23.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
toile
Detalhes da coleção Toile de Jouy de louças assinada por Maria Grazia Chiuri (Imagem cortesia: Maison Dior)

Toile de Jouy, o tecido que inspirou a Maison Dior

calendar-blank-line
23.08.2022
Muito mais que um tecido, um elemento que conta uma história. A nova linha de louças da grife francesa Dior está simplesmente incrível
minutos de leitura

Constantemente reinventado por Maria Grazia Chiuri, o Toile de Jouy, símbolo do savoir-faire francês e do estilo Dior, valoriza a atemporal linha Dior Maison. Pratos de jantar, de sobremesa e de pão, bem como travessas, saladeira, sopeira e jogos de chá e café são todos decorados com estes intensos esboços azuis, uma nova variação que homenageia uma das cores preferidas de Christian Dior. 

Jogo de louças de café e chá Toile de Jouy
Jogo de louças de café e chá da coleção (Imagem cortesia: Maison Dior)

Criadas em porcelana Limoges extra branca a partir de um molde, cada peça é trabalhada à mão, desde a esmaltação até a pintura minuciosa, que exige extrema delicadeza, aplicando o processo de “decoração de folhas”. 

Esta encantadora coleção encontra-se ao lado das toalhas de mesa, lisas ou em jacquard branco, revisitando padrões únicos. Uma celebração luminosa da arte de entreter e receber eternamente, apreciada pela grife Dior.

pratos da coleção Toile de Jouy
Os pratos da coleção Toile de Jouy (Imagem cortesia: Maison Dior)

É aquele tipo de fantasia que você espera ao puxar uma gaveta de uma antiga mansão francesa, ou em cortinas, almofadas e enfeites de apartamentos antigos na Provença ou na Borgonha. Toile de Jouy é um tecido feito em algodão estampado típico da França dos séculos 18 e 19, que representa vários temas, desde flores até cenas bucólicas de casais se cortejando e fazendeiros recolhendo feno. Todos os tecidos Toile de Jouy contam uma história ou um tema específico, influenciados pelas tendências ou eventos atuais.

Jogo de pratos assinados por Maria Grazia Chiuri
Jogo de pratos assinados por Maria Grazia Chiuri (Imagem cortesia: Maison Dior)

O termo Toile de Jouy refere-se a uma pequena cidade francesa de Jouy-en-Josas, perto de Versalhes, sede da Manufatura Oberkampf. Christophe-Philippe Oberkampf (1738-1815), empresário francês de origem alemã, foi um dos primeiros produtores desses tecidos, embora nunca tenha registrado a marca.

leiteira Toile de Jouy
Jogo de louças de chá da coleção (Imagem cortesia: Maison Dior)

Oberkampf também contratou os melhores artistas da época, incluindo o pintor Jean-Baptiste Huet, para desenhar cenas que refletissem interesses contemporâneos, como o primeiro voo de balão e o Dia da Bastilha. Um exemplo verdadeiramente raro e praticamente inalcançável é o da fábrica Jouy de Huet, que mostra cenas das etapas de impressão em tecidos. 

Os tecidos eram pouco marcados, mas, para distinguir por quem eram produzidos, valia o tato no têxtil, na sua rugosidade e nos desenhos que os caracterizavam. As cores eram monocromáticas, raramente muito fortes. As mais comuns eram certamente o vermelho vivo, que com o tempo e o envelhecimento nos chegou num rosa pálido, o azul bisque e o roxo, que correspondem ao início do século 19.

pratos da coleção Toile de Jouy
Os pratos da coleção Toile de Jouy (Imagem cortesia: Maison Dior)

Na França daquele período, Toile de Jouy era uma tendência absoluta entre nobres e classes médias altas, incluindo Maria Antonieta e Josefina Bonaparte que desejavam as estampas ardentemente. O Toile de Jouy hoje é popular, tanto em interiores, como na moda - como sinônimo de elegância e charme no mundo todo. 

mesa posta Dior
Detalhes da coleção Toile de Jouy de louças, assinada por Maria Grazia Chiuri (Imagem cortesia: Maison Dior)

Os tecidos são inspiração para criadores e designers, assim como para a grife Gucci, que criou uma linha de papéis de parede. Já a Dior, sob a direção criativa de Maria Grazia Chiuri, explorou totalmente seu potencial, tanto na coleção de roupas, quanto na Dior Maison, inspirada em 1947, quando Victor Grandpierre forrou as paredes da boutique Dior na Avenue Montaigne.

Maria Grazie também revisitou os grafismos, incluindo animais silvestres e suculentas.

mesa posta em toile de Jouy
Detalhes da coleção Toile de Jouy de louças, assinada por Maria Grazia Chiuri (Imagem cortesia: Maison Dior)

Gostou da novidade? Achamos incrível a nova linha de louças atemporal que promete enriquecer muitas mise en place por aí.

Compartilhe com a gente a sua opinião! 

Leia também: A incrível parceria das porcelanas Ginori com a Off-white

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Toile de Jouy, o tecido que inspirou a Maison...

Toile de Jouy, o tecido que inspirou a Maison Dior

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Embora ainda pouco conhecidas no Brasil, as gravuras em tecido ou em louças Toile Port de Puy estão, atualmente, chegando ao comércio da classe média, em Jogos de Mesa (jantar, café ou chá), sendo muito admiradas.

  2. Sempre adorei este tipo de estampas na decoração da minha casa, mas desconhecia sua história! Maravilhosa!!!! Obrigada por esta incrível informação.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies