13.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O desenho arquitetônico é a execução e representação de projetos de arquitetura (Foto: jannoon028/Freepik)

Desenho arquitetônico: entenda o que é e para que serve

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.04.2023
Descubra o que é desenho arquitetônico, entenda quais são os elementos que o compõem e veja como se especializar na área
minutos de leitura

Com o passar dos anos, muitas áreas foram ganhando novas técnicas, permitindo que os resultados fossem cada vez mais satisfatórios. Quando falamos do desenho arquitetônico, não é diferente.

Muitos projetistas e arquitetos se especializaram nessa área, a fim de melhorar os resultados de seus projetos. Com isso, conseguem alcançar um nível maior de satisfação em seus clientes. 

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre o desenho arquitetônico, quais são seus elementos, informações sobre cursos, entre outros pontos importantes. Continue a leitura.

O que é desenho arquitetônico?

Dentro do desenho técnico, o desenho arquitetônico é uma especialização que possui como objetivo a execução e representação de projetos de arquitetura. 

Estes registros são realizados por projetistas ou arquitetos e têm como principal objetivo formar um padrão, orientando a execução dos projetos.

desenho arquitetônico
O desenho arquitetônico pode ser feito por meio de softwares (Foto: DCStudio/Freepik)

Ainda é normal que a figura clássica de um arquiteto seja a de uma pessoa debruçada sobre uma prancheta fazendo croquis. 

No entanto, nos dias de hoje, é possível encontrar uma série de softwares de arquitetura que dispensam o papel e a lapiseira.

Leia também:

Principais características do desenho arquitetônico

O desenho arquitetônico técnico deve seguir algumas normas em relação a símbolos, medidas, representação, numerações e quaisquer outras informações que sejam necessárias para a interpretação exata dos projetos.

O projeto técnico também possui uma interpretação objetiva. Por conta disso, precisa ser completo e claro. Todas as características importantes e relevantes da obra a ser desenvolvida devem ser representadas.

Nesse sentido, ele se difere do desenho artístico, que tem a capacidade de refletir sentimentos que o artista deseja passar através da obra.  

Para que serve o desenho arquitetônico?

Sua função principal é representar o objeto que será construído de forma fiel. O desenho arquitetônico técnico deve ter todas as medidas necessárias certas. 

Essas medidas, então, vão servir de norte para todos os profissionais que estão envolvidos no projeto até a sua correta construção.

Quais são os elementos usados no desenho arquitetônico?

Quando o assunto é desenho arquitetônico, estamos falando essencialmente da utilização de padrões de trações, linhas, círculos, curvas, símbolos e retângulos.

desenho arquitetônico
Traços, linhas, círculos, curvas, símbolos e retângulos são elementos do desenho arquitetônico (Foto: jannoon028/Freepik)

É claro que o desenho é muito mais complexo que isso, mas para começar a entender um pouco mais, de início, vamos conhecer o principal elemento: as linhas.

Linhas

As linhas, sendo um dos principais elementos gráficos do desenho de arquitetura, definem o formato, posicionamento e dimensão das paredes, janelas, portas, vigas entre outros elementos. 

Por conta disso, as linhas precisam ser representadas de forma que possam ser identificadas facilmente. Elas também deve ter a espessura correta, levando em consideração o objeto da representação.

É importante lembrar ainda que as linhas se dividem em traços fortes, médios e finos. Cada uma delas é utilizada de uma maneira, de acordo com cada aplicação. Vamos conhecer um pouco de cada um desses estilos.

  • Traço forte: utilizada em paredes e elementos de estrutura como vigas, pilares, lajes;
  • Traço médio: elementos em vista, ou seja, tudo que esteja abaixo ou além do plano de corte, como soleiras, peitoris, mobiliário, ressaltos no piso, paredes em vista, vãos de abertura, etc;
  • Traço fino: textura e hachuras que representam madeiras e elementos de concreto. Também são utilizados para representar os revestimentos de pisos e paredes como cerâmicas e pedras, além de linhas de cotas e chamadas.

O que não pode faltar no desenho arquitetônico?

O desenho arquitetônico é uma representação bidimensional de algo tridimensional. Ou seja, três dimensões: altura, largura e comprimento.

Para conseguir esse efeito, é necessário que o desenho arquitetônico tenha perspectiva, vistas e escala. A seguir explicaremos o conceito de cada uma delas:

Perspectiva

A perspectiva tem a missão de ajudar quem está olhando o desenho a ter uma noção melhor de como aquele objeto existiria no mundo real. Assim, ela permite que se enxergue sua altura, profundidade e largura.

desenho arquitetônico
O desenho arquitetônico é uma representação bidimensional de algo tridimensional (Foto: jannoon028/Freepik)

No mundo do desenho técnico existem três tipos de perspectivas utilizadas: a cônica, a cavaleira e a axonométrica. E quando se trata de desenho arquitetônico, utiliza-se a perspectiva cônica, também conhecida como perspectiva do arquiteto.

A perspectiva cônica tem 3 variações, com 1, 2 ou 3 pontos de fuga. Cada uma delas conta com regras próprias para cada construção.

Vistas

Também conhecidas como projeções ortográficas, as vistas são diferentes formas de representar os objetos tridimensionais em superfícies planas. Existem basicamente 3 tipos de vista: a lateral, a superior e a frontal.

Escala

A escala é uma forma de representação de objetos em um determinado plano, em que se mantém as proporções de suas medidas lineares.

As escalas são utilizadas para ampliar, reduzir ou manter o tamanho da representação de um objeto em uma planta. Elas acabam por indicar a relação do tamanho do desenho com o tamanho real do objeto.

A escala se trata de um recurso de fundamental importância no desenho arquitetônico, pois traz as noções reais do projeto.

O curso de desenho arquitetônico

O curso de desenho arquitetônico torna o aluno apto a ler e interpretar projetos e plantas de construções. A formação também ensina a desenhar diferentes tipos de elementos arquitetônicos. 

O aluno aprende ainda diferentes tipos de perspectivas, noções gerais sobre projetos, letras técnicas e até mesmo a fazer orçamentos, dentre outras habilidades.

O ideal é cursar uma faculdade de Arquitetura para ter conhecimento geral de várias disciplinas correlatas e ainda Veja algumas opções de cursos disponíveis:

Quer continuar se informando sobre a área de arquitetura? Então veja agora os eventos de design e arquitetura de 2023 e programe-se.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Desenho arquitetônico: entenda o que é e pa...

Desenho arquitetônico: entenda o que é e para que serve

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá...sou supervisor de obras no ramo de esquadrias de alto padrão...e gostaria de me aprofundar mais no assunto para melhor entender desenhos técnicos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies