26.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
É importante que, acima de tudo, a decoração da sala represente a identidade dos seus moradores (Projeto: Robert Robl)

Decoração de sala: como ter um ambiente com estilo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.11.2022
A decoração de sala não precisa ser um segredo. Por isso separamos algumas dicas de como escolher os revestimentos, móveis e cores certas para a sua
minutos de leitura

A sala é o ambiente central da casa. É onde nos reunimos com a família, recebemos amigos, conversamos sobre o dia, descansamos e assistimos filmes. Por isso, pensar em uma boa decoração de sala - que torne o ambiente bonito e acolhedor - é fundamental.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Independentemente do tamanho do ambiente, ele é um local propício para trazer diferentes elementos decorativos, cores e estampas que transmitem a personalidade dos moradores.

Se você deseja alterar alguns elementos da sua sala de estar ou realizar uma grande mudança, confira algumas dicas que vão te ajudar a compor esse ambiente com muita identidade.

decoração de sala com cores neutras
Exemplo de sala com base neutra e destaque para as cores dos tecidos das almofadas (Projeto: Go Up Arquitetura)

Decoração de sala começa pelos revestimentos

A escolha dos revestimentos é um dos principais passos para começar a montar a decoração da sala com mais estilo. Comece tirando as medidas do ambiente e decidindo se o revestimento será protagonista ou servirá apenas como um complemento.

Para instalação do revestimento de parede, por exemplo, é preciso considerar passos como: alvenaria, emboço, argamassa colante, revestimento e finalização com uma argamassa de rejunte.

Quando usado nas paredes, normalmente o revestimento se torna o ponto central da sala e o restante da decoração deve seguir o mesmo estilo - assim como as cores das paredes devem ser complementares.

decoração de sala com porcelanato na parede
Revestimento Soma aplicado em uma parede de destaque (Projeto: Portobello S.A)

Outra opção de uso do revestimento é no piso. Nesse caso, o produto tem o objetivo de facilitar a limpeza do dia a dia, além de ajudar no controle térmico e contribuir para a sofisticação do ambiente. Por isso, o porcelanato é um dos materiais mais indicados.

Caso opte por um ambiente mais neutro e contemporâneo, Gray Marble e Soma, da Portobello, são excelentes opções.

Já se quiser transmitir elegância e arte vale trazer o revestimento como ponto focal da sua sala, Verde Alpi e Shibori podem ser escolhas certeiras.

Se você seguir por uma linha rústica, o porcelanato que reproduz madeira é um trunfo.

painel de tv com mármore
Lastra Bianco Covelano foi usada como painel de apoio para a TV (Projeto: Velludo Arquitetura)

A escolha da paleta de cores

Após a decisão do revestimento, vamos falar das cores? Esse é um assunto recorrente - principalmente quando o assunto é decoração de sala.

Pode ser que a escolha do revestimento norteie a paleta de cores que você vai usar na sala ou pode ser que depois de escolhida as cores você faça a escolha dos revestimentos.

Seja qual for a ordem, essa é uma parte que influencia muito no estilo da sala. Cores mais claras, como o branco, bege e cinza, são associadas a ambientes mais clean.

Mas também podem ser um trunfo para dar a sensação de um ambiente mais iluminado, maior e flexível. Afinal, basta mudar as cores dos móveis e elementos decorativos que você terá outro espaço.

Cores sóbrias como preto, cinza escuro, azul marinho e o tom de cimento queimado também são neutras.

E, ao contrário do que muitos pensam, podem ser usadas em salas menores, pois conferem profundidade - isso quando apenas algumas paredes são pintadas nesses tons, não todas.

É possível combinar essas cores com tons mais claros para conferir um ar mais moderno.

 paleta de cores neutra na sala
A paleta de cores neutra favorece a amplitude do ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Caso queira ousar mais, considere o uso de tons vivos nos móveis que você deseja destacar. Ou ainda como uma alternativa de cores de parede para sala, seja em uma ou mais paredes, conforme o estilo de decoração.

Outra opção é utilizar cores marcantes em objetos pontuais, como tapetes, almofadas, cortinas, porta-retratos e velas.

Uma forma de compor uma paleta de cores na decoração de sala é apostar em tons e subtons. Por exemplo, caso você deseje acrescentar um ar mais rústico à sua sala, tenha o marrom como tom principal. Ele pode figurar no revestimento, paredes ou móveis de destaque.

O restante, pode ser composto por elementos beges, nudes, caramelo, terracota, mostarda etc. Elementos em cores naturais, como verde, também são bem-vindos. Outro jeito é ir no sentido das cores complementares - neste post falamos mais sobre o assunto.

O poder dos móveis certos

A escolha dos móveis certos muda completamente um projeto de decoração de sala. Em caso de orçamentos mais enxutos, até mesmo a troca da disposição dos móveis pode auxiliar na composição de outro ambiente.

Inicialmente, o básico funciona muito bem: sofá, uma dupla de poltronas, uma mesa de centro e mesinhas laterais são primordiais para a decoração da sala.

O estofado do sofá e das poltronas pode ser o mesmo ou de cores complementares. Já a mesa no centro pode ser de diversos modelos.

Algumas opções são arredondada e com pernas menores para ambientes mais despojados, quadrada com tampo de vidro para salas mais tradicionais ou com um espaço embaixo para poder abrigar livros e outros objetos.

projeto de decoração de sala
Mesa de centro é usada como um objeto de decoração, além de funcional. O revestimento Verde Alpi ajuda a desenhar o chão (Projeto: Talita)

Em salas menores, é interessante investir em um sofá retrátil e as poltronas podem ser dispensadas.

As mesinhas laterais podem ser substituídas por nichos acoplados no painel de TV e todos os outros móveis devem passar uma sensação de profundidade, como um sofá longo acompanhando a linha do tapete e do painel.

Também pode-se optar por um canto alemão (conjunto de mesa de jantar e banco acolchoado que une os dois lados e otimiza o espaço).

rede na sala de estar
A rede na decoração da sala proporciona mais aconchego aos moradores (Projeto: Juliana Faria)

Para complementar a decoração de sala, por que não investir em um bom tapete para deixar o ambiente ainda mais aconchegante?

No caso das cortinas, varia muito conforme o gosto dos moradores. As cortinas blackout são opções mais simples, enquanto as tradicionais de tecido e camadas podem ajudar a compor a decoração da sala.

O sofá também pode abrigar almofadas ou ser revestido de um tecido diferente do disponível nas lojas. Entretanto, é sempre bom lembrar que a escolha dos tecidos passa por algumas etapas.

Se você morar em um local muito quente, priorize tecidos leves e naturais: algodão, linho e fibra natural. Já ambientes frios podem pedir lã e veludo. Se a casa tem crianças ou animais de estimação, é interessante que o tecido seja impermeável e antialérgico.

Objetos decorativos fazem a diferença na decoração da sala

Depois de compor a sua “base” = móveis + cores + revestimentos, é hora de brincar com os objetos decorativos na decoração de sala.

Salas mais espaçosas podem receber um conjunto de quadros na parede principal, luminárias de pé, vasos grandes com folhagens robustas e estantes dedicadas a souvenirs e lembranças de viagens.

decoração de sala de estar convidativa
Revestimentos em relevo, vasos de plantas e itens artesanais na mesa de centro deixam sala de estar convidativa (Projeto: Patricia Ieno)

Já as salas menores podem se beneficiar de quadros e porta-retratos menores na parede principal. Caso queira otimizar espaço, ela pode ser atrás do sofá, abajur no aparador e plantas penduradas.

O uso de espelhos é fundamental para conferir amplitude e profundidade em ambientes menores.

Livros e velas, que são objetos funcionais, podem fazer parte da decoração por um baixo investimento.

No final do processo, é importante que, apesar das referências, a sala represente a sua identidade e da sua família.

Quer saber como o porcelanato pode mudar a cara da sua sala? Então leia o nosso artigo: Abuse do porcelanato e transforme ambientes.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de sala: como ter um ambiente com...

Decoração de sala: como ter um ambiente com estilo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies