20.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Escritório com paredes de vidro e detalhes em metal preto
A decoração do escritório de advogacia impacta na imagem do profissional responsável por aquele local (Projeto: Aline Raiser)

Tudo sobre como decorar um escritório de advocacia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.05.2022
Preparamos um passo a passo com a lista do que não pode faltar na decoração de um escritório de advocacia, pensando nos tipos de ambientes essenciais, iluminação, decoração e revestimentos
minutos de leitura

A decoração de um escritório de advocacia precisa conter uma apresentação visual que impressione e transmita seriedade por todos os cantos. Mas, nem por isso, a originalidade precisa ser deixada de lado.

Com isso em mente, quais as melhores possibilidades para montar um escritório de advocacia que tenha na decoração os traços da personalidade dos profissionais responsáveis, utilizando as melhores tendências de arquitetura?

É sobre isso que falamos no conteúdo de hoje, então anote nossas dicas!

Decoração para escritório de advocacia: pense em todos os detalhes

Um dos grandes desafios na hora de criar um projeto de escritório de advocacia é encontrar uma decoração acolhedora e que, ao mesmo tempo, transmita confiança, respeito e segurança aos clientes.

É importante levar em consideração os símbolos que representam esse ambiente, como a deusa grega Têmis, vendada com a espada e balança nas mãos, representando a justiça. Porém, uma decoração muito formal pode não conversar com as novas gerações.

Sala de reuniões com longa mesa, aparador na esqueda e a imagem da deusa Têmis ao fundo
A deusa Têmis é um elemento clássico dos escritórios de advocacia e que pode agregar na decoração (Projeto: Fernando Fontes)

Nós organizamos os principais pontos a se considerar para não deixar faltar nenhum detalhe na decoração desse espaço. Vamos lá?

A escolha do ambiente: considere os espaços necessários

Vamos começar falando sobre os espaços necessários em um escritório de advocacia. Não estamos falando sobre dimensões de cada ambiente, pois isso certamente irá variar de acordo com o tamano da planta. No entanto, existem alguns ambientes imprescindíveis para o bom funcionamento do escritório, garantindo conforto e praticidade: a sala de espera e a sala de reuniões são exemplos disto.

Em locais amplos, pensar em espaços de trabalho abertos pode trazer uma dinâmica mais colaborativa ao escritório, com mesas para cada profissional e pequenas divisórias, porém, separando espaços reservados para conversas privativas com clientes.

Recepção e sala de espera

A recepção e a sala de espera são fundamentais para um escritório de advocacia, portanto precisam ser confortáveis e acolhedoras. Afinal, é praticamente o cartão de visitas, o local onde os clientes terão a primeira impressão em relação aos profissionais do escritório.

Não é necessário ser um espaço muito grande, mas vale pensar em acomodar pelo menos cinco pessoas, além do espaço para quem estiver responsável em receber as pessoas, com uma bancada ou mesa de trabalho.

Vale a pena também investir em um lavabo na entrada para atender bem aos clientes. Aproveite e veja nosso conteúdo sobre decoração para lavabo, com dicas interessantes para este tipo de ambiente.

Sala de espera de escritório de advocacia com revestimentos que representam mármore cinza
 A recepção é como o cartão de visita do escritório e precisa refletir a mensagem correta (Projeto: Luciana)

Sala de reuniões

Pensar em uma sala de reuniões, de preferência com uma TV para reproduções visuais, é muito importante para oferecer mais funcionalidade aos clientes. Escolha uma mesa que comporte os usuários de maneira confortável durante os momentos que estiverem juntos, e lembre-se de manter um móvel com água, café ou chá para que todos possam se servir sem sair da reunião.

Área de trabalho

A área de trabalho é o coração do escritório, pois é nela em que o profissional poderá desempenhar suas atividades do cotidiano. Nesse local é preciso que tudo fique muito bem organizado e à mão para facilitar no momento em que precisar consultar qualquer documento ou fonte. Pense também na ergonomia para a mesa de trabalho uma vez que o advogado ficará ali por horas na mesma posição.

Copa e banheiros

É essencial ter uma boa copa, para que os funcionários possam preparar pequenas refeições, fazer pausas para um café ou até mesmo servir um cliente. O banheiro também será utilizado tanto pelos colaboradores quanto pelos clientes e merece uma atenção especial na hora da decoração.

Defina a iluminação e invista nas fontes naturais quando possível

A iluminação e o conforto visual são a bola da vez para criar um espaço acolhedor, afinal, ninguém se sente bem e confortável em locais abafados e escuros, com uma atmosfera nebulosa. Isso pode influenciar negativamente a confiança dos clientes.

Se possível, aposte em espaços com paredes de vidros e janelas que permitam a entrada de luz natural e facilite a ventilação do espaço.

Sobre a mesa de reuniões, por exemplo, invista em luminárias pendentes mais modernas. Além de destacar e valorizar a beleza dos móveis que você escolher, elas irão deixar o espaço bem iluminado e transmitir uma sensação de segurança e acolhimento. Tudo o que os clientes buscam em um escritório de advocacia.

Você pode apostar também em luzes pontuais com o uso de abajur, principalmente na recepção, porque dá um toque mais acolhedor. Luzes funcionais ao redor do escritório ajudam a decorar e deixam o ambiente ideal para o trabalho ser mais produtivo. Vale a pena pensar em um projeto de iluminação funcional.

Escritório com mesa e cadeiras de madeira, móveis cinzas e uma iluminação difusa
A iluminação faz toda a diferença no espaço e pode ser feita de diferentes maneiras (Projeto: Thayane)

Mantenha o ambiente suave e clean: escolha objetos decorativos funcionais

O primeiro ponto a ser considerado pensando na decoração para escritório de advocacia é que os objetos decorativos devem chamar menos a atenção do que os assuntos tratados nas reuniões, ok? Então escolha-os com moderação, afinal, um ambiente com muitas peças e acabamentos pesados pode ficar sufocante, causando a sensação de excesso e desconforto.

Escolha itens decorativos que levem um toque pessoal para o escritório, como certificados, diplomas e fotos que contem um pouco do passado dos advogados. Isso ajuda a criar identificação com os clientes.

Os quadros podem ser uma boa opção de decoração, desde que combinem com tons similares à paleta de cores escolhida para o projeto. Utilizar plantas promove a sensação de tranquilidade e segurança ao local, além de melhorar a qualidade de vida de quem trabalha em locais fechados, renovando e purificando o ar.

Escritório com duas mesas, cadeiras e aparador na direita.
Prateleiras e aparadores além de serem funcionais, podem fazer parte da decoração (Projeto: Marla Bravim)

Aposte em prateleiras amplas para deixar os livros a mostra

Os livros são tradicionais na decoração de escritórios e ajudam a transmitir conhecimento e confiança aos clientes, demonstrando que o profissional tem embasamento teórico e está preparado para atender casos distintos.

Dependendo do espaço do local, aposte em estantes tradicionais ou ainda em móveis feitos sob medida. Se há espaço para criar uma biblioteca, vale inserir luzes na prateleira para destacar os livros e deixar a decoração mais atrativa.

Mesa de um escritório com poltrona marrom e ao fundo uma estante de livros
As prateleiras são funcionais e permitem adicionar elementos decorativos de diversos tipos (Projeto: Arq. Marilia Zimmermann)

Invista na privacidade dos ambientes

Quando se trata de processos jurídicos, a privacidade é a ordem da vez, então o espaço para reuniões particulares deve ser o mais sigiloso possível. Só assim os clientes se sentirão à vontade.

Como, muitas vezes, são tratados assuntos delicados, uma dica é investir em móveis confortáveis e evitar qualquer tipo de obstáculo que tire a atenção ou comprometa a sensação de segurança dos clientes.

Os demais ambientes podem ter vidros como divisórias das salas, o que pode provocar a sensação de transparência. Mas, para estes locais de reunião, o sigilo vem em primeiro lugar.

Escolha cores sóbrias para as paredes

Usar as cores corretas na decoração ajuda a trabalhar sensações nas pessoas, além de criar a harmonia estética necessária no ambiente. Isso vale também na hora de pensar na decoração do escritório de advocacia.

Em escritórios de advocacia, é bastante comum encontrar cores mais sóbrias em tons terrosos e claros, mas a mistura de tons claros com escuros também combina e cria espaços mais modernos. Essas combinações ajudam a fortalecer a imagem e personalidade do escritório.

