Cidades sustentáveis nos Emirados Árabes
Os Emirados Árabes parecem estar realmente se esforçando para reverter os danos causados no meio ambiente, sendo um dos países com a maior pegada de carbono do mundo. Dubai e Abu Dhabi recentemente inauguraram cidades que prometem ser sustentáveis, reduzindo o consumo de energia e utilizando fontes renováveis, incluindo as energias solar, de carvão limpo e nuclear.
Cidade sustentável em Dubai
The Sustainable City, em Dubai, possui uma estrutura urbana sustentável, construída em várias camadas: parque, área residencial, fazenda urbana, área comercial e área educacional e cultural.
A primeira delas é a zona buffer, um grande parque que percorre toda a periferia da cidade com vegetação de aproximadamente 10 metros de altura, servindo como um filtro de poluição da cidade. Pela localização ser no deserto, as plantas foram cultivadas em estufas por sete anos e depois transportadas para os canteiros do parque.
Os 500 conjuntos residenciais da cidade sustentável de Dubai são agrupados e conectados a uma fazenda urbana, que percorre toda a extensão da cidade. Sustentável, na fazenda são cultivados alimentos em enormes estufas e bio-domos, com uma capacidade total de mais de 3 mil metros quadrados destinados à agricultura urbana.
A cidade também possui cerca de 15 mil metros quadrados destinados ao comércio, escritórios e uso misto. Diversos outros edifícios, como escolas e centros culturais e científicos, foram projetados para produzirem energia ao invés de apenas gastarem.
Ainda sobre energia, foram criados parques de estacionamento cobertos por placas solares, aproveitando as condições climáticas do local para produzir energia. O uso de instalações inteligentes que prezam pela eficiência energética chama a atenção.
Cidade sustentável em Abu Dhabi
A cidade sustentável de Abu Dhabi, chamada de Masdar, possui princípios parecidos com a de Dubai, porém com uma expressão arquitetônica diferenciada. As tecnologias sustentáveis e os princípios de planejamento urbano foram aplicados aos assentamentos árabes tradicionais. A missão da cidade de Masdar é criar uma comunidade no deserto neutra em carbono e sem resíduos.
A nova cidade faz parte da Iniciativa Masdar, um programa apoiado financeiramente pelo governo de Abu Dhabi, com o objetivo de promover uma indústria nacional de tecnologia limpa, como alternativa ao petróleo. Com uma área total de 640 hectares, equivalente a mais de mil campos de futebol, é um desenvolvimento de uso misto, com edifícios baixos e alta densidade, a cidade inclui o Instituto Masdar e a sede da Agência Internacional de Energia Renovável.
O empreendimento é dividido em dois setores interligados por um parque linear e está sendo construído progressivamente, em diversas fases. O masterplan foi elaborado para ser flexível o suficiente para incorporar a qualquer momento tecnologias emergentes e responder às lições aprendidas durante a implementação das etapas iniciais do projeto.
Leia mais sobre cidades sustentáveis:
- De Ceuvel: exemplo de desenvolvimento urbano sustentável
- Designers apresentam ideias sustentáveis para as cidades
- Ecologia urbana: a importância da interação entre cidades e natureza
Apesar de projetos como esses representarem uma porção ainda muito pequena do mundo, ver iniciativas como essas sendo construídas já é um começo e esperamos que outros países se inspirem a construir de forma mais sustentável.