29.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Israel é destino da próxima viagem do Coletivo Criativo (Foto: Raimond Klavins/Unsplash)

Coletivo Criativo Israel: Portobello leva profissionais a Tel Aviv e Jerusalém

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.06.2023
Profissionais de todo o Brasil embarcam em uma viagem, que tem como resultado a cocriação de um produto. Saiba tudo sobre o Coletivo Criativo Israel
minutos de leitura

O Coletivo Criativo Israel é a próxima experiência que a Portobello, por meio do programa Portobello+arquitetura, vai proporcionar para profissionais de arquitetura que são parceiros da marca.

Além de conhecer o destino inspirador e cheio de história, eles ainda terão o privilégio de desenvolver um produto em parceria com a Portobello a partir dessa experiência.

A viagem a Israel, na verdade, deveria ter acontecido em 2020. No entanto, por causa da pandemia, precisou ser adiada.

No dia 30 de junho, 26 arquitetos, dois franqueados de lojas Portobello Shop e a equipe da Portobello embarcam nessa viagem que vai muito além da arquitetura. Afinal, reúne riquezas que superam edifícios, interiores e acabamentos.

O que é o Coletivo Criativo?

vista de tel aviv, destino do coletivo criativo israel
Tel Aviv é conhecida como a cidade que nunca dorme (Foto: Tudor Adrian/Unsplash)

O Coletivo Criativo faz parte do programa de inovação aberta da Portobello. Consiste em uma viagem para um destino estratégico, que resulta na cocriação de um produto ou uma linha com os profissionais parceiros do programa Portobello+arquitetura.

Portanto, o objetivo é potencializar a geração de valor e o engajamento desses profissionais tanto com a Portobello quanto com a comunidade. Sem falar que apoia o desenvolvimento de novos profissionais, e permite a sua participação na criação de produtos inovadores.

Afinal, permite ampliar o olhar sobre a arquitetura e o design, ajudando a Portobello a manter o seu DNA inovador.

Inclusive, o Coletivo Criativo já foi responsável por diferentes linhas da Portobello. É o caso de Dansk e Berliner, por exemplo.

Entre os destinos anteriores, estão cidades como Copenhague, na Dinamarca (2017), Reykjavik, na Islândia (2018), Berlim, na Alemanha (2019) e Doha, no Catar (2022).

A próxima viagem é para Casablanca, no Marrocos. Já quem quer embarcar nessa aventura, pode ficar de olho no próximo programa: o Coletivo Criativo Provence, com viagem marcada para o sul da França em 2024 (saiba como participar aqui).

Leia também:

Conheça os participantes do Coletivo Criativo Israel

Embarcam no Coletivo Criativo de Israel 26 arquitetos, 2 franqueados da Portobello e 6 integrantes do time para acompanhar essa experiência de perto.

Os franqueados são: Débora Cavalli e Monica Akemi Bo Midorikawa. Já a lista de arquitetos você confere logo abaixo:

Coletivo Criativo Israel passará por Jerusalém e Tel Aviv

Inspiração e conhecimento estão entre os principais objetivos do Coletivo Criativo Israel. Para isso, a equipe da Portobello preparou um roteiro bastante completo, que passa por duas das principais regiões desse país do Oriente Médio: Jerusalém e Tel Aviv.

Aventura começa em Jerusalém

muro das lamentações
Muro das Lamentações faz parte do roteiro do Coletivo Criativo Israel (Foto: Thomas Vogel/Unsplash)

A porta de entrada do Coletivo Criativo Israel é na cidade de Jerusalém. Logo no início, os participantes terão uma contextualização geopolítica e cultural sobre o país. Quem conta essa história é Henrique Cymerman, premiado jornalista internacional.

Em seguida, eles partem para explorar essa cidade, que é repleta de história e espiritualidade. Por lá, camadas do tempo se entrelaçam em uma dinâmica urbana única.

Jerusalém é considerada um dos locais mais sagrados do mundo. Afinal, tem significados especiais para o judaísmo, cristianismo e islamismo. Contudo, isso também faz com que o território sofra disputas históricas e religiosas ao longo dos séculos.

Para entender toda essa dinâmica e se aprofundar na arquitetura da região, o Coletivo Criativo Israel vai passar por pontos que vão desde os antigos muros da Cidade Velha até os bairros modernos, que reúnem residências, espaços comerciais, entre outras atrações.

Sobretudo na Cidade Velha, é possível observar toda a diversidade cultural e religiosa de Jerusalém. A arquitetura, por exemplo, varia entre os estilos tradicionais do Oriente Médio, até construções com influência romana, bizantina, das cruzadas e dos otomanos.

