As casas e os apartamentos, especialmente nos grandes centros urbanos, têm se tornado cada vez menores, exigindo dos profissionais de arquitetura e design de interiores soluções inovadoras e surpreendentes. Nesse cenário, a cozinha estreita já é uma realidade.
O espaço da cozinha tem sofrido muito com a redução de área construída dos novos empreendimentos.
Por este motivo, a composição desses ambientes precisa ser pensada de forma a maximizar o espaço de armazenamento, a área de circulação e a sensação de amplitude.
Dicas para decorar a sua cozinha estreita
Separamos 6 dicas de como você pode otimizar e decorar uma cozinha estreita. Com certeza, você vai aplicar alguma dessas dicas e tornar melhor o uso deste espaço que é tão importante para a casa.
1. Use bancadas para integração
O primeiro ponto que trataremos é a integração. Os modelos de cozinha com bancadas, como as de cozinhas americanas, são ideais para cozinhas estreitas.
Eles aumentam a entrada de luz, integram ambientes da casa, diminuem a sensação de cozinha estreita e ainda permitem que você tenha um espaço para realizar refeições informais.
2. Escolha bem as cores para dar um efeito de ampliação
É muito desconfortável se sentir apertado, e sensação é um aspecto muito importante quando se fala de arquitetura. Existem algumas maneiras de diminuir a sensação de estar sendo espremido dentro de uma cozinha estreita.
Uma das formas de diminuir a sensação de corredor estreito é escolhendo bem a cor dos revestimentos. Os mais claros trarão uma sensação de amplitude para seu ambiente, diferentemente dos revestimentos mais escuros.
A mesma coisa vale para a escolha dos móveis e dos eletrodomésticos. Neste caso, além da cor, é possível optar pelas opções que possuem portas de vidro ou espelhos.
As portas de vidro mostram o fundo do armário e ampliam o ambiente e os espelhos dão a sensação de amplitude por conta do reflexo.
3. Aposte em móveis planejados
Quanto menor o espaço, maior a necessidade de planejamento. Os móveis planejados são uma excelente escolha para otimizar o seu espaço.
Pensar nos modelos e da disposição estratégica dos eletrodomésticos também vai melhorar muito a usabilidade da sua cozinha estreita.
Algumas dicas para seus planejados: armários altos, uso de prateleiras e o aproveitamento dos cantos e das quinas são fundamentais para esse espaço de sucesso. É preciso aproveitar cada centímetro de espaço de armazenamento.
Leia também:
- Cozinha de apartamento: modelos, passo a passo do projeto e dicas de decoração
- Banquetas para cozinha: saiba como escolher e confira inspirações
- Cozinha branca: confira dicas para montar a sua
4. Pense na circulação
O ideal é que o projeto de uma cozinha, mesmo as mais estreitas, permita que duas pessoas utilizem o espaço ao mesmo tempo. Separamos duas dicas que podem te ajudar a vencer este desafio projetual em uma cozinha estreita:
Profundidade do roda base
O roda base é o espaço embaixo dos armários e das bancadas onde ficaria um rodapé. Normalmente, ele é feito em pedra, mas pode ser feito de inúmeros materiais.
Quando o roda base é alinhado com a marcenaria ou com a bancada, não existe espaço para uma pessoa encaixar o pé. Portanto, ela não consegue se aproximar confortavelmente da bancada.
Um roda base profundo permite que quem está utilizando a cozinha se aproxime dos armários e das bancadas com muito mais conforto e segurança.
Espaço livre na altura das bancadas
Na cozinha, normalmente se trabalha em pé e quase todos os processos acontecem na altura das bancadas.
Portanto, na hora de pensar a marcenaria e a disposição dos eletrodomésticos, tente deixar esse espaço entre a bancada e o topo da cabeça livre. Esta escolha tornará mais fluida a circulação dentro de uma cozinha estreita.
5. Foque na otimização
Há alguns elementos na cozinha que não tem muito como mudar. Demandas básicas e inevitáveis, como uma geladeira, um fogão, pia, torneira, armários. Elementos que ocupam espaço e determinam certas margens de usabilidade.
As margens de usabilidade são para abertura de portas, espaço para secar louças, área molhada da pia, espaço do fogão. É preciso aproveitar cada centímetro de uma cozinha estreita, portanto, cada detalhe importa.
Otimização aqui é pensar na escolha de cada elemento, cada eletrodoméstico. No tamanho e no espaço que cada uma dessas escolhas ocupará na sua cozinha. Otimizar gera economia de espaço e pode também arejar a sua planilha orçamentária.
6. Capriche na iluminação e ventilação
O conforto térmico e a iluminação são aspectos cada vez mais fundamentais de serem observados e discutidos. Quanto mais você conseguir possibilitar a entrada de luz solar e ventilação natural na cozinha, mais agradável será permanecer nela.
Além da iluminação natural, é preciso pensar também na iluminação artificial. Um bom projeto luminotécnico utilizando soluções como fitas de LED, trilhos de iluminação e pendentes é fundamental e tornará o projeto da sua cozinha estreita grandioso.
Em um cenário onde as casas e os apartamentos estão se tornando cada vez menores, a cozinha estreita se estabelece como uma realidade que exige soluções criativas.
Nesse contexto, as dicas apresentadas fornecem orientações valiosas para maximizar o espaço de armazenamento, promover uma área de circulação eficiente e gerar a sensação de amplitude.
São aspectos cruciais para a criação de uma cozinha estreita funcional e agradável: a integração de ambientes, a escolha adequada de cores, o planejamento estratégico, a consideração da circulação, a otimização e a atenção à iluminação e ventilação.
Aplicando as dicas acima, é possível transformar esse importante espaço da casa, garantindo conforto, praticidade e um projeto grandioso, mesmo que seja de uma cozinha estreita.
Você também irá se interessar em ler sobre canto alemão: uma solução aconchegante para espaços pequenos.