Cassina comemora 50 anos de mestres do design
*Editado por Archtrends, com informações de Taissa Buescu, diretamente de Milão
Na Semana de Design de Milão, a gigante italiana Cassina comemora os 50 anos da sua linha I Maestri. Com curadoria da espanhola Patricia Urquiola, diretora de arte da marca, e Federica Sala, Echoes, 50 anos de iMaestri acontece no Palazzo Broggi até 21 de abril e faz parte da programação do Fuorisalone.
Leia também:
- Vem para o Salone del Mobile? Confira dicas imperdíveis de Milão!
- Apartamento vira showroom em prédio histórico de Milão
- A incansável e surpreendente Milão, por Taissa Buescu
A proposta da exposição é relatar o método que a Cassina estabeleceu ao longo dos anos para editar grandes clássicos, por meio da promoção da autenticidade e da cultura do design. A mostra deve virar o livro Echoes, editado por Ivan Mietton e publicado pela Rizzoli ainda neste ano.
“Em tempos de open source, temos obrigação de compartilhar nosso conhecimento e riqueza de desenho e engenharia das icônicas criações de design de mobiliário que fazem parte de nosso arquivo. E a Semana de Design de Milão é o momento certo para proporcionar esta experiência ao mundo”, disse Patrícia Urquiola.
Dentro do Palazzo, onde antes funcionava um banco, vemos cinco salas cobertas de luz vermelha, em referência à cor da marca. Lá, aparecem peças originais do arquivo histórico da Cassina, algumas nunca antes apresentadas ao público. Na sala do cofre da agência bancária estão expostos alguns exemplares raros de cadeiras, mesas e poltronas de Frank Lloyd Wright e Charles Rennie Mackintosh.
Em uma outra sala, a Cassina homenageou a genialidade de Franco Albini, o mestre da leveza. Em uma estrutura suspensa por sutis cabos de aço, estavam expostos todos os componentes da estante icônica Veliero, fazendo compreender ao público toda a engenhosidade da criação e montagem da peça.
Há também a chaise longue de Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand cercada por prateleiras industriais que guardam parte de sua armação.
A exposição é imperdível e abre uma grande reflexão sobre o design icônico e a importância de sua preservação para a história e criação.
💞😁👍😜👏👏👏🤩
Sem dúvida é importante ver o tradicional clássico, admirar os detalhes e toda engenhosidade, e ao mesmo tempo tantas outras propostas. 👏🏼👏🏼👏🏼🤩💖