A madeira quase sempre está presente, seja no mobiliário, em detalhes nas paredes ou no piso. Nossa dica é organizar um padrão de cores e harmonizar entre as paredes, móveis e objetos, buscando um equilíbrio entre cores vivas e neutras.

As cores neutras na parede de seu escritório ajudam na percepção de um espaço harmônico e equilibrado (Projeto: Portobello Shop Barra)

Inspiração de pisos para escritório de advocacia

Deixamos um tópico exclusivo para os pisos porque eles são um ponto importantíssimo para a decoração de um escritório de advocacia. Na hora de escolher, é importante se preocupar com três pontos principais: estética, resistência e facilidade de limpeza.

Um material para piso de escritório que é bastante utilizado é o porcelanato, por atender a estes três pontos e ainda oferecer uma infinita lista de cores, texturas e tamanhos para compor a decoração.

Tons que reproduzem madeira e mármore, por exemplo, entregam estilo, conforto e dão ao escritório um ar profissional e mais sério, então vale a pena focar nestes estilos. Veja algumas dicas e projetos para te inspirar.

Piso de madeira

Como já citamos anteriormente, a madeira e tons de marrom claro e escuro estão bastante presentes na decoração de escritórios de advocacia. Para o piso prefira tons mais claros e deixe os tons de marrom mais escuros para móveis e outros elementos.

Escritório com estilo moderno, piso de madeira, paredes de tijolinhos expostos e decoração em tons neutros
Os pisos em madeira combinam com diferentes estilos de ambiente (Projeto: Tayanna Castellani)

Pisos em tons escuros

Pisos com porcelanato que reproduzem mármore são bastante recomendados, principalmente em tons mais escuros, porque ajudam na concentração, além de transmitir poder, segurança e confiança.

Os ambientes ficam com aspecto mais elegante, refinado e sofisticado, traduzindo a seriedade que o escritório de advocacia precisa ter, sem deixar de ser moderno.

Os pisos em tons escuros criam um contraste interessante com ambientes com elementos claros (Projeto: Marla Bravim)

Pisos em tons claros

Cores mais claras são artigos de valor para profissionais de arquitetura, porque ajudam a dar uma maior sensação de amplitude aos espaços e promovem uma boa luminosidade ao ambiente. Por ser uma cor neutra, é mais fácil combinar com outras cores para quebrar a monotonia.

O branco ajuda a transmitir a sensação de proteção, respeito, paz e limpeza.

Sala de espera com elementos em tons escuros e piso claro, com alto contraste.
Os pisos claros podem ser com efeito marmorizado, liso ou com outras texturas (Projeto: Vanessa Bottini)

Pisos em preto e branco

Não descarte a possibilidade de combinar o preto e branco nos pisos, para criar visuais diferenciados e agradáveis para os espaços internos do escritório de advocacia. Lembrando, é claro, de manter a harmonia das cores com os móveis e outros elementos de decoração.

O projeto a seguir retrata muito bem essa harmonia de cores entre o piso branco com preto, em relação ao mobiliário nas cores pretas também. As poltronas com detalhes mais clássicos ajudam a criar uma atmosfera de seriedade e combinam bem com outros aspectos mais modernos na decoração.

Sala de espera com pisos pretos e branco, poltronas no estilo clássico e bancada preta.
A distribuição da quantidade de elementos em cada tom é o segredo da harmonia de um espaço com piso preto e branco (Projeto: Priscila Pinheiro & Liége Pinheiro)

E aí, gostou das nossas dicas? Vale reforçar que fazer um bom planejamento da decoração do escritório de advocacia com um profissional de arquitetura vai entregar melhores resultados, como a produtividade dos funcionários e a satisfação dos clientes.

Isso porque um projeto de arquitetura usa o espaço do local de forma funcional, aproveitando cada detalhe para melhorar a circulação de pessoas, além de se preocupar com a iluminação correta e isolamento acústico.

Continue acompanhando o Portal Archtrends para ter mais dicas de decoração com as principais tendências dos melhores profissionais. Até a próxima!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tudo sobre como decorar um escritório de adv...

Tudo sobre como decorar um escritório de advocacia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies