Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Decoração vermelha: energia e movimento nos ambientes

Forte, a decoração vermelha rouba a atenção, mas é preciso ter cuidado ao combiná-la com outros elementos (Projeto: Barlô Arquitetura)

Há quem prefira uma casa minimalista; outros preferem um estilo mais natural, com materiais orgânicos. Em se tratando de cor, para quem quer mostrar sua personalidade forte dentro e fora de casa, a decoração vermelha pode ser uma ótima alternativa.  

Que tal utilizar a cor da paixão para decorar sua casa? Forte, intensa e vibrante, a decoração vermelha pode estar tanto nos detalhes quanto protagonizando um ambiente. Veja como adotá-la!  

Como usar a decoração vermelha em casa?

decoração vermelha
A decoração vermelha pode aparecer nos detalhes. Na cozinha, os utensílios vermelhos trazem um ar retrô  (Projeto: Tatiana Pradal)  

O vermelho é para quem deseja marcar território e se tornar inesquecível. Remetendo à paixão e energia, é uma cor forte, do fogo e do sangue.  

Mas ela não precisa, por exemplo, ser a mais chamativa na decoração. Pode estar nos detalhes, combinando com outro tom predominante e dando um toque de vida.  

Veja o que fazer para usar a cor na sua casa.  

Nas paredes  

O vermelho é uma cor que chama muita atenção. É só pensar que ela é a mais usada por quem deseja seduzir. Pode estar num detalhe e, mesmo assim, roubar todos os olhares. Portanto, quem deseja começar a utilizá-la na decoração deve ir com cuidado.  

Uma sugestão para a decoração vermelha é adotá-la em apenas uma das paredes. Uma parede vermelha tem sempre um ar arrojado, tornando toda a divisão também arrojada.  

Já quem é mais arrojado pode apostar em mais paredes vermelhas num mesmo ambiente. 

No projeto acima, os ambientes são integrados, mas apenas a área gourmet conta com paredes e teto vermelhos, que funcionam como delimitadores no lugar das paredes.  

Apesar do vermelho vivo presente em todo o espaço, o resultado não é pesado. A tinta é mesclada com porcelanato polido em terracota.  

Os móveis em tons neutros, a amplitude da integração e as plantas ajudam a manter o ambiente visualmente agradável.  

Tons pastel

decoração vermelha em tons pastel
Variação pastel do vermelho o torna aplicável até mesmo em um quarto (Projeto: Portobello)

Uma decoração vermelha pode ser mais calma. No exemplo acima, ela aparece tanto em tons pastel quanto como rosa queimado. 

Veja que essas variações mais \"calmas\" permitem que todo o ambiente seja revestido por elas, que funcionam até mesmo no quarto.

Nos detalhes  

O vermelho deixa a decoração mais viva, portanto detalhes na cor podem fazer toda a diferença.  

No projeto acima, a arquiteta Juliana Pippi transformou o revestimento em uma parede viva — uma espécie de \"cortina\" com movimento e textura próprios. A cor vermelha é neutra, mas se destaca para deixar a construção ainda mais chamativa.  

Na cozinha  

decoração vermelha
Nos móveis da cozinha, o vermelho traz um ar vintage (Projeto: RBTO Arquitetos/Foto: Xavier Neto)  

Para quem não sabe por onde começar, a cozinha é o lugar mais fácil para se fazer uma decoração vermelha.  

Isso porque a cor já é utilizada pelo comércio para chamar a atenção e, no caso de fast-foods e restaurantes, estimular o cliente a consumir. Além disso, por remeter ao fogo, traz uma sensação calorosa, de aconchego.    

Neste ambiente, uma boa opção é usar móveis da cor vermelha. Armário, balcão, mesa e cadeiras ficam ótimos na cor porque puxam para um aspecto vintage, como nas antigas lanchonetes americanas.  

E ainda no assunto retrô, por que não investir em eletrodomésticos também na cor vermelha?  

Leia também:  

O que combina com vermelho na decoração? 

decoração vermelha
Variações do vermelho influenciam na combinação com outros tons  (Projeto: Portobello

O vermelho pode ser mais quente (puxado para o marrom/laranja), frio (com fundo azulado/roxo/rosado) ou neutro (puro, sem um fundo perceptível). Isso vai influenciar bastante no tipo de coloração que combina com ele.  

Para o vermelho mais terracota, tons terrosos combinam com mais facilidade. Marrom, bege, caramelo e off-white podem ser utilizados ao mesmo tempo, pois se coordenam muito bem com a decoração vermelha.  

Você também pode fazer o contraste com porcelanatos que imitam pedras, pois faz com que toda o ambiente fique orgânico, com cara de natureza. Por fim, detalhes em verde, como plantas.  

Já para o vermelho mais frio — como o viva magenta, que você conhecerá a seguir —, cores igualmente frias facilitam a decoração. Azul-marinho, azul-celeste, rosa e verde musgo são alguns exemplos.  

O bege é curinga e funciona em qualquer decoração, além de neutralizar cores chamativas. Além disso, o mármore é uma pedra de fundo mais frio, que combina com esse tipo de cor.  

Neutro, o branco combina com qualquer variação.  

Viva Magenta: a cor do ano é vermelha  

decoração vermelha
O revestimento em tom vermelho vivo contrasta com a suavidade dos elementos brancos e transparentes  (Projeto: Portobello)  

Uma decoração vermelha não precisa ser vibrante, mas acredite: ela vai trazer muita personalidade ao seu ambiente. Quando a parede tiver um vermelho vivo, você pode abusar dos tons neutros com dourado no restante da decoração. 

Todos os anos, a Pantone — empresa conhecida por seu sistema de cores amplamente adotado no design e na arquitetura — lança a cor do ano.  

Para 2023, a escolhida foi o Viva Magenta, um mix de magenta e vermelho. Segundo o site da empresa, é \"uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa\". 

O Viva Magenta foi inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo. Na decoração, pode aparecer:    

Inspirada no Impressionismo, a linha Vivant se apresenta em cores neutras, porém vivas. O revestimento vermelho, aliás, traz uma cor híbrida entre o bordô e o magenta, lembrando a cor do ano. 

No exemplo acima, a parede vermelha e polida é contemporânea ao mesmo tempo em que traz um ar retrô. O contraste com objetos brancos e transparentes faz com que ela seja a protagonista do ambiente.

Pronto para adotar a decoração vermelha? Então, confira agora três dicas para escolher revestimentos!  

Sair da versão mobile