Além de vielas estreitas e labirintos que levam a locais sagrados, o Coletivo Criativo Israel também vai explorar mercados vibrantes.

Destaques do roteiro

jerusalém
Em Jerusalém, atrações são cheias de significado religioso e histórico (Foto: Toa Heftiba/Unsplash)
  • Museu de Israel. Projetado pelo renomado arquiteto israelense Alfred Mansfeld em colaboração com Dora Gad, tem projeto modernista e funcionalista. É um marco icônico na paisagem da cidade, com acervo que conta a história através dos milênios. Destaque para a maquete de Jerusalém e para o Templo do Livro.
  • Tour panorâmico com paradas em diferentes pontos da cidade. Por exemplo, a área de Mamilla, que tem ruas elegantes e lojas de grife. Também passa por Talbiya, German Colony, Centro, Sheikh Jarrah e Mea Shearim.
  • Degustação de vinhos produzidos a partir de uvas cultivadas nas montanhas de Jerusalém, nas encostas do Monte Carmelo.
  • Cidade Velha. Um tour completo por esse tesouro histórico e espiritual, passando pelo Monte das Oliveiras, Entrada Esplanada das Mesquitas (Monte do Templo), Western Wall (Muro das Lamentações), Quarteirão Armênio e Árabe, Via Sacra e Sagrado Sepulcro.

Coletivo Criativo Israel também vai a Tel Aviv

tel aviv
Tel Aviv é cidade amigável para ciclistas e pedestres (Foto: Artem Belinsky/Unsplash)

A segunda parte do Coletivo Criativo Israel acontece em Tel Aviv, uma cidade vibrante e cosmopolita. Na costa do Mediterrâneo, é conhecida como “cidade que nunca dorme”. Por lá, é possível conferir uma combinação única de cultura, urbanismo e arquitetura.

Essa é uma cidade judaica moderna, fundada em 1909 para ser o centro econômico e cultural do país. Portanto, é um ambiente dinâmico, em constante movimento.

Com arquitetura variada, uma das marcas da cidade é a coleção de edifícios Bauhaus. Graças a eles, Tel Vivi ficou conhecida como a “Cidade Branca”. Além disso, conquistou a classificação como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Organizada e planejada, a cidade tem princípios modernistas e conceitos urbanos considerados inovadores para a época da sua fundação. Há espaços públicos bem cuidados, além de muitas ciclovias e locais para caminhar.

Durante os passeios, uma arquiteta brasileira vai acompanhar o Coletivo Criativo Israel. Flavia Garcia vai oferecer explicações sobre o contexto histórico do urbanismo e da arquitetura da cidade.

Destaques do roteiro

bairro sarona em tel aviv
Sarona é um dos bairros cheios de história em Tel Aviv (Foto: Magnus S/Unsplash)
  • Liebling Haus White City Center. Um dos locais mais emblemáticos da cidade, situado em uma bela casa Bauhaus restaurada. É, basicamente, um centro de cultura e arquitetura criado em cooperação entre a cidade de Tel Aviv e o governo alemão.
  • Tour panorâmico para conhecer os principais pontos da cidade. Como Dizengoff Street, Habima Square e Rothschild Boulevard.
  • Tayelet, calçadão que é um ponto icônico da cidade, ocupando 14 km da costa mediterrânea.
  • Sarona, bairro com áreas de preservação histórica e animado comércio.
  • Jaffa, com registros que datam do período do Egito Antigo, é uma das cidades portuárias mais antigas do mundo.

Como participar do Coletivo Criativo?

Se você tem interesse em fazer parte do próximo Coletivo Criativo, aqui vão algumas informações importantes!

É necessário fazer parte do programa de relacionamento da marca, o Portobello+arquitetura, e ser selecionado para o Coletivo Criativo.

Portanto, é essencial se inscrever no programa. Para isso, basta ter diploma em um dos cursos de graduação correlatos, como design, arquitetura, paisagismo e engenharia civil. Vale mencionar ainda que o profissional precisa estar registrado no CAU, CREA ou ABD.

Que tal fazer parte do projeto? Procure uma loja Portobello Shop em sua cidade e faça parte do Portobello+arquitetura.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Coletivo Criativo Israel: Portobello leva pro...

Coletivo Criativo Israel: Portobello leva profissionais a Tel Aviv e Jerusalém

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou brasileiro solteiro ,tenho 23 anos arquiteto urbanista,recém formado, já trabalhei 2 anos na prefeitura Municipal da minha cidade fazendo projetos , regularização de terrenos ,urbanismo e também faço projetos para empresa de engenharia . Eu gostaria de fazer projetos em Israel mesmo sendo home Office se possível . Obrigado pela atenção!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies