23.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala embaixo da escada
O vão da escada pode se transformar em um canto especial quando bem projetado ( Projeto: Thais)

Espaço reduzido, conforto garantido – Ideias para aproveitar os espaços nas escadas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.02.2023
Confira nossas dicas para aproveitar esse cantinho com praticidade
minutos de leitura

Seja em um sobrado ou apartamento duplex, a escada, muitas vezes, tem seu espaço inferior subutilizado. Porém, com um bom projeto é possível desenvolver um cantinho com diversas funções para a sua casa, como uma adega, escritório ou até mesmo um jardim. Por isso, listamos a seguir oito dicas para você aplicar sob a escada de porcelanato ou feita em outro material.

8 dicas para você apostar no espaço da escada

Com as construções cada vez menores, incorporar móveis planejados nos ambientes pode ser uma boa opção. E o mesmo ocorre com o espaço embaixo da escada, que pode receber um armário, por exemplo. Nele, podem ser guardados desde livros até roupas. Brinquedos e objetos acumulados com o tempo também podem encontrar um lugar cativo lá.

A seguir, os especialistas do Archtrends mostram para você como é possível aproveitar esse espaço, a depender do tipo de escada em questão, sem deixar a elegância de lado.  

Confira:

1. Armários embutidos

Sala com armário com porta de vidros embaixo da escada
Um armário com portas de vidro foi instalado sob a escada (Projeto: Idea Arquitetura)

Uma das formas de aproveitar o espaço sob a escada é incluir armários embutidos. O ideal, nesse caso, é optar por modelos planejados, feitos sob medida. Você também pode incluir gavetas e portas de madeira, por exemplo.

Essa é uma excelente alternativa para manter a organização. A medida pode, inclusive, compor a decoração da casa

2. Prateleiras ou estante

sala de jantar com cadeiras, mesas, plantas embaixo da escada
Mesa lateral e estante preenchem espaço sob escada (Projeto: Renata Faria Scherer)

Outra maneira de dar uma utilidade a essa área é incluir prateleiras ou estantes. Você pode ainda criar uma pequena biblioteca para sua casa. Nela, é possível guardar desde livros até objetos de decoração. Essa medida vai tornar o local mais funcional.

3. Bar

adega refrigerada embaixo das escadas
Espaço sob escada tem bancada e adega refrigerada (Projeto: Nathália Montans)

Se a intenção é aproveitar o espaço embaixo da escada para fazer algo diferente do usual, que tal apostar em um bar? Com prateleiras, é possível organizar garrafas de bebidas, copos e talheres.

Incluir uma bancada de porcelanato também é uma boa pedida em seu bar caseiro. Sobre ela, o morador pode desenvolver seus drinks, além de usar como área de apoio para servir as visitas.

4. Adega

adega alocada embaixo da escada
Adega sob escada é um dos pontos de destaque dos interiores da casa (Projeto: Jessica Gnoatto

Outra alternativa é criar uma adega. Com a inclusão de nichos –  que podem ser de madeira – , é possível pensar em formas inusitadas para guardar as bebidas e fugir do tradicional desenho de colmeia, comumente empregado nas adegas. Caso seja viável, vale apostar em portas de correr em vidro, além de um sistema de refrigeração para deixar os vinhos na temperatura ideal.

5. Home office

espaço para leitura e trabalho embaixo da escada
Mesa e prateleiras compõem home office sob escada (Projeto: Oficina de Morar)

Com a pandemia, a prática do home office se tornou uma realidade mais comum. E, caso você não tenha um ambiente apenas para o trabalho, o espaço sob a escada também pode ser opção na criação do seu pequeno escritório.

Dessa forma, é possível usar uma prateleira para sustentar um computador e outros itens de escritório. Ou fazer uma pequena bancada de apoio. Sob ela, pode-se estacionar uma cadeira de home office e, ao lado, incluir gaveteiros verticais que servirão como arquivo.

6. Lavabo

lavabo com iluminação amarela embaixo da escada
Espaço embaixo da escada pode ser usado como lavabo (Projeto: Andressa Moser)

A depender do tamanho e da profundidade existente sob a escada, também é possível transformar o espaço em um pequeno lavabo. 

Nesse caso, você pode usar porcelanatos, que podem servir como revestimento de piso, parede, além de compor a bancada. O material é impermeável e reproduz uma vasta gama de texturas e cores. Além disso, tem fácil manutenção ao longo do tempo.

7. Jardim

pequeno jardim organizado embaixo da escada
Um pequeno jardim foi feito no espaço sob a escada (Projeto: Sussiane Cardoso)

Jardim de inverno é um ambiente dedicado às plantas, criado dentro da própria casa ou apartamento. Mesmo que no espaço embaixo da escada não haja iluminação solar direta, é possível usar plantas que se dão bem sem muita luz, como a jiboia, zamioculca e lírio-da-paz.

Assim, com a ajuda de um arquiteto e de um paisagista, é possível dar outra aparência ao local, criando um jardim horizontal ou vertical. Especialmente se for uma escada suspensa, de um lance só ou com degraus vazados. A medida deixará o ambiente sofisticado e, de quebra, mais próximo da natureza.

Aqui também vale usar porcelanato como revestimento para as paredes. Dessa forma, sua impermeabilidade evitará que a umidade originada com a rega das plantas ocasione problemas como mofo.

8. Cantinho de leitura

sala de estar com cadeiras, poltronas, plantas embaixo da escada
Poltrona colorida decora espaço sob escada (Projeto: Giordano Rogoski)

Outra possibilidade para aproveitar o espaço embaixo da escada é incluir poltronas, uma namoradeira ou até um pequeno sofá. Desse modo, os moradores conseguem usar o ambiente como um cantinho de leitura.

E você, tem um espaço embaixo da escada dando sopa por aí, pronto para receber uma dessas ideias incríveis? Deixe seu comentário e compartilhe conosco outras sugestões.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Espaço reduzido, conforto garantido – ...

Espaço reduzido, conforto garantido – Ideias para aproveitar os espaços nas escadas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies