimentos cerâmicos, louças e metais das Américas. Conclusão: a cidade de São Paulo parou em torno de tantos lançamentos e novas tendências para a casa. Toda a comunidade do design de mobiliário e complementos estava em ebulição, ocupando novos endereços da cidade, apresentando instalações incríveis, novas parcerias entre artistas, artesãos, designers e marcas, e, acima de tudo, apresentando muito conteúdo - fonte de inspiração para quem, como eu, ama este universo.

Pois bem, aqui vai uma pequena amostra das coisas que mais me tocaram nessa DW!. Espero que curtam!

Coleção Textura, de Alex Rocca para Itens

Luminária Piso Reta Imbuia, de Alex Rocca (Foto: Edison Garcia)

Arte que ilumina! A nova coleção de Alex Rocca para a Itens nasceu de um trabalho conjunto de mais de um ano entre o designer e a diretora criativa da marca, Mariana Amaral. Cúpulas para abajures, arandelas e pendentes, tramadas com lã, sisal e diversos outros fios, trazem às peças a manualidade e o aconchego das tapeçarias artesanais. A composição cromática é um show à parte, coordenada com as estruturas em madeira natural.

Mesa lateral Boyang, coleção Alcheme, de Patricia Anastassiadis para Artefacto

mesa lateral de Patricia Anastassiadis
Mesa Lateral Boyang, de Patricia Anastassiadis para Artefacto (Foto: divulgação)

Patricia Anastassiadis, em sua sexta coleção para a marca Artefacto, buscou trabalhar com a transformação, como na alquimia, por isso o título Alcheme. O nome da mesa faz referência a Wei Boyang, alquimista chinês que viveu sua vida em busca do elixir da vida através da mistura de diversos elementos. Para compor a mesa, Patricia mistura vidro artesanal e metal, resultado da transformação de materiais naturais, com pedra maciça. 

Sofá Archi, de Jader Almeida

Sofá Archi, Jader Almeida (Foto: divulgação)

Nesta DW!, Jader Almeida surpreendeu com sua nova seleção de tecidos que combinam cores, estampas, materiais e técnicas diversas de tecelagem. Pura expressão desse ineditismo da marca é o novo sofá Archi. A forma pura e ortogonal que caracteriza esse sistema é contrabalanceada pela livre e inusitada proposta de  estofamento da estrutura, assento e encosto com estampas, cores e materiais diferentes, como o veludo com brocado inspirado no tigre tibetano, da Pierre Frey, o linho estampado com motivo verdure, da Dedar, e uma diversidade de texturas de tecidos em cores neutras complementares, todos elegantemente compondo o mesmo sofá. 

Tapete Jiboia, de Paulo Alves para By Kamy Verde

tapete jiboia
Tapete Jiboia BKV de Paulo Alves (Crédito: studio by kamy)

A By Kamy inovou este ano levando seu sempre efervescente evento da DW! para o centro de São Paulo. A marca ocupou uma das lojas da Galeria do Edifício Zarvos, além da vitrine do Estudio Paulo Alves, no mesmo endereço . E, para marcar essa experiência inclusiva e diversa, a By Kamy apresentou uma bela série assinada por renomados arquitetos e designers, inspirada em arte, consciência ecológica e caminhos para o futuro, através da utilização de descartes de sua produção industrial de tapetes. 

Destaque dessa nova coleção para a label By Kamy Verde são os tapetes criados pelo designer Paulo Alves com inspiração na arquitetura de Lina Bo Bardi, em que a natureza era protagonista.

Série Fluxo, de Tomazi Cabral e Cris Bertolucci para Ateliê de Fiação

luminárias artesanais
Série Fluxo de Tomazi Cabral e Cris Bertolucci para Ateliê de Fiação (Foto: divulgação)

Pessoas de diferentes partes do Brasil participaram do desafio proposto pelo Ateliê de Fiação de crochetar de acordo com seus próprios inputs criativos, para que no final os produtos fossem um resultado único de diferentes visões e estéticas. Então, pela surpresa de peças não planejadas, nasceu a série numerada de luminárias Fluxo, realizadas a partir de objetos orgânicos de crochê, com pontas de latão que ajudam a conduzir a luz. As peças foram apresentadas em instalação assinada por Michell Lott.

AD Studio, de Paloma Danemberg 

Abertura da loja AD no design weekend 2023 são paulo
Abertura da loja AD no Shopping Cidade Jardim (Foto: divulgação)

Filha do renomado antiquário Arnaldo Danemberg, Paloma, desde que nasceu, vive em meio aos garimpos da família de peças seletíssimas vindas da Europa dos séculos 18 e 19. Em 2016, Paloma abriu sua marca AD Studio no Rio de Janeiro com uma proposta contemporânea que mistura garimpo, restauro e upcycling de itens do final do século 19 e início do 20, como posters, garrafas, poltronas de teatro e itens de mobiliário infantil.  Durante esta DW! o AD Studio desembarcou na capital paulistana, na nova ala Home & Design do Shopping Cidade Jardim. 

Tapeçaria Camadas, de Fetiche Design para Breton

design weekend 2023 com tapeçaria
Tapeçaria “Planos”, Fetiche Design para Breton (Foto: divulgação)

A coleção de tapeçarias Camadas, desenvolvida por Carolina Armellini e Paulo Biacchi, dupla por trás do estúdio Fetiche Design, se inspira nos planos dos diversos tipos de vegetação, formações geológicas e paisagens dos biomas brasileiros. A peça representa os planos da floresta tropical, marcados por árvores, arbustos e flores de cores intensas. Toda tecida à mão, a tapeçaria encanta por sua composição cromática e textura.

Poltrona Trama 23, de Humberto da Mata

poltrona tramada verde
Poltrona Trama-23, design de Humberto da Mata (Foto: arquivo Taissa Buesco)

Humberto da Mata celebra seus 10 anos de carreira na Boobam, apresentando uma versão maxi de seus assentos trançados, que marcaram o início de sua produção de mobiliário. A proporção da trama e estrutura mais robusta representa um claro  amadurecimento de seu trabalho, sem perder sua leveza na habilidade de usar cores fortes. 

Coleção Roller, de Regina Silveira e Renata Meirelles

esculturas no design weekend 2023
Esculturas de vestir, Coleção Roller, de Regina Silveira e Renata Maeirelles (Foto: divulgação)

As obras da renomada artista Regina Silveira já foram aplicadas em diversas escalas e materiais, como Tramazul, impressão digital sobre vinil adesivo que revestiu todo o prédio do Masp em 2010;  a instalação Touch, com marcas digitais de mãos agigantadas adesivadas nas paredes da galeria Hugo Franca em Trancoso, BA, em 2022, complementada por uma coleção de pratos de porcelana também decorados com suas mãos; e tapetes que revestem o piso do hall de entrada e recepção do Hotel Rosewood São Paulo. Nesta DW!, Regina apresentou suas esculturas de vestir, realizadas em parceria com a designer Renata Meirelles, como parte do BoomSPDesign, que ocupou o terraço do Edifício Copan. Realizadas em tecidos como tafetá, seda e camurça cortados a laser, transformando os desenhos de Regina em echarpes, colares e pulseiras.

Leia também:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Design em ebulição...

Design em ebulição

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies