Você também é fã da decoração com antiguidades? O uso de itens decorativos herdados da família ou encontrados em antiquários e brechós resulta em ambientes charmosos.
Além de criar um visual cheio de personalidade, a decoração com objetos antigos valoriza o reaproveitamento de materiais e o trabalho artesanal.
Mas como ter ambientes atuais usando antiguidades? É o que você confere com as dicas a seguir!
1. Analise o ambiente que receberá a decoração com antiguidades
Em primeiro lugar, tire as medidas do ambiente da casa que você deseja decorar. E decida também o que planeja manter. Dessa forma, fica mais fácil ter uma noção do espaço disponível para outras peças.
Por se tratar de um momento de planejamento, vale a pena escolher a paleta de cores da decoração com antiguidades.
Assim, você terá algumas diretrizes básicas para definir a composição, garantindo a harmonia visual do ambiente.
2. Entenda o que vale a pena adquirir
Antes de sair garimpando antiguidades por aí, faça uma pesquisa de referências para entender o que faz sentido adquirir.
Olhe com atenção os projetos de decoração que você mais gosta para ver quais elementos o atraem: móveis, luminárias, obras de arte, louças, livros antigos etc.
Então, pesquise sobre esses itens para facilitar a sua busca e a decisão na hora de adquirir ou não um objeto.
3. Comece a garimpar
O lado bom da decoração com antiguidades é que há a possibilidade de economizar. Isso porque você pode utilizar móveis e objetos herdados de família.
Afinal, quem não gosta desse tipo de proposta tende a acabar descartando itens que podem ser muito valiosos.
Outro caminho é garimpar peças em antiquários, lojas de segunda mão e feiras de rua.
Só fique atento para escolher aqueles que estejam em bom estado de conservação. Mesmo assim, talvez você encontre itens que precisem de uma repaginada, mas que compensam o preço.
4. Analise o potencial de cada peça
Na hora de garimpar, tenha a mente aberta. Analise as peças e pense nas possibilidades que você pode dar a cada uma delas na decoração com antiguidades.
Enquanto algumas podem ser transformadas para ter outro tipo de uso, outras podem ser usadas como objetos decorativos, mesmo que não funcionem mais.
Esse é o caso, por exemplo, de máquinas de escrever, balanças, relógios, vasos e manequins de costura, entre tantos outros.
Com criatividade, é possível dar destinações ainda mais inusitadas. Uma geladeira antiga pode se tornar um armário. Ou, quem sabe, usar um tapete como painel de parede?
Leia também:
5. Não tenha medo de pechinchar
Quando estiver garimpando, tente negociar o preço dos itens dos quais você gostou.
Sobretudo quando se tratam de móveis e objetos de valor mais alto, não custa nada pechinchar para conseguir um desconto.
Dessa forma, mesmo que de pouco em pouco, você pode diminuir o custo da sua decoração com antiguidades.
6. Faça as reformas necessárias
Se você encontrou um móvel lindo, mas cujo acabamento não está dos melhores, considere reformá-lo.
Também é possível que um item decorativo não combine com a paleta de cores do ambiente. Nesse caso, você pode pintá-lo para dar aquela repaginada.
Além de adequar ao visual, é uma maneira de garantir uma maior durabilidade para as antiguidades adquiridas.
7. Misture peças antigas e novas
Um dos truques para ter uma decoração com antiguidades sem “cara de museu” é mesclar peças antigas e novas.
Quando se trata dos móveis, por exemplo, é bem provável que a maioria daqueles presentes no ambiente sejam contemporâneos.
Mas a presença de algumas peças antigas, ainda que sejam objetos decorativos menores, já conferem uma atmosfera diferenciada, que remete à passagem do tempo.
Basta ter cuidado para garantir um visual coeso e equilibrado.
Ainda que os itens antigos e novos tenham designs totalmente diferentes, eles podem ser unidos por um mesmo atributo, seja material, cor ou padrões.
8. Destaque a peça antiga
Pode ser que a sua decoração com antiguidades conte com apenas um móvel antigo de madeira maciça. Se esse for o caso, faça com que ele seja o protagonista do ambiente.
Isso é possível pelo destaque conferido pelas cores ou pela disposição que o torne o ponto focal.
Um armário antigo em uma cozinha minimalista, por exemplo, confere personalidade ao ambiente, mas sem tirar a modernidade da composição.
9. Aposte na iluminação e no reflexo
Tanto a iluminação quanto o reflexo são capazes de combinar o antigo com o novo, sabia?
Uma ideia é adotar luminárias e lustres ornamentado em ambientes contemporâneos para criar uma atmosfera mais calorosa. Esses itens costumam ser fáceis de encontrar em lojas de antiguidades.
Os espelhos também cumprem com a função de iluminar, além de refletir e ampliar visualmente os espaços menores. Eles podem ser emoldurados de forma elegante para compor a decoração.
10. Continue a cuidar das peças antigas
Uma das vantagens das peças antigas é que, diferentemente da maioria daquelas produzidas nos dias de hoje, elas foram feitas para durar.
Isso quer dizer que matérias-primas de qualidade foram usadas na confecção delas. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, seja para garantir a durabilidade ou renovar a aparência.
Antes de aplicar qualquer tipo de material sobre móveis e outras peças, faça uma pesquisa para ter certeza de que está adotando o processo correto.
E tome sempre cuidado para não deixar os itens antigos expostos ao sol ou à chuva.
Essas dicas mostram que ter uma decoração com antiguidades envolve uma relação de afeto com os objetos, antes de mais nada.
Descubra como criar ambientes tão acolhedores quanto os de uma casa de vó por meio de truques simples de décor!