13.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cidade sustentável projetada em Dubai
Maquete da cidade sustentável projetada em Dubai (Foto: Begoña Garcia)

Cidades sustentáveis nos Emirados Árabes

calendar-blank-line
13.02.2023
Duas cidades sustentáveis projetadas nos Emirados Árabes chamam a atenção. É possível mesmo existir sustentabilidade nas economias baseadas no petróleo de Dubai e Abu Dhabi?
minutos de leitura

Os Emirados Árabes parecem estar realmente se esforçando para reverter os danos causados no meio ambiente, sendo um dos países com a maior pegada de carbono do mundo. Dubai e Abu Dhabi recentemente inauguraram cidades que prometem ser sustentáveis, reduzindo o consumo de energia e utilizando fontes renováveis, incluindo as energias solar, de carvão limpo e nuclear. 

Cidade sustentável em Dubai

The Sustainable City, em Dubai, possui uma estrutura urbana sustentável, construída em várias camadas: parque, área residencial, fazenda urbana, área comercial e área educacional e cultural. 

A primeira delas é a zona buffer, um grande parque que percorre toda a periferia da cidade com vegetação de aproximadamente 10 metros de altura, servindo como um filtro de poluição da cidade. Pela localização ser no deserto, as plantas foram cultivadas em estufas por sete anos e depois transportadas para os canteiros do parque. 

Conjuntos residenciais da cidade sustentável em Dubai (Foto: Begoña Garcia)

Os 500 conjuntos residenciais da cidade sustentável de Dubai são agrupados e conectados a uma fazenda urbana, que percorre toda a extensão da cidade. Sustentável, na fazenda são cultivados alimentos em enormes estufas e bio-domos, com uma capacidade total de mais de 3 mil metros quadrados destinados à agricultura urbana. 

Bio-domos destinados à agricultura urbana da cidade sustentável de Dubai (Foto: Begoña Garcia)
orquídeas na fachada
Carrinhos elétricos são utilizados para passeios dentro da cidade sustentável em Dubai (Foto: Begoña Garcia)

A cidade também possui cerca de 15 mil metros quadrados destinados ao comércio, escritórios e uso misto. Diversos outros edifícios, como escolas e centros culturais e científicos, foram projetados para produzirem energia ao invés de apenas gastarem.

Ainda sobre energia, foram criados parques de estacionamento cobertos por placas solares, aproveitando as condições climáticas do local para produzir energia. O uso de instalações inteligentes que prezam pela eficiência energética chama a atenção. 

Cidade sustentável em Abu Dhabi

A cidade sustentável de Abu Dhabi, chamada de Masdar, possui princípios parecidos com a de Dubai, porém com uma expressão arquitetônica diferenciada. As tecnologias sustentáveis e os princípios de planejamento urbano foram aplicados aos assentamentos árabes tradicionais. A missão da cidade de Masdar é criar uma comunidade no deserto neutra em carbono e sem resíduos. 

Fachadas dos edifícios da cidade sustentável
Fachadas dos edifícios da cidade sustentável de Abu Dhabi (Foto: Begoña Garcia)

A nova cidade faz parte da Iniciativa Masdar, um programa apoiado financeiramente pelo governo de Abu Dhabi, com o objetivo de promover uma indústria nacional de tecnologia limpa, como alternativa ao petróleo. Com uma área total de 640 hectares, equivalente a mais de mil campos de futebol, é um desenvolvimento de uso misto, com edifícios baixos e alta densidade, a cidade inclui o Instituto Masdar e a sede da Agência Internacional de Energia Renovável.

Edifícios e jardins da cidade sustentável
Edifícios e jardins da cidade sustentável de Abu Dhabi (Foto: Begoña Garcia)
fachadas dos edifícios sustentáveis em Abu Dhabi
Detalhe das fachadas dos edifícios sustentáveis em Abu Dhabi (Foto: Begoña Garcia)

O empreendimento é dividido em dois setores interligados por um parque linear e está sendo construído progressivamente, em diversas fases. O masterplan foi elaborado para ser flexível o suficiente para incorporar a qualquer momento tecnologias emergentes e responder às lições aprendidas durante a implementação das etapas iniciais do projeto.

Leia mais sobre cidades sustentáveis: 

Apesar de projetos como esses representarem uma porção ainda muito pequena do mundo, ver iniciativas como essas sendo construídas já é um começo e esperamos que outros países se inspirem a construir de forma mais sustentável.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cidades sustentáveis nos Emirados Árabes...

Cidades sustentáveis nos Emirados Árabes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies